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Dicas para supermercados: como vender mais em agosto?

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Quer vender mais em agosto no seu supermercado? Então é hora de conhecer as principais datas comemorativas do mês para alavancar os resultados da sua loja.

Além do Dia dos Pais, que acontece no segundo domingo do mês (08/08), agosto também traz a comemoração do Dia Internacional da Cerveja, o Dia do Feirante e muito mais. Essas são excelentes oportunidades para você aproximar o relacionamento com o seu cliente, fazer ações criativas, reativar consumidores antigos e, é claro, aumentar as suas vendas.

Quer saber mais? Então confira quais são as principais oportunidades para vender mais em agosto e prepare o seu varejo para elas! 

Principais datas e oportunidades para vender mais em agosto

02/08 Início da Semana da Cultura Nordestina 

Quer vender mais em agosto? Então já saiba que o mês começa com uma data que pode aquecer os seus resultados.

Logo no dia 02 inicia-se a Semana da Cultura Nordestina. Ideal para homenagear e enaltecer essa cultura tão importante para o nosso país, a celebração pode guiar inúmeras ações temáticas no seu varejo.

Aproveite a oportunidade para utilizar as suas redes sociais para falar sobre a Cultura Nordestina. Além disso, que tal fazer um encarte especial com ingredientes da região?

Algumas das delícias tradicionais do Nordeste são:

  • Tapioca 
  • Acarajé 
  • Vatapá
  • Moqueca de peixe, ostra e camarão
  • Buchada de Bode
  • Baião de Dois
  • Macaxeira (conhecida em outros estados como “aipim ou mandioca”)
  • Mariscos e Moluscos
  • Lagosta
  • Fritada de siri
  • Paçoca de carne
  • Caruru
  • Carne-de-sol
  • Queijo coalho
  • Cuscuz de milho, etc.

Pense quantos desses ingredientes você vende no seu supermercado e podem estar no seu encarte com descontos especiais durante a Semana da Cultura Nordestina.

Também, aproveite as redes sociais para publicar receitas com esses produtos. Que tal postar sete receitas, uma para cada dia da “Semana da Cultura Nordestina”?

Use essa celebração com inteligência para homenagear a cultura do nordeste, aproximar o relacionamento com os seus consumidores e, consequentemente, aumentar suas vendas. 

05/08 Dia nacional da saúde 

Outra data importante de agosto é o Dia nacional da saúde. Aqui, você tem a oportunidade de mostrar aos seus clientes que se preocupa com a saúde deles.

Além de pensar em ofertas do setor FLV e demais insumos que são saudáveis, aproveite para trabalhar o relacionamento com o público. Para isso, use seus canais digitais para dar dicas de saúde para seus seguidores.

Dentre essas dicas, explore assuntos relacionados à prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada, importância do descanso e, também, da realização de consultas preventivas.

Ainda, devido à situação atual do país, reforce a importância de seguir as orientações da OMS para cuidar da saúde e evitar a transmissão do covid. Lembre a todos que a saúde deve vir sempre em primeiro lugar – e que o seu varejo valoriza esse pensamento. 

06/08 Dia Internacional da Cerveja

Chegamos em uma excelente data para vender mais em agosto. Estamos falando do Dia Internacional da Cerveja!

Esse é o dia para enaltecer essa bebida, que é uma das queridinhas no país, e desenvolver campanhas segmentadas para o público do seu varejo que já costuma consumi-la.

Para isso, verifique os clientes que adquiriram cerveja no último mês e mande ofertas exclusivas para eles. Além das cervejas, acrescente também outros produtos que costumam ser consumidos em conjunto com elas, como petiscos e itens para churrasco.

Outra sugestão é verificar a possibilidade de dar descontos em rótulos mais caros, estimulando o seu cliente a conhecer melhor novas marcas de cerveja. Além de ser uma oportunidade de você aumentar o ticket médio da sua loja, o cliente ficará feliz e satisfeito por adquirir uma marca que não costuma por achar o preço elevado.

Por fim, lembre-se que o Dia Internacional da Cerveja acontece dois dias antes do Dia dos Pais. Então, a chance de você ter sucesso se fizer uma boa campanha para essa data é alta!

08/08 Dia dos Pais

Agora chegamos na data comemorativa mais importante de agosto: o Dia dos Pais.

Celebrada em praticamente todos os estabelecimentos comerciais, o Dia dos Pais é excelente para movimentar diversos setores do seu supermercado. Afinal, existem pais com todos os tipos e perfis.

Para acertar em cheio e vender mais em agosto, é importante dar bastante atenção para essa festa. Por isso, caso a sua loja tenha mapeado as ações realizadas nos anos anteriores para essa data, reveja-as. Assim, você saberá o que funcionou e poderá desenvolver campanhas ainda mais fortes seguindo aquele caminho.

Em contrapartida, ações prévias que não trouxeram um bom resultado, podem ser descartadas ou melhoradas e atualizadas. 

Lembre-se de verificar o seu histórico com atenção. Além disso, pense em ações variadas para a data, por exemplo:

Sorteio exclusivo para clientes do seu Clube de Descontos

Compras a partir de R$50 feitas entre o dia 1° e 8 de agosto dão direito a um cupom para participar do sorteio.

Isso estimula o cadastro de mais clientes no seu clube e, também, o aumento do valor do ticket médio.

