SUMÁRIO


Por em 25 de junho de 2019

Como um self-checkout pode melhorar a experiência de compra dos seus clientes

Você sabe o que é um self-checkout? Ele é uma das tecnologias que tem ganhado espaço nos supermercados e pode começar a ser mais comum em breve.

Os investimentos em tecnologias para supermercados tem aumentado consideravelmente e são cada vez mais importantes. Principalmente, para aqueles que desejam obter vantagem competitiva perante os concorrentes.

O principal motivo para que isso aconteça são a busca dos clientes por melhores experiências de compra e a melhora nos resultados que as inovações trazem para as lojas.

Acompanhe o post de hoje para entender um pouco mais sobre os self-checkouts e como eles podem melhorar sua operação.

O que é self-checkout?

O self-checkout é uma alternativa para o atendimento dos clientes em supermercados. Seu principal objetivo é tornar a finalização da compra um processo mais rápido e fácil para os consumidores.

Na prática ele funciona como um auto atendimento em que o próprio cliente identifica, embala e faz o pagamento das compras dele.

Ainda é necessário que um colaborador da sua loja para fiscalizar as operações realizadas, mas sem atuar diretamente como no caixa tradicional.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE Conecta sobre o uso dessa alternativa de pagamento trouxe resultados empolgantes. Pouco mais 60% dos entrevistados o consideraram mais prático e 45% considerou o atendimento mais rápido.

Em um mundo onde a praticidade tem se tornado cada vez mais importante, essas informações parecem ser pontos fortes para a tecnologia.

É importante que se você optar por aplicar essa ferramenta é preciso realizar um trabalho forte de comunicação. Caso contrário podem existir problemas em relação a operação do equipamento que pode prejudicar a experiência do cliente.

Além disso, você também precisa realizar um treinamento com sua equipe para garantir que eles dominem a ferramenta.

Benefícios de implantar self-checkouts em supermercados

A primeira grande vantagem de investir nessa tecnologia, como falamos anteriormente é impactar diretamente os clientes.

Com uma compra mais rápida e prática, consequentemente o consumidor terá uma melhor experiência de compra.

Se a sua loja proporciona isso para quem compra nela, seguramente as suas chances de atrair novos clientes e fidelizar os atuais são muito maiores.

A partir dessas questões você pode obter resultados melhores, aumentar suas vendas e recuperar rapidamente o investimento realizado.

Além disso, apostar em inovações que cheguem até o cliente mostra que a sua loja está em busca de formas de melhorar sua estrutura. Com isso, você demonstra para os clientes que se importa em entregar um serviço e uma experiência de qualidade.

O seu layout de loja também pode sofrer melhorias com a implementação dessa tecnologia. Isso acontece, pois você pode diminuir as filas na loja com esse equipamento e tornar o ambiente mais livre para a circulação dos clientes.

Além disso, se você decidir substituir um caixa normal por um self-checkout ganhará mais espaço na loja.

A redução de custos e a melhoria na operação são questões que também podem melhorar e tem relação direta entre uma e outra.

Como agora você não vai precisar de um funcionário por caixa, poderá deslocá-los para outra função na operação. Dessa forma pode tornar a gestão da loja mais eficiente e gastando menos do que antes.

Comece a investir em tecnologias para a sua loja

Os investimentos em tecnologias são cada vez mais necessários e ainda mais se adequarem aos objetivos da sua loja.

Esse é outro fator que tem grande importância. Só adote uma nova ferramenta se ela realmente melhore algo que você precisa e já identificou como problema.

Em muitos casos a empresa ainda não está preparada para utilizá-las da forma correta. A falta de um profissional específico para gerenciar o projeto, é um bom exemplo.

Por isso, é fundamental estudar e alinhar as expectativas que você tem com o que o investimento pode trazer de retorno..

Se você estiver em busca de inovações para melhorar os ganhos do seu supermercado precisa acompanhar nossos posts.

Porém, temos um específico que pode te ajudar bastante, ele vai te apresentar 3 tecnologias que um supermercado precisa ter! Acompanha lá e depois conte para nós qual delas será o seu próximo investimento.

Comentários

  1. Arthur Avelar disse:

    Sou operador de caixa em padaria e tenho gostado muito do conteúdo, tem me ajudado a evoluir em minha atual vaga, agregar conhecimentos que não tinha e também descobrir se estou trabalhando corretamente pois o mercado é falho em treinamento fornecidos pela empresa ao operador de caixa. Obrigado pelo conteúdo. 🙂

  2. Daniela Hendler disse:

    Oi, Arthur. Que bom que você gosta dos nossos conteúdos, ficamos muito felizes com isso!
    Sucesso para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler