SUMÁRIO


Por em 16 de maio de 2019

Seu faturamento de vendas está em queda? Descubra o que fazer

O faturamento de vendas certamente é um dos indicadores mais importantes para todas as empresas. Afinal, é ele quem garante a evolução de uma loja e ainda mais, a sua sobrevivência no mercado.

Quando essa métrica está em queda, é normal que os gestores liguem o alerta e comecem a buscar maneiras de resolver o problema. Porém, a questão é que às vezes pode ser tarde demais.

Por esse motivo, o controle de faturamento é imprescindível para uma empresa de sucesso. Você tem feito isso no seu supermercado?

Acompanhe o post de hoje para entender um pouco mais sobre a análise desse dado e o que fazer para aumentar seu faturamento.

Como identificar a queda do faturamento de vendas

Existem uma série de fatores que podem levar o seu supermercado a sofrer com a queda no faturamento.

Ser recorrente na análise desses dados certamente é um primeiro passo para diminuir os impactos desse problema. Mesmo assim, nem sempre apenas ver as métricas é o suficiente.

Para entender como resolver a situação será preciso identificar quais foram as razões para que isso acontecesse. Entre as principais estão:

  • Perda de clientes
  • Queda no ticket médio
  • Clientes inativos
  • Concorrência
  • Queda nas vendas
  • Precificação muito elevada
  • Falta de recorrência de ações

Você pode conferir as razões de maneira mais detalhada em nosso post: 7 razões para a queda no faturamento de um supermercado – e possíveis soluções.

Com o problema identificado cabe a você e sua equipe buscarem as soluções adequadas para o contratempo.

Vale lembrar que o quanto antes a queda no faturamento for identificada mais simples será a resolução da situação. Caso você demore para acompanhar os acontecimento as formas de resolver o impasse serão mais complicadas e irão depender de mais investimentos.

Mesmo que geralmente esse seja um caso que gere desconforto nas empresas, é preciso ser analítico e estratégico para resolver a situação da melhor forma.

Para essa questão, utilizar tecnologia pode ser um ótimo caminho para retomar os bons resultados da sua loja.

Como fazer o controle de faturamento

O faturamento é uma métrica que geralmente tem variações de um mês para o outro, principalmente em supermercados por conta de questões sazonais.

Uma queda brusca ou uma sequência de vários meses com o faturamento em queda é o que não pode acontecer de maneira nenhuma. Controlar isso, certamente não é um tarefa fácil e também não depende apenas de você.

Isso acontece, pois sua loja pode ter a estratégia correta até o momento que um novo concorrente chegue ao mercado. Com uma proposta mais atrativa, ele pode fazer com que você perca consumidores, vendas e consequentemente faturamento.

Esse fator especificamente é difícil de ser controlado, mas isso não quer dizer que você não pode e não precisa fazer nada.

Pode parecer estranho, mas sabia que para aumentar o faturamento as vezes você precisa gastar mais? Gastar na verdade não é a palavra correta, mas sim investir.

Os investimentos em tecnologias, por exemplo, podem garantir uma série de vantagens competitivas para o seu supermercado. Essa proposta de inovação pode inclusive ser um dos valores da sua marca.

Com isso, mesmo que surjam concorrente sua loja pode se manter como era antes, mas claro, sempre atenta a questões que pode melhorar

Essas inovações tecnológicas podem ter relação com o seu contato com o público, por exemplo, ou até mesmo em processos internos.

Adotar novas estratégias de comunicação, layout de loja, precificação e calendário promocional seguramente podem fazer a diferença na melhora dos seus resultados.

Uso de tecnologia para evitar a queda do faturamento de vendas

Para manter o faturamento em crescimento ou pelo menos constante durante o ano, você precisa fazer com que os clientes continuem a comprar certo?

Quanto a isso, algumas tecnologias já disponíveis no mercado podem te ajudar a fazer isso na prática.

Um dos exemplos que têm crescido são os aplicativos de supermercado, que chegaram para trazer maior comodidade aos clientes. A entrega desse benefício ajuda a fidelizar o consumidor, fazendo com que ele volte a comprar na sua loja.

Além disso, consumidores fidelizados tendem a gastar mais do que aqueles que fazem apenas compras pontuais na sua loja.

Na maior parte dos casos os aplicativos dão acesso a ofertas da loja, permitem a consulta de preços e enviam itens em promoção os clientes.

Um software de gestão de clientes, também pode ser uma boa solução para o seu supermercado.

Já que essa ferramenta apresenta dados de maneira clara e objetivo dados que você possui em seu sistema de gestão, aliado a dados de compras dos clientes. Com isso, você pode acompanhar de perto o seu faturamento diário e até mesmo anual.

Essas informações permitirão que você encontre tanto medidas para manter os resultados, quanto para melhorá-los com base em informações dos consumidores.

Até mesmo as redes sociais podem ser usadas em sua estratégia de marketing para impulsionar as vendas. Os encartes digitais, por exemplo, já tem ganhado competitividade em meio aos encartes tradicionais.

Eles podem ser publicados semanalmente nas redes junto com outras ofertas pontuais em busca de atrair clientes. Tanto em buscas orgânicas, quanto em buscas pagas você pode atrair mais clientes e assim aumentar suas vendas.

Essas são apenas algumas das opções, mas você descobrir mais em nosso post Como inovar para vender mais em supermercados.

Como resolver a queda de faturamento com um software de gestão de clientes

Um software de gestão de clientes serve para que seu supermercado tenha acesso a métricas relevantes que podem gerar insights para a criação de ações.

Essas campanhas podem ser geradas a partir dos dados de compra dos clientes e as métricas gerais da loja.  

Analisar de maneira recorrente essas informações seguramente podem contribuir para que você melhore seus resultados.

Isso acontece, pois assim que você identifica uma queda no faturamento, já pode promover uma ação para impulsionar suas vendas ou atrair novos clientes, por exemplo.

Na plataforma Mercafácil, por exemplo, você tem acesso a uma série de páginas que podem te ajudar na identificação de problemas e criação de ações com relação ao faturamento.

Conheça algumas páginas

Na home, que é a página inicial, você já tem informações sobre o faturamento, variação, número de cupons e o ticket médio da loja. Além disso, existem os dados isolados o grupo de clientes cadastrados em seu clube de descontos, como o ticket médio e o percentual de faturamento que você tem identificado.

Página de desempenho é possível analisar o faturamento de maneira geral da sua loja. Inclusive fazendo comparações entre períodos, o que pode contribuir para identificar sazonalidades e oportunidades.

Ao acessar a página do clube é possível visualizar informações similares, mas sobre o faturamento identificado. Ainda existem dados mais específicos, como quantidade de cupons, ticket médio e quantidade de clientes cadastrados.

Além dessa opção, também é possível fazer uma análise de faturamento ainda mais controlada, na análise de dados da empresa. Com ela é possível visualizar gráficos mensais, semanais e até mesmo diárias.

Vale lembrar que a plataforma utiliza informações que você já tem no seu ERP, mas formatada de uma outra maneira.

A plataforma busca tornar o uso das informações mais simples para os supermercadistas melhorarem seus resultados.

Para saber um pouco mais sobre outras formas que o software de gestão de clientes da Mercafácil pode ajudar você a aumentar as vendas faça uma demonstração gratuita!

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Daniela Hendler