O prêmio deverá ser escolhido com base no comportamento de compras dos seus clientes. Pode ser um kit churrasco e/ou algo envolvendo cerveja – conectando o Dia dos Pais com o Dia Internacional da Cerveja. Também, pode ser uma TV, demais eletrodomésticos ou até mesmo um bom vale-compras na sua loja.

Distribuição de brindes

Pense em brindes para distribuir para pais e filhos que visitem a sua loja durante o Dia dos Pais ou na semana que antecede a data. Pode ser desde chaveiros, passando por abridores de lata personalizados, docinhos acompanhados de um recado, entre outros.

Campanhas nas redes sociais

O Dia dos Pais pede por uma mobilização nas redes sociais. Por isso, aproveite-as para parabenizar e homenagear os pais, divulgar promoções e, também estimular o relacionamento com o público. 

Você pode sugerir que os clientes contem, nos comentários, as melhores histórias que já passaram com os pais. Também, que deixem um recado para os pais ou marquem-os nas postagens. Capriche na comunicação! 

Encarte / Guia com sugestões de presentes para os filhos presentearem os pais

Desenvolver um encarte especial para a data, com boas opções de presentes para presentear pais de diversas idades, estilos e personalidades é uma excelente forma de facilitar a vida do seu cliente “indeciso”.

Também, o guia pode estar separado de acordo com valores, com sugestões de presentes até R$50, de R$50 a R$100, R$100 a R$200 e acima de R$200, por exemplo.

Enfim, as opções são infinitas! O que você não pode fazer é deixar a data passar em branco.

15/08 Dia dos Solteiros

Uma data pouco conhecida celebrada em agosto é o Dia dos Solteiros. A data surgiu na China e celebra a “solteirice”. Pode ser uma data para criar postagens divertidas nas redes sociais e aumentar o engajamento. 

Que tal fazer publicações e enquetes no formato de “aplicativos de encontro”, mas utilizando produtos do seu supermercado? Por exemplo, postar um produto nos stories e fazer uma enquete, em que os seguidores tocam no coração se gostarem do produto ou no “X” se não gostarem?

Além disso, outra dica para vender mais em agosto é aproveitar o Dia dos Solteiros para criar opções de combos no seu encarte com kits para serem consumidos por uma pessoa só. Por exemplo, uma pizza brotinho, uma cerveja (ou um vinho de tamanho menor) e um doce. Isso estimulará o cliente a curtir a sua própria companhia!

25/08 Dia do Feirante

Outra boa data para vender mais em agosto é o Dia do Feirante. Aproveite a celebração para homenagear e parabenizar os feirantes e, também, verifique a possibilidade de fazer ações que estimulem o aumento de vendas no hortifrúti do seu supermercado.

É possível fazer uma campanha segmentada e direcionada para os clientes do seu Clube de Descontos que costumam comprar com frequência os produtos FLV no seu varejo. Para isso, verifique os consumidores que adquiriram itens do hortifrúti no último mês. Então, dispare ofertas exclusivas via SMS e faça um encarte digital com esses produtos.

Entretanto, se você deseja atingir um público maior, é possível fazer ofertas gerais para o setor FLV e divulgá-las em seu encarte e redes sociais. Ainda, aproveite as redes para enaltecer que os seus produtos são sempre fresquinhos e de alta qualidade!

29/08 Dia Nacional do Combate do Fumo

Essa é uma excelente oportunidade para você fazer uma campanha de conscientização tanto para os seus clientes quanto para os seus colaboradores. Todos sabem que o cigarro é maléfico para a saúde. Entretanto, muitas pessoas não conseguem deixar este vício de lado.

A você, cabe mostrar que o seu varejo se preocupa com a saúde das pessoas e fazer campanhas em suas redes sociais que auxiliem no combate ao fumo. Você pode pegar depoimentos de ex-fumantes, médicos e demais pessoas que tenham propriedade para falar sobre o assunto. 

31/08 Dia do Nutricionista

A preocupação com a alimentação faz parte de cada vez mais pessoas no país. Por isso, o Dia do Nutricionista pode ser muito bem aproveitado pelo seu supermercado.

Para continuar as suas estratégias de vender mais em agosto, aproveite essa data para divulgar receitas saudáveis para várias refeições. Essas receitas podem ser publicadas em suas redes sociais ou, então, adicionadas no seu encarte.

Para complementar a ação você pode usar seus encartes para divulgar ofertas dos ingredientes selecionados. Lembrando, sempre, de acrescentar produtos estratégicos com descontos exclusivos para os clientes que são cadastrados no seu Clube de Descontos.

Outro tipo de conteúdo que você utilizar nas suas redes sociais para deixá-la mais rica e educativa é convidar um nutricionista para dar dicas sobre alimentação saudável e equilibrada aos seus seguidores.

Complemente a fala do nutricionista fazendo posts educativos sobre os benefícios de consumir produtos naturais, frutas, verduras, proteínas magras, entre outros.

Pronto para vender mais em agosto? 

Com todas essas dicas, o seu supermercado está, com certeza, mais preparado para vender mais em agosto, certo?

Lembre-se que pensar em ações mensais para o seu varejo é essencial para garantir o sucesso dele. Assim sendo, se você já deseja saber quais são as principais datas comemorativas de todos os meses do ano, baixe o nosso Calendário Promocional para 2021 e organize-se.

Com ele, além de vender mais em agosto, você poderá alavancar seu faturamento durante os 365 dias do ano! Por fim, se tem dúvidas sobre como aplicar nossas sugestões de ações na sua loja, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a melhorar os resultados do seu supermercado.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]

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