SUMÁRIO


Por em 26 de fevereiro de 2020

Aumento de faturamento depende de conhecer seus clientes

As empresas que tem como objetivo alcançar resultados cada vez melhores e foco no aumento de faturamento precisam ter gestores inquietos.

Como será possível conseguir um aumento de faturamento, mais clientes fidelizados e campanhas mais efetivas se as mesmas ações continuarem a ser praticadas?

Por esse motivo, é importante que os varejistas sempre estejam atentos em relação a inovação e também sobre estratégias que ainda não utiliza.

No post de hoje vamos falar sobre uma prática que tem se tornado mais comum no varejo atual, mas que pode ser considerada como um resgate de uma prática bem antiga.

Estamos falando sobre conhecer os clientes e como isso pode aumentar a receita da sua loja, confira!

Aumento de faturamento no varejo

Caso você pergunte para um varejista se ele deseja aumentar o faturamento da loja dele, a resposta certamente será positiva.

Afinal, qual dono de loja não deseja atingir resultados melhores?

Porém, tornar isso uma realidade não é um trabalho dos mais simples. Seria ótimo se existisse uma receita para o sucesso e para o aumento de faturamento, mas ela ainda não existe.

O que não para de crescer são as dificuldades para conseguir melhor os ganhos, principalmente por conta da grande concorrência.

Diante desse cenário, encontrar diferenciais relevantes e buscar entender o consumidor aparecem como boas soluções.

O cliente é o mais ou um dos pontos mais importantes para todos os tipos de empresa e ele precisa ser levado em consideração na hora de uma tomada de decisão.

Então, nada mais justo do que saber quem eles são e o que gostam de comprar para buscar formas de melhorar os resultados, não é mesmo?

Vamos entender um pouco de que forma conhecer o consumidor pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa.

Por que conhecer o cliente?

Ter uma relação próxima com o cliente, saber quem ele é e suas preferências não é lá uma novidade para o varejo.

Os donos de loja costumavam ter essas informações na ponta da língua há alguns anos. Diante da alta concorrência e do alto número de clientes essa foi uma prática que perdeu escalabilidade nos grandes mercados.

Mas, qual o motivo para isso ser feito antigamente e ser retomado atualmente?

A busca por criar uma relação mais próxima com o consumidor. Com um bom relacionamento entre empresa e cliente as chances de que ele volte a comprar lá e seja recorrente são muito maiores.

De uma forma bem resumida esse é o grande benefício, mostrar para o cliente que ele não é mais um no meio de vários consumidores.

Hoje esse trabalho é feito com a ajuda de soluções de CRM, a construção de uma base de clientes com informações relevantes e a identificação das compras.

Entender quem são os clientes possibilita que você ofereça uma experiência de compra mais personalizada na sua loja.

Por exemplo, qual será a efetividade de você enviar uma campanha promocional de churrasco para um cliente vegetariano?

Com essa ação você irá deixar claro que você não conhece os hábitos de compra dele e terá gasto dinheiro em uma ação que não lhe trará retorno.

Além de o cliente não comprar, sua relação com ele ficará mais distante e ele pode até mesmo buscar lojas que personalizem a comunicação e as ações para os hábitos de compra dele.

No cenário inverso, oferecer uma campanha de churrasco para um cliente que compra esse tipo de produto todo fim de semana pode ter um resultado excepcional.

É nesse sentido que conhecer o cliente pode fazer toda a diferença no aumento de faturamento da sua loja.

Aumentar o faturamento com dados do cliente

Criar ações segmentadas por hábitos de compra é um dos benefícios de conhecer quem são os seus clientes.

Mas, trabalhar uma estratégia que parte do uso das informações dos clientes pode ter diversos usos.

Utilizar esses dados nas negociações com os fornecedores é mais um deles. Esse é um trabalho que pode aumentar ainda mais o ROI das suas ações.

Além disso, clientes cadastrados costumam ter um ticket médio entre 60% e 150% maior do que os consumidores não cadastrados.

Ter uma base de clientes mapeada aumenta o seu controle em relação a gestão da loja como um todo. O aumento de faturamento e melhora no desempenho são consequência de uma estratégia bem executada com foco no cliente.

Muitas empresa já tem alcançado sucesso com essas práticas, confira aqui alguns exemplos.

E na sua loja você já utiliza uma estratégia com base nos dados dos seus clientes?

Se você ainda não iniciou esse trabalho e quer tirar mais dúvidas sobre esse assunto antes de iniciar conte a Mercafacil.

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Daniela Hendler