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Como vender mais em fevereiro? Veja as oportunidades do mês para o varejo

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Logo estamos no segundo mês do ano que, apesar de mais curto, traz consigo importantes datas comemorativas. Um grande destaque, é claro, é o Carnaval. Então, se você busca vender mais em fevereiro e alavancar o faturamento do seu supermercado, você está no lugar certo.

Confira quais são as principais oportunidades do mês, prepare o seu varejo para elas, fortaleça o relacionamento com os seus clientes e aumente suas vendas neste período. Vem ver as nossas dicas!

Ideias de campanhas sazonais e principais oportunidades para vender mais em fevereiro

01/02 – Para vender mais em fevereiro, faça uma campanha de início de mês 🛒💸

O começo de mês costuma ser o momento em que as pessoas recebem seus salários e, também, os vales refeição/alimentação. Ou seja, é o período em que há mais dinheiro circulando.

Sendo assim, se você busca vender mais em fevereiro (e em todos os meses!), uma boa dica é fazer campanhas variadas de estímulo à compras, que aumentem o ticket médio por cliente. Por exemplo:

  • Fazer ações com vendas casadas, que ajudam a aumentar o ticket e, também, a desencalhar produtos que estão parados na sua loja;
  • Apostar em um saldão de produtos de curva B e C que não venderam o esperado no mês anterior. 

Caso você já tenha uma ferramenta de Gestão de Clientes, como a da Mercafacil, você pode aproveitar o começo do mês para enviar o encarte da sua loja para toda a sua base de clientes. A partir disso, é possível fazer uma ação de resgate dos clientes inativos da sua loja, aqueles que compraram nos últimos 60 dias mas não nos últimos 30 dias. 

04/02 – Dia mundial contra o Câncer💕🎗

Essa é uma excelente data para você mostrar que o seu supermercado apoia uma causa importante. Dessa forma, é um momento para você humanizar o seu varejo e aproximar seu relacionamento com os clientes.

Além disso, são diversas as ações que você pode fazer para mostrar o engajamento da sua marca com esta data. Por exemplo:

  • Fazer uma série de postagens em suas redes sociais, convidando um médico para falar sobre o assunto. É possível falar sobre a importância do diagnóstico precoce, dos cuidados a serem tomados para a prevenção da doença, entre outros;
  • Dedicar uma porcentagem das vendas da sua loja durante este dia para alguma instituição relacionada com o tratamento de câncer;
  • Preparar promoções no setor de FLV e/ou de alimentos saudáveis, já que eles são importantes para manter a saúde em dia.

16/02 – Carnaval 🎊

É claro que, para vender mais em fevereiro, você deve dar muita atenção à principal data comemorativa do mês. Ou seja, o carnaval.

Atenção: apesar de o carnaval ser comemorado em 16/02, essa data pede por ações que devem ter início logo nos primeiros dias do mês. Afinal, o dia 16/02 cai na terça-feira e é comum que os foliões comecem a aproveitar a festa muito antes, no dia 12/02 (sexta-feira), por exemplo.

Ainda, sabemos que o carnaval de 2021 tem tudo para ser diferente dos anos anteriores. Mas, com certeza, as pessoas encontrarão formas para aproveitar a folia. E você pode ajudá-las!

Dito isso, vale lembrar que existem inúmeras campanhas e ações que você pode fazer na sua loja para comemorar esta data. E estamos falando tanto de ações de vendas quanto de relacionamento. Confira! 

A importância da identidade visual

O carnaval é uma festa cheia de vida, cores, alegria, fantasia, música, etc. E isso deve transparecer no seu varejo! 

Por isso, tanto no seu PDV, quanto nos seus encartes, site e suas redes sociais, aposte em uma comunicação visual festiva que esteja de acordo com o carnaval. Também, aproveite este momento para interagir com o seu público e gerar mais engajamento em suas redes

Ofertas relevantes para o período

Para vender mais em fevereiro e ter sucesso na sua campanha de carnaval, foque suas promoções nos produtos que mais fazem sucesso durante a festa.

Alguns já conhecidos são os petiscos variados, bebidas e açougue. Também, aproveite para organizar a sua loja de modo a estimular compras casadas. Por exemplo: deixar carvão e bebidas próximo ao açougue.

Além disso, para ter maior certeza de quais produtos são os queridinhos dos seus clientes, use a sua plataforma de Gestão de Clientes para filtrar os itens que mais venderam no carnaval do ano passado e aposte nesses itens em suas promoções. 

Para aproveitar o carnaval e vender mais em fevereiro: aposte na sessão de bazar! 

A sessão de bazar pode ser excelente para aumentar o ticket médio das compras durante o carnaval. E, ainda, tornar o momento mais divertido e memorável para o cliente. Você pode incrementar a sessão com serpentinas, confetes, acessórios e fantasias variadas. 

