SUMÁRIO


Por em 15 de junho de 2021

Dicas para supermercados: como vender mais em julho?

Quer vender mais em julho no seu supermercado? Então é hora de conhecer as principais datas comemorativas do mês para alavancar os resultados da sua loja.

Assim como todos os outros meses do ano, julho traz excelentes oportunidades para você aproximar o relacionamento com o seu cliente, fazer ações criativas, reativar consumidores antigos e, é claro, aumentar as suas vendas.

Quer saber mais? Então confira quais são as principais oportunidades de julho e prepare o seu varejo para elas! 

Principais datas e oportunidades para vender mais em julho

07/07 – Dia Mundial do Chocolate 

A primeira data comemorativa para vender mais em julho é o Dia Mundial do Chocolate. 

Doce extremamente popular no Brasil (e no mundo), o chocolate pode ser encontrado nos mais diversos valores, tipos e sabores. Também, existem aqueles que são sem lactose, veganos diet/light, entre outros. Ou seja: é possível fazer ações que contemplem diversos perfis de clientes. 

Assim sendo, se você já contar com uma plataforma de Gestão de Clientes, que tal segmentar os consumidores que compraram chocolates nos últimos 90 dias? Você pode enviar para essas pessoas ofertas exclusivas, lembrando-se também de colocar outros produtos que fazem cross selling com os chocolates, como vinhos e frutas, por exemplo.

Além disso, a data é uma oportunidade para aumentar o ticket médio da sua loja. Basta ofertar chocolates que possuem um preço mais elevado por um valor um pouco mais acessível. Para ter mais sucesso nessa ação, ofereça descontos exclusivos apenas para os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos – e deixe isso muito claro no encarte, nas prateleiras e nas redes sociais. Por exemplo:

“O chocolate custa R$10. Mas, para os clientes cadastrados no nosso Clube de Descontos, ele sai por R$8,99”.

Isso estimulará o cadastro de mais consumidores no seu Clube.

Ademais, outra forma de aumentar o ticket médio é criar kits com chocolates variados pensando no perfil do seu público. Acima, já citamos os clientes que possuem algum tipo de intolerância alimentar. Então, que tal criar um kit especial para quem não consome açúcar e/ou para os intolerantes à lactose?

Por fim, nossa última dica é: aproveite as suas redes sociais para falar sobre o chocolate! É possível fazer batalha nos stories, dar sugestões de receitas, falar curiosidades sobre a história do doce, entre outros. Use a criatividade! 

08/07 – Dia do Panificador 

Logo após o Dia Mundial do Chocolate, já temos mais uma excelente oportunidade para vender mais em julho. Estamos falando do Dia do Panificador.

A data é excelente para você aumentar as vendas da sua padaria e, é claro, elevar o ticket médio das compras. Lembre-se de divulgar as delícias fresquinhas da sessão nas suas redes sociais e, se possível, oferecer um desconto especial neste dia.

Pense que essa é uma oportunidade para clientes que nunca compraram na sua padaria experimentarem os produtos Se eles gostarem, quem sabe eles passem a comprar da sua padaria com mais frequência.

Além disso, uma ação segmentada também é muito bem vinda nesta data comemorativa. Você pode identificar os clientes que compraram pães na sua padaria no último mês e disponibilizar um desconto especial para eles.

10/07 – Dia da Pizza

Salgada ou doce, com massa fina ou grossa, com borda recheada ou sem borda recheada… Seja como for, a pizza é sempre uma boa pedida para comer sozinho, em casal, entre amigos ou com a família.

Como se não bastasse, a pizza é uma refeição perfeita para comer sem sair de casa. São várias as pessoas que têm o hábito de pedir pizza ou de montar a sua própria com os ingredientes preferidos.

Assim sendo, aproveite essa data para vender mais em julho e aproximar-se do seu cliente.

Além de tudo, neste ano o Dia da Pizza cai em um sábado. Assim sendo, que tal sugerir que os seus consumidores aproveitem a data para fazerem a sua própria pizza?

Inclusive, você pode fechar parcerias com os seus fornecedores e verificar a possibilidade de oferecer descontos em ingredientes como: 

  • Molho de tomate;
  • Queijo mussarela;
  • Azeite de oliva;
  • Calabresa;
  • Azeitonas;
  • Orégano;
  • A própria massa da pizza, entre outros. 

São muitos os produtos que você pode colocar na sua campanha! Que tal criar uma ilha promocional com esses produtos? Eles ganharão destaque na sua loja e estimularão o cliente a aproveitar o sábado em casa fazendo sua própria pizza!

