Gestão

Como otimizar processos na gestão do seu supermercado? Descubra!

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A boa gestão de um supermercado é crucial para que o negócio tenha sucesso. Vários são os fatores que o gestor deve levar em conta para chegar lá, tais como: controle do estoque, relacionamento com os clientes, capacitação dos funcionários, estratégias de marketing, etc. E para que isso tudo transcorra bem, é necessário otimizar processos.

Para que você consiga melhorar a administração do seu supermercado, confira algumas dicas elencadas neste artigo. Vamos lá?

Melhore a comunicação

Quando se trata de otimização de processos, melhorar a comunicação interna e externa deve ser o primeiro passo. Afinal, o gestor de supermercado precisa ter todos os pontos bem alinhados, tanto com os funcionários quanto com os fornecedores.

Para isso, é necessário manter diálogos constantes com os parceiros que fazem entrega dos produtos. Dessa forma, fica mais fácil evitar atrasos, erros no envio, entre outros contratempos.

Por outro lado, a comunicação interna lhe dá a garantia de que os funcionários saberão, de forma clara, quais funções devem exercer e o que a empresa espera do seu trabalho. Por exemplo: quem atende os clientes no caixa precisa ter cordialidade, enquanto quem repõe o estoque deve ser solícito e rápido.

Faça checklist

A forma mais eficaz de conferir se todos os processos foram bem aplicados é usar checklists. Eles podem ser aplicados em diversos setores de um supermercado, tais como estoque, padaria, açougue, limpeza, entre outros.

Fazer uma checagem no estoque e na reposição garante que não falte produtos nas gôndolas.

O mesmo vale para a padaria, que, ao seguir um cronograma, faz com que a produção de pães, bolos e afins atenda ao fluxo de clientes.

No açougue, o checklist também é fundamental, já que os funcionários devem fazer cortes, pesagem e venda de variados tipos de carne todos os dias.

Em relação à limpeza, um checklist não deixa que nenhuma área do supermercado seja esquecida, desde os corredores até o estacionamento e banheiros. Lembre-se que as pessoas prezam muito pela limpeza, especialmente quando se trata de supermercados.

Aposte na tecnologia para otimizar processos

Não importa qual seja o tamanho do seu supermercado, você, como gestor, deve estar atento às inovações tecnológicas.

A principal vantagem da tecnologia, sem dúvida, é a mobilidade. Sabe quando o cliente se queixa de que o preço informado na gôndola não é o mesmo do registrado no caixa? Usar coletores de dados e etiquetas eletrônicas agiliza os processos para verificação desse tipo de problema.

A NFC-e, ou nota fiscal eletrônica, é outra inovação tecnológica que trouxe benefícios processuais aos supermercados. Afinal, além de toda praticidade, ela traz redução de custos, já que não será mais necessário gastar com papéis e impressão.

Automatize o seu marketing

Caso as suas ações de marketing sejam feitas de forma manual e mensuradas em planilhas de Excel, esse processo também pode ser otimizado.

Ao contar com um software que automatize as ações de marketing do seu supermercado – tais como base de clientes, análise de performance e motores de campanha – seu processo se torna mais ágil e preciso.

Além disso, gerar relatórios que mostrem os pontos do marketing que trazem os resultados esperados e quais precisam melhorar são essenciais para uma gestão mais eficiente. E por falar nisso…

Monitore os resultados dos processos

Mapear os processos faz com que o gestor entenda como as operações funcionam do começo ao fim. E para se certificar que tudo esteja sendo bem executado, acompanhar as métricas de desempenho é fundamental. Afinal, dessa forma, fica mais fácil identificar os processos que estão falhos além das melhores práticas que devem ser adotadas para aumentar a eficiência e garantir seus resultados.

Seguindo essas dicas, você poderá otimizar processos aplicados no negócio. Aliás, gostaria de saber como as soluções da Mercafácil podem ajudar a sua gestão de supermercado? Então, entre em contato conosco!

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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