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Com olhar 360, promotor de vendas assume papel ainda mais estratégico no PDV

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Os hábitos de consumo do shopper vem mudando há algum tempo e, com isso, é essencial que o promotor de vendas acompanhe essas alterações.

O consumidor está sinalizando constantemente que alterou seus padrões e preferências. Ele está ainda mais exigente, analítico e seletivo. Muitos são aspectos levados em consideração na hora das compras. A decisão não é mais pautada somente no preço ou qualidade. 

O atendimento, as soluções que o produto traz para a vida do consumidor, as facilidades oferecidas, além da experiência com o produto ou serviço, tudo isso se tornou decisivo para compra, e com isso o ponto de venda, vêm ganhando muita relevância. 

Nesse cenário, aliado às facilidades de compras online e ao redirecionamento que o marketing tem feito em merchandising, a figura do promotor de vendas também precisou se reinventar e passou a ser ainda mais relevante no trade. 

Mas o que realmente mudou? Ademais, qual o papel do promotor de vendas no cenário atual do varejo? Acompanhe e confira! 

O importante papel do promotor de vendas no varejo 

O processo de mudança do papel do promotor de vendas no PDV, que já vinha acontecendo há algum tempo, foi acelerado por conta da pandemia da Covid-19. Uma vez que, com o distanciamento, a necessidade de fazer compras rápidas e a preocupação com questões de segurança e higiene, também fizeram o consumidor mudar seu comportamento de compra.  

O promotor de vendas continua sendo uma figura central na ponte entre as marcas e o consumidor. E o PDV é o lugar no qual 72% da decisão de conversão acontece. 

Todas essas mudanças exigiram atualizações do trade e dos profissionais que atuam no varejo. Com isso, as novas ações do promotor de venda passam a ter um papel muito mais estratégico nos estabelecimentos. 

Esse profissional passou a atuar ainda mais na linha de frente. Afinal, o shopper, que comia em restaurantes, saía para jantar e deixava as crianças na escola, passou a ficar dentro de casa e começou a consumir mais no lar. Inclusive, com a compra e procura por novos itens.

Isso faz com que o promotor de vendas se torne o principal link entre o shopper e a indústria. Desde o ponto de vista de produto, necessidades de novas soluções ou até a melhor forma de expor e comunicar o produto no ponto de venda.

O promotor de vendas absorveu novas demandas no supermercado 

Um outro aspecto relevante é que, estando em casa, muitas pessoas adotaram o modelo ‘Do it yourself’, ou em português, faça você mesmo. Isso ocorreu em várias categorias, desde alimentação, já que muita gente passou a cozinhar no período, até limpeza do lar, autocuidado, jardinagem, entre outros exemplos. 

Surgiu uma nova demanda nos estabelecimentos. E o promotor de vendas, que é o profissional que abastece os supermercados, precisou observar e absorver as necessidades do shopper. Ou seja, compreender os novos hábitos de consumo e entender de que maneira ele pode facilitar a jornada do cliente no PDV. 

Muito além de fazer a reposição, demonstração e de analisar os itens que tem mais saída, onde tem mais saída, o promotor de vendas também é responsável por promover o cross merchandising de produtos

É esse profissional – junto ao gerente de loja – que pensa e cria ambientes ‘temáticos’. Por exemplo, ter um local específico para itens de café da manhã ou para o churrasco, a fim de deixar o momento de compras mais ágil.  

O desenvolvimento de novas habilidades faz parte da rotina

Ademais, as circunstâncias exigiram uma habilidade nova. A de olhar de forma mais ampla, com uma visão 360 graus. É papel do promotor fazer uma análise detalhada da concorrência, coletar dados estratégicos e fundamentais para a indústria. 

Mas o promotor não atua sozinho. 

Junto dele há uma equipe de planejamento, de Business Intelligence, que possui ferramentas adequadas e um time atento às inovações e tendências do mercado. Somente assim, e com todos os envolvidos alinhados, é possível tomar decisões rápidas e assertivas. 

*Artigo produzido por Claudirene Matos. A profissional possui 23 anos de experiência no mercado corporativo com atuação diversificada em várias áreas e segmentos. É superintendente de operações de Field Marketing da ALLIS.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

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