A data também é excelente para você aumentar a sua simpatia nas redes sociais. Aproveite-a para sugerir receitas de pizza, falar curiosidade sobre esse prato tão queridinho e interagir com os seus seguidores, perguntando “como seria a pizza perfeita” deles.

Inclusive, talvez valha a pena até mesmo criar um encarte especial com receitas para fazer a própria pizza e seus ingredientes. Ademais, lembre-se sempre de escolher produtos estratégicos que terão um preço especial somente para os clientes do seu Clube de Descontos. 

13/07 Dia Mundial do Rock 

Quer fazer uma ação simples para o Dia Mundial do Rock? Então você pode manter uma playlist especial de rock na sua loja durante o dia.

Ainda, pode perguntar para os seus clientes, nas redes sociais, quais são as músicas que eles mais gostam do estilo e verificar se é possível acrescentá-las na sua playlist.

Ademais, que tal fazer uma campanha interativa com seus seguidores? Eles podem mandar fotos com a temática “rock” e a mais votada ganha um voucher na sua loja. Isso pode aumentar o engajamento nas redes socias e mostrar que o seu supermercado tem uma pegada “divertida” e antenada. 

Além disso, é possível usar as redes sociais e/ou encarte para falar curiosidades sobre esse estilo de música tão amado e buscar formas de relacioná-lo com receitas. Que tal ensinar a fazer um drink diferente?

15/07 – Dia dos Homens

Criar uma campanha segmentada é um dos melhores caminhos para aproveitar essa data comemorativa e vender mais em julho. Utilizando uma ferramenta de Gestão de Clientes, como a da Mercafacil, você pode utilizar a segmentação por gênero e criar ações especiais para os homens.

Criada a filtragem de gênero, você pode fazer uma análise dos produtos mais consumidos pelos seus clientes homens, criar um encarte especial com esses itens e enviar para eles via SMS.

Ainda, vale a pena utilizar as suas redes sociais visando aproximando o relacionamento com os clientes. Que tal publicar uma mensagem de “parabéns” ou homenageando os homens? Essa é uma forma de não deixar a data passar em branco. 

16/07 – Dia do Comerciante 

O dia 16 de julho homenageia todos os profissionais que trabalham na área do comércio. Ou seja, que trabalham na venda de produtos e serviços. Sabendo disso, que tal aproveitar a data para selecionar parceiros e clientes comerciantes e fazer uma homenagem a eles?

Provavelmente, na sua lista de fregueses, você conta com comerciantes engajados e fiéis. Podem ser os donos de pequenos negócios que ajudam a movimentar a economia na região em que vivem, ou os grandes empresários que também atuam na área do comércio.

Seja como for, essa é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com eles, mostrando o quanto eles são importantes para o sucesso do seu negócio. Uma boa dica é enviar para eles um brinde ou uma carta de agradecimento. Além de, é claro, destacar a data nas suas redes sociais.

Independentemente de como você escolher comemorar a data, valorize o laço que você tem com os comerciantes.

19/07 – Dia Nacional do Futebol

Que o futebol é o esporte mais popular do país certamente você já sabe. Então, que tal aproveitar que no dia 19/07 é celebrado o Dia Nacional do Futebol para destacar esse esporte tão importante para o Brasil?

Você pode aproveitar essa situação para impulsionar as vendas de alguns setores da sua loja. Entre os principais estão o açougue, bebidas frias e os aperitivos. Ademais, a criação de um encarte especial com esses produtos certamente pode contribuir para movimentar a loja na data e aumentar as vendas em julho.

Além disso tudo, é claro, aproveite para falar sobre o Futebol nas suas redes sociais e relacionar-se com o seu público.

19/07 – Dia da Caridade 

Além do Dia Nacional do Futebol, em 19/07 também é celebrado o Dia da Caridade. E essa é uma ótima oportunidade para você mostrar que o seu supermercado preocupa-se com causas sociais e é engajado.

Lembre-se de que julho costuma ser um mês mais frios que os outros. Então, que tal aproveitar o mês inteiro para promover campanhas de agasalho? Ainda, é possível fazer arrecadação de alimentos e, também, distribuição de marmitas para pessoas em situações vulneráveis.

Organizar essas ações sociais é uma atitude muito valiosa para a sociedade e, ainda, ajuda a criar uma imagem positiva da sua marca frente ao público. Todos saem ganhando!

20/07 Dia do Amigo

Afinal, o que seria de nós sem amigos, não é mesmo? Dentre as datas comemorativas de julho, temos um dia especial para eles, os nossos amigos.

