Informações de Mercado

Quais são os 3 fatores de sucesso vencedores para o setor varejista?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O que torna uma marca vencedora? E quais são os fatores de sucesso que diferenciam esse negócio dos demais no mercado?

É pensando em compreender e responder essas questões que nós trazemos para você alguns dos principais fatores de sucesso das marcas de varejo.

Hoje, ser apenas “bom” não é mais o suficiente. É preciso pensar em formas de destacar-se no mercado e ser lembrado pelos seus clientes. Mais do que isso, também é importante desenvolver ações que façam com que esses clientes sejam fiéis à sua marca e, também, façam “propaganda” dela para o seu círculo de amigos. Isso tudo, é claro, de maneira espontânea.

Porém, conquistar tamanha confiança e credibilidade com o público não é algo que acontece do dia para a noite. Além disso, é algo que exige bastante cuidado, atenção e conhecimento. Para te ajudar a começar essa mudança que pode ser o ponto chave de mudança para o seu negócio, acompanhe o texto.

Conhecendo 3 fatores de sucesso para o varejo

Aqui, vamos deixar um pouco de lado os fatores “básicos” e essenciais para o sucesso do varejo. Por exemplo, não vamos citar a importância dos preços competitivos, do bom atendimento ou da organização da loja para atrair e conquistar os clientes. É óbvio que esses pontos são fundamentais para o seu negócio decolar, mas hoje o nosso objetivo é ir um pouco mais a fundo e além desses fatores.

Porém, vale SEMPRE ressaltar que é fundamental dar atenção à esses pontos básicos para o dia a dia da sua operação, ok? Tendo isso em mente, podemos prosseguir. 

1. Tecnologia como aliada

Varejos que sabem como utilizar a tecnologia em sua operação com certeza saem na frente dos outros estabelecimentos. Isso acontece porque a tecnologia se faz presente em absolutamente TODAS AS ÁREAS do negócio. Desde o cuidado com o estoque, passando pelo treinamento dos colaboradores, pela gestão e relacionamento com os clientes, entre outros.

Estar sempre atento às novidades da área e buscar por soluções que otimizem e automatizem as tarefas é um diferencial para o seu negócio. Afinal, dessa forma podem ser minimizados os erros humanos e você pode focar toda a sua atenção e cuidado para quem realmente importa: o cliente.

Aqui, na Mercafacil, por exemplo, nós oferecemos uma solução tecnológica completa e integrada. Ela faz uma Gestão do Comportamento de Clientes efetiva e prática e, com ela, você passa a ter uma enorme conhecimento sobre os hábitos dos seus clientes. Assim, tem todas as informações necessárias para se comunicar com eles de maneira mais assertiva. E esse é só um dos diversos exemplos de como a tecnologia pode ser um dos fatores de sucesso para o seu varejo.

2. Facilidade no pagamento

Outro ponto que pode fazer toda a diferença para o seu supermercado destacar-se da maioria está relacionado com a diversidade e a facilidade e nas formas de pagamento. Caso a sua loja não aceite o cartão do cliente, não tenha dúvidas de que ele vai fazer as compras em outro lugar. 

Ainda, mais do que aceitar cartões de diversas bandeiras, se a sua loja deseja sair na frente da concorrência, também é importante preocupar-se com:

  • Ter uma boa quantia de troco disponível no caixa. Segundo Leandro Rosadas, especialista em supermercados, o ideal é ter 1% do seu faturamento separado para troco. Por exemplo: se a sua loja vende R$ 100 mil, deve ter R$ 1.000 de troco.
  • Pensar em formas de tornar o pagamento mais prático, como com o self-checkout, que permite que o cliente faça um auto atendimento, identificando, embalando e fazendo o pagamento das próprias compras.

3. Comunicação personalizada 

Você saber como, quando e por onde se comunicar com o seu cliente faz toda a diferença – tanto para ele, quanto para você. Por isso, investir na comunicação personalizada é um dos fatores de sucesso para o varejo.

Apostar em ações segmentadas e em campanhas via SMS e WhatsApp, por exemplo, poderão trazer uma maior taxa de sucesso para o seu negócio. Aqui, também relembramos que essas campanhas não precisam ser feitas “apenas” para clientes ativos, mas também para aqueles consumidores que estão há mais de 30 dias sem visitar a sua loja.

Que tal buscar o histórico de compras essas pessoas e enviar promoções desses produtos que já foram previamente adquiridos, convidando esses clientes para retornarem à sua loja?

Essa ação mostra que você sabe quem é o seu consumidor e que você está preocupado com ele. Mais do que isso, está enviando ofertas relevantes para ele, que podem ser um grande diferencial e fazer com que ele sinta-se especial e querido pelo seu negócio. 

Todos os fatores de sucesso do varejo levam ao mesmo resultado: uma melhor experiência para o cliente

Por fim, vale relembrar que todos os fatores que nós citamos aqui sempre possuem como finalidade a melhora na experiência do seu cliente. Seja na hora de relacionar-se com a marca por canais remotos ou na hora de fazer a compra no ambiente físico, é sempre importante que o seu consumidor tenha uma experiência positiva com o seu varejo.

Se o cliente tiver problemas na loja física, ele deve saber que pode informar o ocorrido pelos canais virtuais, por exemplo. Essa integração de canais (físicos e virtuais), o cuidado de estar sempre presente e de ser lembrado, de ter colaboradores pró-ativos e de resolver possíveis problemas de maneira eficiente e agilizada poderão garantir um lugar de destaque para a sua marca no mercado.

Ademais, é importante que esses cuidados sejam constantes e assertivos, garantindo que a sua loja seja sempre bem avaliada pelo público e acompanhe as tendências de consumo dos seus clientes. Ou seja: nunca fique para trás.

Gostou de saber um pouco mais sobre fatores de sucesso que ajudam a deixar o seu negócio sempre em destaque? Então continue acompanhando o nosso blog e fique sempre por dentro das novidades do varejo!

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

Write A Comment