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Confira 5 dicas infalíveis para fazer merchandising no PDV do supermercado

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Nos dias atuais, o consumidor está cada vez mais apressado, sendo por isso fundamental que ele seja impactado da maneira correta. E é no ponto de venda (PDV) que ocorre a decisão de compra. Por esse motivo, é preciso investir em um merchandising no PDV de qualidade.

Neste post, abordaremos rapidamente sobre o que é o merchandising no PDV e qual sua importância para o aumento de vendas, além de 5 dicas infalíveis de como executá-lo em supermercados. Confira!

O que é merchandising no PDV?

O merchandising é um termo em inglês que significa a promoção de produtos, logo, qual seria o lugar mais óbvio de utilizá-lo se não no PDV? Por meio dele, é possível utilizar estratégias de marketing com o objetivo de chamar a atenção do consumidor para um determinado produto.

Um bom merchandising no ponto de venda deve trabalhar cores, formas e conteúdo a fim de destacar ofertas ou promover compras por impulso de itens que não estavam contemplados na lista de compras do cliente.

Qual sua importância nas vendas?

Com certeza, você já foi ao supermercado e acabou comprando mais coisas do que tinha planejado, certo? Essas compras por impulso são estimuladas por meio do PDV, representando uma excelente maneira de promover vendas cruzadas e, assim, elevar o ticket médio de compra.

Outra razão pela qual ele é fundamental é devido ao processo de divulgação de lançamento de novos produtos. Utilizar o merchandising para destacar o lançamento e explorar os cinco sentidos do consumidor, sem dúvidas, tende a alavancar suas vendas e fortalecer a imagem da sua marca.

Veja abaixo, algumas dicas infalíveis que separamos para você!

1. Faça uma pesquisa de público

Antes de qualquer coisa, é preciso realizar uma pesquisa de público para compreender quais são os fatores que o levam a realizar uma compra e quais são as razões para escolher um produto em detrimento a outro.

Com essas informações, você conseguirá identificar o perfil de seus clientes e entender seu processo de compra para, então, elaborar estratégias efetivas que impactarão seus clientes de maneira positiva.

2. Busque referências

O merchandising no PDV tem evoluído constantemente e, a cada dia, surgem novas soluções que geram bons resultados. Contudo, estamos falando em buscar referências, por isso, não tente copiar nenhuma estratégia sem ajustá-la à realidade da sua empresa.

Em muitos segmentos, por exemplo, a utilização de QR Codes vem sendo amplamente aplicada, trazendo mais interatividade à comunicação do PDV.

3. Chame a atenção para o espaço

Se você deseja que o cliente preste atenção em um determinado produto, é preciso destacá-lo dos demais. Utilize cores, letras e outros materiais que chamem a atenção. Mas, cuidado! É preciso atrair o cliente de forma positiva!

4. Utilize diversos elementos

Atualmente, existe uma infinidade de materiais de apoio para PDV que podem (e devem) ser explorados. Faixas, cartazes, stoppers (peças publicitárias colocadas de forma perpendicular às prateleiras ou gôndolas), wobblers (material colocado nas gôndolas, geralmente na altura dos olhos, para informar o consumidor sobre algo), móbiles (material que fica pendurado) e sinalização horizontal são apenas algumas das opções que você pode aplicar.

5. Diversifique os temas do merchandising no PDV

Utilizar temáticas promocionais é sempre uma boa maneira de chamar a atenção do cliente, contudo, não é a única que se pode utilizar. Datas comemorativas (dia das mães, dos pais, namorados etc.) são oportunidades para estimular o consumo de produtos relacionados.

Além desses, podemos citar, ainda, os grandes eventos esportivos ou acontecimentos relacionados ao perfil do público identificado. O importante é trocar periodicamente o material para que seu cliente não se acostume com a visão e ele passe despercebido aos olhos.

Desenvolver ações infalíveis de merchandising no PDV não é uma tarefa simples, pois exige muito planejamento e um trabalho árduo para fazer com que tudo esteja organizado de maneira correta. Porém, colocando em prática as dicas apresentadas, fica muito mais fácil.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, aproveite a visita ao nosso blog e veja as 5 vantagens da verticalização de produtos em supermercados.

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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