Celebrado no dia 20, ele dá a oportunidade de fazer campanhas criativas e que reforcem o seu relacionamento com os clientes. Afinal, você pode tratar seus clientes como amigos, não é mesmo?

Lembre-se de que essa é uma data que traz muitos sentimentos positivos. Assim, mesmo que ainda não seja possível se “aglomerar” e encontrar todos os amigos, esse dia pode ser a oportunidade de relembrar as pessoas a enviarem uma mensagem para aqueles que amam.

Use as redes sociais do seu supermercado para destacar essa data. Que tal fazer uma postagem bonita e sugerir para os seus seguidores marcarem os amigos que amam?

Ou então, você pode fazer uma espécie de competição, pedindo para as pessoas postarem fotos com amigos e marcarem a sua loja. Ao final,  a mais votada, ganha um brinde/voucher do seu supermercado.

26/07 Dia dos Avós 

Outra excelente data para vender mais em julho e, ao mesmo tempo, estreitar o relacionamento com os seus clientes é o Dia dos Avós.

Além de ser uma oportunidade para você homenagear todos os avós em suas redes sociais, você pode aproveitar para divulgar deliciosas “receitas de vó” nas redes e preparar um encarte especial para a data – sempre destacando produtos estratégicos e colocando-os no seu Clube de Descontos. Ou, que tal incentivar os netos a criarem receitas para os avós em comemoração ao dia deles?

Outras formas de aproveitar a data é gravar vídeos de clientes e/ou colaboradores internos, homenageando os avós. Essa ação pode emocionar os seguidores e gerar sentimentos positivos e marcantes nas pessoas.

Ainda, que tal criar um concurso com “frases de avós” em seu Instagram? Os melhores comentários podem ganhar um brinde ou vale compras no seu supermercado.

Lembre-se também que essa é uma data em que as pessoas costumam dar presentes. Então, montar kits variados para diferentes perfis de avós pode ser um grande diferencial da sua marca.

É possível pensar em kit para os avós:

  • Churrasqueiros;
  • Modernos;
  • Avós de primeira viagem;
  • Que gostam de flores/doces;
  • Divertidos – quem sabe com aventais e/ou louças com frases engraçadas;
  • Que assumiram o papel de pai e/ou de mãe;
  • Viajantes, entre outros!

Não é preciso apenas focar em receitas! Procure movimentar outros setores da sua loja para vender mais em julho no Dia dos Avós. 

28/07 Dia do Agricultor

A última data comemorativa para vender mais em julho é o Dia do Agricultor. Sabemos que o setor FLV é de extrema importância para o seu varejo. E essa é uma data que pode ser ainda mais especial para aumentar as vendas do seu hortifrúti.

Algumas sugestões para você aproveitar ainda mais a data são:

  • Montar uma estrutura diferenciada no setor de FLV para chamar a atenção dos clientes e investir em bons preços para estimular o aumento nas vendas. Sempre, é claro, colocando produtos estratégicos em oferta apenas para o seu Clube de Descontos;
  • Exibir, nas suas redes sociais, a estrutura diferenciada que você preparou para a data, destacando a qualidade e o frescor dos produtos; 
  • Fazer postagens que homenageiem o agricultor e todos os profissionais que atuam para que os produtos FLV cheguem até a sua loja. Mostre o caminho que os alimentos percorrem desde a saída das plantações até a loja, o cuidado com que são transportados e colocados em exposição, etc.

Se você já utiliza a plataforma da Mercafacil, você pode:

  • Enviar uma campanha segmentada com os consumidores que mais compraram FLV nos últimos 30 dias;
  • Fazer o caminho inverso, ou seja, encontrar aqueles clientes que deixaram de comprar estes itens no último mês, e enviar uma campanha exclusiva para eles.

Essas ações são importantes tanto para vender mais em julho quanto para você ter um bom desempenho na retenção de clientes.

Pronto para vender mais em julho?

Com todas essas dicas, o seu supermercado está, com certeza, mais preparado para vender mais em julho, certo?

Lembre-se que pensar em ações mensais para o seu varejo é essencial para garantir o sucesso dele. Assim sendo, se você já deseja saber quais são as principais datas comemorativas de todos os meses do ano, baixe o nosso Calendário Promocional para 2021 e organize-se.

Com ele, além de vender mais em julho, você poderá alavancar seu faturamento durante os 365 dias do ano! Por fim, se tem dúvidas sobre como aplicar nossas sugestões de ações na sua loja, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a alavancar os resultados do seu supermercado.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]