Ps: a festa é tão grande no nosso país que temos um texto que traz apenas sugestões de ações para serem feitas para tirar o máximo proveito dessa data para o seu varejo. Vale a leitura!

21/02 – Dia Nacional do Imigrante Italiano

O Dia Nacional do Imigrante Italiano é outra boa data comemorativa para vender mais em fevereiro e estreitar sua relação com os clientes.

Que tal utilizar as suas redes sociais para:

  • Compartilhar receitas tradicionalmente italianas;
  • Fazer enquetes e brincadeiras que geram engajamento. Nos stories do Instagram, por exemplo, fazer uma batalha de pratos italianos que todo mundo gostam;
  • Postar curiosidades sobre a cultura italiana;
  • Convidar um chef para fazer uma receita ao vivo e transmitir pelo seu Instagram;

Essas ações nas redes sociais podem ser feitas apenas durante o dia ou estenderem-se durante a semana. 

Ademais, além das redes sociais, você também pode criar um encarte especial com os ingredientes que compõem as receitas italianas e enviar via SMS para atrair os clientes até a sua loja/estimular que comprem de maneira online.

28/02 – Dia da Ressaca 😴

Mais descontraída e divertida, essa data é mais uma oportunidade para você estreitar o relacionamento com os seus clientes e vender mais em fevereiro. 

Assim sendo, que tal aproveitar o Dia da Ressaca para fazer ofertas de produtos que ajudam a curá-la?

Isotônicos e suco de laranja podem fazer sucesso nessa campanha. Além deles, alimentos mais saudáveis, como abacate, tomate, banana e até mesmo leite também costumam ser bem vistos por quem está “sofrendo com a ressaca”. Você pode fazer um encarte com esses produtos e enviar via SMS para seus clientes.

Bônus: caso você já utilize a plataforma da Mercafacil, você pode segmentar as ações do Dia da Ressaca para clientes acima dos 18 anos e que costumam consumir bebida alcoólica. 

Ainda, caso considere pertinente, você pode fazer brincadeiras em suas redes sociais, perguntando para as pessoas como elas costumam curar a ressaca, por exemplo.

Outras dicas para vender mais em fevereiro

Logo no começo do texto, citamos a “campanha de início de mês”, que pode te ajudar a vender mais em fevereiro. Porém, além dela, você também pode apostar em outras ações que estimulam o aumento de vendas, retomam e/ou reforçam o relacionamento com o seu cliente. Por exemplo:

Campanha segmentada no meio do mês

Trabalhar mensalmente com campanhas segmentadas é algo que deve fazer parte da sua estratégia e planejamento para o seu supermercado. E a metade do mês é uma excelente época para você voltar a movimentar sua loja com mais intensidade. Para isso, basta escolher qual ou quais setores da sua loja irão participar da ação. 

As oportunidades são várias! Você pode optar desde movimentar o setor petshop, por exemplo, até mesmo o de bebidas alcoólicas, produtos premium e importados, entre outros.

Para escolher qual será o setor que será a estrela da campanha segmentada do mês, avalie o desempenho das suas ações anteriores e dedique um tempo para criar segmentações bem específicas dos seus clientes. Esse cuidado pode garantir que sua campanha seja mais efetiva.

Resgate de clientes inativos 

Você pode aproveitar a terceira semana do mês para fazer ações específicas de resgate de clientes inativos. Para isso, é importante que você acompanhe na sua plataforma de gestão de clientes quanto tempo o consumidor está em comprar da sua loja.

Identificando esse “atraso” na compra, você poderá entrar em contato com ele oferecendo ofertas selecionadas, personalizadas e assertivas, que sejam do interesse deste cliente. Certamente uma promoção em algo que ele já costuma comprar gera boas chances de que ele vá até sua loja.

Veja também: 6 dicas para resgatar clientes inativos e aumentar as vendas 

Saldão/balanço de fim de mês

Que tal separar um dia promocional para desovar produtos que estão encalhados e para manter o cliente comprando na sua loja? Essa ação estimula o consumo por meio de promoções e também pode ser feita em todos os meses do ano.

Preparado para vender mais em fevereiro?

Com todas essas dicas, o seu supermercado está, com certeza, mais preparado para vender mais em fevereiro, certo?

Ah, quer saber quais são as principais datas comemorativas de todos os meses do ano? Então baixe agora mesmo, gratuitamente, o nosso Calendário Promocional para 2021

Com ele, além de vender mais em fevereiro, você poderá alavancar seu faturamento durante os 365 dias do ano!

Ademais, se você tem dúvidas sobre como aplicar nossas sugestões de ações na sua loja, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções personalizadas para o seu negócio.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

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