Vendas

Veja a importância do calendário promocional no varejo e faça o seu!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Se você ainda não tem o seu calendário promocional no varejo, acredite: passou da hora de planejar isso com urgência e o quanto isso. Dizemos isso porque o calendário pode ser um excelente aliado na hora de te ajudar a guiar as principais ações da sua loja durante o ano.

Também, ele evita que você possa esquecer alguma data importante e facilita a visualização daquelas celebrações que pedem por um planejamento bem antecipado – como a Black Friday, por exemplo.

Ademais, ao ter o seu calendário promocional no varejo, você terá maiores chances de criar campanhas com mais calma, assertividade, criatividade e que tragam melhores resultados. Afinal, ele permite que você identifique as maiores oportunidades do ano para vender mais na sua loja e, também, aproximar o relacionamento com seus clientes.

Para te mostrar um pouco mais sobre a importância de seguir o calendário promocional no varejo, preparamos este post. Acompanhe!

Ps: se você ainda não está convencido de criar o seu próprio calendário promocional no varejo, confira 5 motivos para você criar um calendário promocional na sua loja.

Entendendo o funcionamento do calendário promocional no varejo

Ideal para guiar as suas ações, o calendário promocional no varejo pode ser dividido de algumas formas para facilitar o planejamento da sua loja.

Dessa forma, a nossa dica é: debruce-se no calendário anual e anote quais são as principais datas do comércio que acontecerão durante o ano. Depois, vá preenchendo demais celebrações de acordo com o que considerar relevante para o seu supermercado. Para te ajudar a compreender melhor, separamos algumas sugestões: 

1. Principais datas do comércio 

Claramente, a primeira dica para você seguir o calendário promocional no varejo é anotar quais são as principais datas que movimentam o comércio ao longo do ano. Dia das mães, Natal, Black Friday, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Ano Novo, Carnaval, etc.

A importância de ter o conhecimento dessas celebrações com antecedência é que se torna mais fácil desenvolver melhores ações para o seu supermercado. 

Há a possibilidade de fazer melhores negociações com fornecedores, preparar campanhas mais assertivas, criativas e que funcionam por diversos canais, produzir materiais mais completos, entre outros. 

2. Datas mensais secundárias

Após visualizar quais são as principais datas anuais do calendário, é hora de ver, mês a mês, quais são outras celebrações que podem trazer bons frutos para a sua loja. 

E acredite: todo mês traz datas comemorativas que não só podem, como devem, ser aproveitadas pelo seu supermercado.

Aqui, estamos falando tanto de datas que podem aquecer as vendas quanto daquelas que são ótimas para promover a conscientização dos seus colaboradores e clientes. Nesse segundo exemplo, enquadram-se as seguintes campanhas:

  • Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Ações que duram o mês inteiro e trazem à tona a importância dos cuidados com a saúde.

Já sobre as datas comemorativas para aquecer as vendas, você pode baixar, gratuitamente, o nosso Calendário Promocional para 2021. Nele, você visualiza as principais celebrações dos meses e, também, sugestões de ações para cada uma dessas festas.

3. Setores a serem explorados a cada dia da semana 

Além das datas comemorativas, outra dica que você pode anotar no seu calendário promocional no varejo são os dias da semana que serão dedicados para cada setor da sua loja. Por exemplo:

  • A segunda da limpeza;
  • A terça do FLV;
  • A quarta da padaria;
  • A quinta do açougue;
  • A sexta do petshop, entre outros!

Ao decidir de antemão quais dias da semana serão dedicados para cada departamento, você pode produzir materiais dessas campanhas com antecedência. E, é claro, divulgá-los para os seus clientes. 

Dessa forma, essas informações poderão ser memorizadas de forma natural pelos seus consumidores. Ademais, além de eles saberem que “nas terças-feiras o setor de FLV do supermercado X estará em promoção”, eles poderão programar-se melhor para fazer as compras neste dia da semana para aproveitar os descontos que mais fazem sentido para eles. 

Ou seja, fazendo um bom planejamento, todos saem ganhando:

  • O supermercado: pois consegue melhores negociações com os fornecedores, criar campanhas com antecedência e mais assertividade, etc;
  • Os clientes: pois podem planejar-se para fazer as compras no dia da semana em que aqueles produtos que buscam estarão com melhores preços.

4. Possíveis ações extras que possam surgir de maneira inesperada

Por fim, mesmo tendo todo o seu calendário promocional no varejo programado, também é importante ficar atento às oportunidades únicas que podem surgir. 

Assim sendo, se todas as demais campanhas estiverem “nos trilhos”, você terá maiores chances de aproveitar ao máximo essas oportunidades. 

Surgiu uma oportunidade de comprar um lote de cerveja com um preço muito abaixo do normal, mas com a data de validade próxima? Talvez seja uma chance única para o seu varejo! Verifique o seu histórico de vendas e, se for positivo, aproveite.

Quando a indústria/fornecedores compreendem que o seu supermercado é organizado, as chances de eles levarem boas oportunidades para o seu varejo são maiores. Por isso, nutra um bom relacionamento com eles e mostre-se disposto a aproveitar essas chances que aparecem de vez em quando. 

No final, você auxilia a indústria, ela auxilia o seu varejo, e os seus clientes encontram produtos com preços bons.

Como criar o meu calendário promocional no varejo? 

Como já dissemos anteriormente, você pode baixar gratuitamente o nosso Calendário Promocional para 2021 para visualizar as principais datas comemorativas de 2021. Assim, em cima deste material, você pode anotar outras celebrações que deseja aproveitar no seu supermercado para garantir que as suas vendas aumentem durante o ano.

Ademais, se você tem dúvidas sobre como colocar em prática as nossas sugestões relacionadas com o calendário promocional, entre em contato conosco e saiba como nossos consultores podem te ajudar a desenvolver campanhas vencedoras para o seu varejo.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

Write A Comment