Vendas

Você sabe como captar novos clientes? Nós te mostramos aqui!

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Os supermercados, atacadistas, farmácias e outros estabelecimentos de vendas recorrentes estão redefinindo os seus modelos de negócios. Na tentativa de satisfazer a nova tendência global de consumo, baseada na mudança de comportamento dos consumidores, eles oferecem experiências de compra mais personalizadas. Para aprofundarmos o assunto, preparamos este artigo sobre como captar novos clientes.

Uma das saídas encontradas pelos varejistas foi o redirecionamento das suas ações para públicos específicos — famílias, pessoas solteiras, vegetarianos e demais grupos que possuem características ou hábitos em comum. A maioria dos varejistas também conta com o apoio da tecnologia, visando um melhor gerenciamento dos pontos de venda ao mesmo tempo em que se oferece uma excelente experiência de compra.

Deseja captar novos clientes? Continue a leitura.

Adote o omnichannel e elimine diferenças entre on e off-line

O omnichannel é uma estratégia que integra os pontos de venda e contato com o público, tanto on quanto off-line, permitindo explorar todas as possibilidades de interação. Trata-se de uma tendência relacionada com a evolução do multicanal, pois é focada na melhoria da experiência do consumidor por meio dos canais existentes da sua marca. A integração entre eles abre um leque de possibilidades, já que aproxima o seu estabelecimento e os clientes.

Ao estabelecer novos canais de comunicação, como as redes sociais, a sua marca cria mais oportunidades para dialogar com o público. Por meio delas, torna-se possível saber quais são as características e diferenciais do negócio que os clientes mais e menos gostam. Uma experiência ruim exposta nas redes sociais pode ser identificada mais rapidamente e, com o auxílio de um profissional, contornada com uma conversa franca e cordial.

Analise o seu mix de produtos e encontre novas oportunidades

Para o cliente, é frustrante sair de casa e se dirigir ao supermercado ou outro estabelecimento de vendas recorrentes e não encontrar o que desejava. Oferecer um mix de produtos aquém das necessidades e expectativas do seu público coloca o negócio em risco. Aposte em um mix mais completo, oferecendo as marcas e os produtos que os consumidores desejam.

Converse com os seus fornecedores e saiba quais são os lançamentos que as marcas estão fazendo, se atendem aos desejos do público do seu estabelecimento. Quando encontrar novidades, coloque uma promotora apresentando-as para os consumidores. Aproveite para consultar os seus clientes e, por meio de uma pesquisa de opinião, saber quais são os produtos que eles não estão encontrando nas gôndolas.

Realize ações de pós-venda para reter e atrair clientes

Não adianta realizar uma série de ações focadas apenas na atração de clientes, deixando de lado a fidelização deles e daqueles que já fazem parte de sua base. Por isso, utilize o serviço de pós-venda como um diferencial. Mantenha um bom relacionamento com os seus clientes e, após efetuar as vendas, entre em contato para saber como foi a experiência dele na loja, se faltou algo ou encaminhar conteúdos relevantes.

Por meio de um software associado a um sistema de automação, os seus operadores de caixa coletam algumas informações básicas dos clientes — dados como nome, e-mail e aniversário. Essas informações, somadas aos hábitos de compras dentro do estabelecimento, compõem os perfis deles. Tê-las em mãos permite que você saiba como se relacionar com os clientes, tornando efetiva a sua comunicação no pós-venda. Já pensou como é legal poder oferecer para seu consumidor exatamente o que ele gosta de comprar?

Fale com aqueles potenciais clientes que nunca compraram

A prospecção e captação de clientes é vital para o crescimento do seu estabelecimento. Suas ações devem ser constantes, envolvendo estratégias eficazes para atrair a atenção daqueles potenciais clientes que nunca compraram com você. Saber quem são essas pessoas é o primeiro passo, portanto, liste todas as características do seu público para direcionar a sua comunicação.

Uma das estratégias que podem ser adotadas é o post patrocinado em redes sociais, como o Facebook. Utilize a ferramenta Facebook Ads para descrever ali o seu público, estabelecer a região onde o anúncio será feito e iniciar uma conversa com os potenciais clientes. Prepare um post apresentando a sua marca e seus diferenciais para o público prospectado e convide-os para uma experiência de compra personalizada.

Gostou de saber como captar novos clientes? Continue enriquecendo seu conhecimento e leia agora mesmo sobre as 7 implicações pouco conhecidas sobre a perda de clientes.

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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