SUMÁRIO


Por em 30 de junho de 2017

Marketing de relacionamento: por que ele é importante para o varejo?

Por que um cliente é tão relevante para o varejo? O marketing de relacionamento explica! Afinal de contas, muitas empresas vêm apostando nessa ideia para criar uma proximidade com o público.

Com a concorrência presente em todos os ambientes (real e digital), é muito importante valorizar o consumidor. Caso contrário, ele partirá para uma marca que o reconheça como parte do time.

A seguir, vamos ver o que é marketing de relacionamento, como aplicá-lo e quais os benefícios para as organizações.

O que é marketing de relacionamento?

Esse tipo de marketing de relacionamento é formado por estratégias que têm como objetivo cultivar um bom relacionamento com os clientes da empresa, transformando essas pessoas em consumidores fiéis da marca.

No marketing de relacionamento, a empresa realiza ações que fazem o comprador se sentir único. Dessa forma, ele será incentivado a adquirir mais produtos da mesma marca e fazer propaganda dela para conhecidos.

Como fazer marketing de relacionamento?

Existem várias formas de aplicar o marketing de relacionamento em sua empresa.

O primeiro passo é conhecer bem sua clientela. Ter um entendimento de quem é o consumidor de seus produtos ou serviços tornará mais fácil a tarefa de cultivar um relacionamento feliz e duradouro com os compradores da sua marca.

Dessa forma, é imprescindível que você faça um banco de dados de seus clientes.

Esses dados devem estar sempre atualizados e ter informações que indiquem a você os gostos e desejos das pessoas que adquirem seus produtos. Assim, sua empresa saberá o que oferecer a elas.

Outra ação essencial para quem deseja desenvolver um bom relacionamento com os clientes é disponibilizar um ótimo atendimento.

O consumidor precisa ter uma boa experiência no momento da compra e do pós-compra.

Assim sendo, sua equipe deve ser treinada para saber ouvir críticas e dúvidas, respondendo tudo de forma clara e rápida. O atendimento pode acontecer na loja física, por telefone ou pela internet.

Para quem possui varejo, oferecer um bom atendimento deve ser uma das ações principais, pois o tratamento que o comprador recebe na loja é fundamental para ele decidir se voltará ou não.

Atendimento personalizado

Um terceiro exercício é personalizar o atendimento. Os clientes querem se sentir reconhecidos pela marca que usufruem, portanto é significativo quando a empresa se recorda deles e os recompensa.

Uma boa maneira de mostrar que você se lembra de seu consumidor é mandar felicitações em datas especiais. Por que não ligar ou mandar um e-mail para aquele comprador fiel no aniversário dele?

Um modo de recompensá-lo é dar descontos especiais (de acordo com as aquisições na loja) ou criar um programa de fidelidade.

Sabendo quais são os gostos de seu comprador, você poderá oferecer brindes e descontos que interessem a ele. Consequentemente, ele verá vantagens em continuar adquirindo produtos da sua marca.

Por último, investir nas redes sociais é um bom modo de manter um relacionamento com seus fregueses.

Elas são um canal interessante para a divulgação de ofertas, novidades e consolidação da marca. Também funcionam como uma forma de continuar próximo dos clientes, mesmo que não fisicamente.

Lembre-se: o bom atendimento também deve estar disponível nesses canais para os consumidores. Dar respostas grosseiras e insuficientes pelas redes sociais pode arruinar a relação com eles.

Quais são os benefícios do marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é importante porque cria um vínculo afetivo com os clientes. Assim, a marca pode conquistar “fãs” que vão adquirir cada vez mais seus produtos.

Além disso, os clientes fiéis fazem propaganda gratuita da empresa para terceiros, podendo aumentar o número de compradores.

Com a disseminação de uma imagem positiva da marca (a de que atende bem seus consumidores), ela ganhará autoridade no campo em que atua. E com uma empresa consolidada no coração dos clientes, o rendimento poderá aumentar — e muito!

E então, entendeu os benefícios de aplicar o marketing de relacionamento no varejo? Para ficar sabendo de todas as novidades sobre esse e outros assuntos, assine a nossa newsletter!

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George Christofis Neto