SUMÁRIO


Por em 25 de junho de 2020

5 motivos para investir em tecnologia no seu supermercado

Você não quer que o seu negócio fique para trás, não é mesmo? Por isso é tão importante investir em tecnologia no seu supermercado.

Podendo colaborar em todas as áreas da sua loja, a tecnologia oferece ferramentas que auxiliam desde o controle de estoque, passando pela gestão da equipe, facilitação no relacionamento entre empresa e clientes, otimização do tempo, entre outros. 

As soluções trazidas pela tecnologia são cada vez mais versáteis e personalizáveis. 

Assim, com certeza você encontrará boas opções para alavancar o seu negócio e torná-lo mais rentável. Isso tudo, ao mesmo tempo em que melhora a sua imagem frente ao mercado.

Então… Se você ainda tem dúvidas sobre investir – ou não – em tecnologia no seu supermercado, confira nosso texto e não perca mais tempo!

As 5 razões para investir em tecnologia no seu supermercado

Primeiramente, vale ressaltar que nós poderíamos fazer uma lista infinita sobre as razões e vantagens para investir em tecnologia no seu supermercado. 

Ainda assim, selecionamos 5 delas que acreditamos ser indispensáveis para estabelecimentos que estão em busca de crescimento e maior reconhecimento. Vem ver:

1. Facilidade no controle e no gerenciamento da loja e da equipe

Antes de mais nada, quando utilizada de maneira inteligente, a tecnologia te ajuda a ter um controle completo sobre a sua operação. 

Dessa forma, você pode monitorar e supervisionar de perto tudo o que acontece em seu negócio.

Assim, basta contar com uma plataforma que centralize todas as informações relevantes sobre a loja.

 Alguns pontos que podem ser importantes para você, nesse quesito, são:

  • Quantos clientes frequentaram a loja em X período de tempo;
  • Quais foram os produtos mais comprados;
  • Quais ofertas fizeram mais sucesso;
  • Qual o tempo médio de fila na hora do pagamento;
  • Os caixas ficam sobrecarregados em algum momento do dia?
  • Houveram desistências na hora da compra? 

Enfim, são vários os critérios que podem ser analisados pela tecnologia e que te auxiliam a ter um maior controle na gestão da loja.

Com essas informações, você passa a ter conhecimento sobre o que funciona e o que não funciona no seu empreendimento. Além de, é claro, compreender os principais pontos fortes e fracos da sua marca.  

Lembre-se se apostar em ferramentas ágeis e completas, que gerem relatórios satisfatórios sobre o seu supermercado. Dessa forma, você identificará rapidamente as suas vulnerabilidades e poderá traçar planos estratégicos e efetivos para lidar com elas.

2. Otimização de tempo

A tecnologia é uma grande aliada na hora de poupar e otimizar o tempo. Pense na rapidez em que é possível solucionar cálculos ou se comunicar de forma integrada com várias equipes ao mesmo tempo.

Assim, além de reduzir custos com papelarias e tarefas completamente operacionais, investir em tecnologia no seu supermercado significa torná-lo mais otimizado.

Dessa forma, você passa a encontrar informações e dados relevantes de maneira mais rápida, prática e eficiente. 

Além disso, o tempo que era gasto para fazer verificação de dados ou outras tarefas operacionais, será poupado. As ferramentas tecnológicas fazem isso por você. 

Por fim, há um menor desgaste da equipe e, também, menor possibilidade de erros causados por fatores humanos. 

Ou seja: o tempo é aproveitado de maneira mais positiva e a equipe se torna mais produtiva. Os colaboradores passam a destinar o seu tempo e esforço em tarefas que realmente exigem trabalho humano.

3. Fortalecimento do relacionamento com os clientes

Ter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Assim, investir em tecnologia no seu supermercado, também significa investir nesse setor.

São inúmeras as ferramentas e plataformas desenvolvidas para fortalecer esse relacionamento tão importante. Você pode apostar na utilização de redes sociais, no marketing digital, nas campanhas otimizadas de e-mail, entre outros. 

Lembre-se sempre que o aumento de faturamento depende de você conhecer bem os seus clientes. Por isso, fique sempre atento às novidades e aposte em ferramentas que lhe garantam um bom banco de dados sobre o seu público.

Procure saber quem são os seus clientes inativos e o motivo de eles terem parado de comprar na sua loja. Também, conheça o seu público mais fiel e valorize-o.

Utilizando a tecnologia, você pode gerenciar todos esses contatos e desenvolver um relacionamento positivo com eles, com campanhas assertivas. 

4. Melhora da imagem perante o público e o mercado

Quando uma marca investe em tecnologia, entende-se que ela tem visão de futuro e está disposta a se transformar juntamente com as mudanças da sociedade. Assim sendo, ela é mais propícia a ter sucesso. 

Essa capacidade de adaptação é recebida de maneira positiva pelo público e auxilia na criação de autoridade e confiança com os clientes. 

Além de conquistar o público, o seu negócio mostra para parceiros e concorrentes que “não está para brincadeira”, pois continua investindo em tecnologia e em busca de melhorias constantes.

5. Vendas alavancadas

A união de todos os motivos citados anteriormente converge para esse, que é o nosso último item da lista. Chegamos ao tão esperado aumento das suas vendas.

Além de ser a razão principal para você investir em tecnologia, ele também é a consequência desse investimento. Afinal, quando há a:

  • Melhora na forma de se comunicar e se relacionar com o seu público;
  • Otimização no tempo da equipe, que trabalha de maneira mais produtiva;
  • Adaptação das novidades, mostrando ser uma empresa moderna, disposta a mudar e a se adaptar às novidades;
  • Conhecimento sobre o seu próprio negócio, conhecendo seus pontos fortes e vulnerabilidades…

É mais fácil para que você trabalhe de maneira assertiva e garanta um aumento de vendas. E tudo isso é possível devido ao investimento em tecnologia.

Chegou a hora de investir em tecnologia no seu supermercado !

Não dá mais para fugir dessa realidade. O momento de investir em tecnologia no seu supermercado é esse! 

Para começar a colocar a mão na massa, confira nosso texto sobre 3 tecnologias para supermercado que vão te ajudar nesse processo e comece agora mesmo a transformar o seu negócio. 

E, é claro, lembre-se que nós estamos aqui para te ajudar a alcançar o sucesso! Agende uma reunião gratuita com um de nossos consultores e aprenda as melhores maneiras de potencializar o seu negócio.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]