SUMÁRIO


Por em 20 de agosto de 2020

Como usar os dados de forma inteligente e alavancar seu varejo?

Se você está em busca de alavancar o seu varejo, com certeza chegou a hora de usar os dados de forma inteligente para alcançar esse objetivo.

Seja para conquistar novos clientes, reter ou fidelizar os seus consumidores fiéis, para aumentar o seu faturamento, diminuir os gastos da loja, desenvolver campanhas e ações que tragam bons resultados, fortalecer o relacionamento com o cliente… Realmente: não importa.

Acredite: a resposta para alavancar o seu negócio está em saber como usar os dados a seu favor. Afinal ter os dados de clientes e não usá-los não adianta de nada. Mas como fazer isso? Confira nosso texto e saiba mais sobre a importância implementar essa tendência no o seu varejo. 

CBM: usando os dados de forma inteligente, trocando o “tiro de canhão” pelo “tiro de sniper”

Você já ouviu falar do “CBM”, a plataforma que é a evolução do “CRM”? Enquanto o CRM é traduzido como a “gestão de relacionamento dos clientes”, o CBM é a “gestão de comportamento dos clientes.

Criado por nós, da Mercafacil, o CBM te incentiva a usar os dados de forma inteligente, reforça que o cliente é o maior ativo da sua empresa e coloca-o 100% no foco das suas ações. 

Unindo Inteligência Artificial, Big Data e o CRM para gerar dados preciosos sobre o comportamento dos seus clientes, o CBM te dá munição suficiente para que as suas ações “tiro de canhão” se tornem “tiro de sniper”.  Como assim? Olha só:

Ações “tiro de canhão” 

Como já diria Herbert Bayard Swope, jornalista americano três vezes ganhador do Prêmio Pulitzer de Reportagem, “não existe fórmula para o sucesso. Mas há uma fórmula infalível para o fracasso: tentar agradar a todos”.

E, resumidamente, as ações “tiro de canhão” são isso: uma tentativa de agradar a todos – sem saber quem são as pessoas que compõem esse “todo”.

As ações tiros de canhão são aquelas compostas pelos tabloides e demais campanhas “gerais”. Elas não são voltadas para um público específico e, também, não são desenvolvidas baseadas no uso de dados inteligentes.

Muito populares, elas englobam carro de som, outdoor, encartes e demais ofertas variadas que não visam atingir um perfil definido de cliente. Elas funcionaram por muito tempo. Mas hoje estamos em uma era diferente. 

Elas não precisam ser extintas, mas talvez, sozinhas, não tragam o resultado esperado para o seu negócio.

Então, quais são os resultados de não usar os dados e apostar nas ações “tiro de canhão”? 

Pois bem: elas chegam até os consumidores. Mas, como não têm um público pré-determinado, já que são direcionadas para todos, podem causar “mais estrago” às lojas.

Os itens colocados em oferta são escolhidos de forma generalizada, muitas vezes sem saber o que o público está realmente procurando.

Assim, podem atrair aquele cliente “caça-ofertas”, que vai até a sua loja apenas para consumir o que está em promoção. Também, podem não ser muito efetivas. Afinal, de nada adianta o seu carro de som anunciar uma mega promoção de cervejas, se o que o seu cliente busca são produtos do hortifruti, por exemplo. 

Ações “tiro de sniper”

Nas ações “tiro de sniper” estamos falando de usar os dados de forma inteligente. Também, falamos de alavancar o seu varejo de acordo com a realidade atual em que vivemos.

Compostas por campanhas segmentadas, elas são feitas 100% baseadas no conhecimento que a rede tem sobre o seu público. Esse tal conhecimento que estamos falando são aqueles dados recolhidos e armazenados por uma plataforma completa de gestão de clientes – como o CBM, que citamos anteriormente.

Com essa base de dados completa, é possível guiar as ações do seu supermercado para que sejam feitas ofertas e demais campanhas personalizadas, que realmente atraim os consumidores. 

Qual é o resultado de usar os dados inteligentes e investir nas ações “tiro de sniper”? 

A melhora no relacionamento com o cliente e o possível – e altamente provável – aumento no seu faturamento. Basta conferir um dos nossos diversos cases de sucesso para saber como o investimento em ações que usam os dados como base podem resultar em melhoras expressivas para o seu varejo.

Ademais, lembre-se que as ações “tiro de sniper”, são positivas para os consumidores, que recebem ofertas e campanhas que fazem sentido para eles, e também são valiosas para as empresas, que selecionam quais são os produtos que irão entrar em promoção.

Além de, é claro, personalizar o contato com cada cliente, entendendo as suas singularidades, gostos, hábitos e comportamento de compra. 

Aprenda a usar os dados a favor do seu varejo 

Por fim, saber quem são os consumidores do seu supermercado é muito importante para você tomar qualquer decisão que envolva o seu varejo.

É com esse conhecimento que você coloca o cliente no centro das suas ações e faz com que ele seja realmente a base para o desenvolvimento de toda e qualquer ação da sua loja. Esse cuidado torna o contato mais próximo e personalizado, sendo um fator de extrema importância para a otimização da experiência do consumidor.

Se você está em busca de todas essas soluções para o seu negócio, mas não sabe muito bem por onde começar, agende agora mesmo uma reunião gratuita com um dos nossos especialistas e saiba como o CBM, da Mercafacil, pode ser a melhor saída para usar os dados de forma inteligente e alavancar o seu supermercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]