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5 motivos para investir em uma padaria no supermercado

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Ter uma boa padaria no supermercado, que faça com que os clientes optem por comprar na sua loja e não na concorrência, pode ser uma excelente maneira de fidelizar consumidores e, ainda, atrair novos shoppers para a sua loja. Afinal, quem não gosta de um pão quentinho? 

Nós sabemos que os brasileiros são grandes fãs dos produtos panificados em geral. De acordo com dados do Sebrae, 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% consomem produtos panificados. Dos pães consumidos, 86% são artesanais e 52% são do tipo francês. 

Tendo esses números de consumo em mente, pense no quanto você pode aumentar as suas vendas caso ofereça bons produtos panificados na sua loja.

Além disso, as pesquisas acima mostram que o pão é um alimento que está presente todos os dias na vida da maior parte dos brasileiros. Ou seja: isso significa que as pessoas o compram com frequência – o que faz com que os clientes visitem mais vezes a sua loja. Interessante, não é mesmo?

Mas, se você ainda não está convencido da importância de ter a sua própria padaria no supermercado, confira nossas sugestões a seguir e repense se não é hora de apostar nesse setor. Acompanhe!

5 motivos para ter a sua própria padaria no supermercado

1. A padaria no supermercado faz com que os clientes aumentem a frequência de compras na sua loja

Conforme citamos rapidamente acima, os pães são perecíveis e gostosos de serem consumidos na hora, – de preferência, ainda quentinhos. Ademais, pelo pão ser um alimento presente na rotina das pessoas, é normal que elas o comprem diariamente.

Para o seu supermercado, isso significa um aumento na frequência de compra dos clientes. Afinal, eles poderão ir diariamente à sua loja para comprar pães – e, de quebra, levar outros produtos.

Ou seja: você aumenta a frequência de compra dos clientes e, também, o ticket médio das compras. 

Dica extra para estimular o fluxo de clientes na sua loja

Para estimular com que os clientes andem por toda a sua loja, posicione a padaria mais ao fundo do supermercado. Isso faz com que o consumidor, ao entrar, sinta o cheiro de pão/demais produtos fresquinhos e circule por diversas sessões até chegar na sua padaria no supermercado. 

2. Diferencial frente a concorrência 

Apesar de existir uma receita “base” para fazer pão e demais produtos panificados, cada pão é diferente. Isso pode ser causado por causa do forno, do próprio panificador, das marcas dos ingredientes utilizados ou demais fatores. A questão é que, ao investir em uma padaria de qualidade no supermercado, você se destaca da concorrência.

E não estamos falando que você precisa ter uma padaria e/ou panificadora que oferece milhares tipos de produtos diferentes e varie o cardápio sempre. Se isso acontecer com o tempo, ótimo. Mas, no início, o foco é trazer para os seus clientes aquilo que você sabe que eles gostam: um excelente pão!

Depois, com o tempo, quando a padaria já estiver conquistando os consumidores, é possível testar novas receitas e fazer degustações, oferecer amostras grátis, etc. Assim, quem sabe você possa até mesmo criar uma identidade única para a sua padaria.

Lembre-se de que tudo que é produzido e exposto na sua loja traz a imagem da sua empresa. Por isso, a padaria no supermercado, quando bem trabalhada, pode ter a força de uma grife, uma marca solidamente construída na mente do consumidor.

Assim, deixará de ser apenas “uma padaria de supermercado” qualquer, mas sim: a padaria deliciosa do supermercado [insira o nome aqui]”!

3. Facilidade para a vida do cliente

Outra grande vantagem de contar com uma padaria no supermercado é facilitar a vida do seu consumidor. Afinal, ele encontrará em um só lugar tudo o que precisa, não sendo necessário buscar uma padaria e/ou panificadora externa para comprar “o pãozinho do dia”.

Além disso, caso você não tenha uma boa padaria e o seu concorrente tenha, é possível que, no dia que o consumidor deseje comprar algo deste setor, ele vá até o concorrente e faça todas as suas compras lá. E, assim, você deixa de ganhar dinheiro, não é mesmo? 

4. Possibilidade de inovar e reaproveitar produtos, evitando desperdício

Apesar do foco da panificadora ser os pães, é possível aproveitar o setor para fazer diversos produtos, como  bolos, doces, biscoitos, salgadinhos, entre outros.

A fabricação própria permite ao estabelecimento criar novos sabores e produtos exclusivos. Inclusive, pode ser uma excelente saída para reaproveitar insumos que seriam descartados em breve.

Assim como no hortifrúti é possível aproveitar frutas para fazer suco e/ou tomate para fazer tomate seco, na padaria você pode transformar pães em torradas ou, ainda, utilizar insumos que estavam quase passando do ponto para fazerem parte de receitas que serão consumidas em breve.

Pedaços de legumes podem virar recheios de tortas, e o mesmo vale para frutas. A questão é que ter uma panificadora própria abre todo um leque de possibilidades para você:

  • Atrair novos consumidores;
  • Fidelizar clientes;
  • Explorar novas receitas no seu supermercado;
  • Reaproveitar alimentos e evitar o desperdício, e muito mais!

5. Estreitar o relacionamento com o cliente 

Por fim, mas não menos importante, a padaria no supermercado também pode te ajudar a estreitar o relacionamento com o cliente. Afinal, você passa a ter mais um serviço do interesse dele para oferecer.

Quando estivermos livres da pandemia, é possível fazer degustação com produtos da padaria. Entretanto, durante esse período, já que não é possível fazer esse tipo de ação, que tal oferecer amostras grátis e/ou produtos da padaria em tamanho reduzido para os clientes experimentarem?

Essa é uma excelente ação de relacionamento e pode te ajudar na hora de fidelizar clientes.

Ainda, você pode olhar a sua base de dados e verificar quais são os clientes que costumam comprar pães e bolos na sua loja. Estamos falando dos produtos que já vêm prontos de fábrica, não o que são feitos pela sua loja necessariamente. Com esses dados em mãos, que tal fazer uma campanha segmentada para esses consumidores?

Você pode:

  • Preparar ofertas exclusivas para eles (segmentadas via CPF);
  • Oferecer brindes (as tais das amostras grátis que citamos acima);
  • Escolher produtos exclusivos da padaria para colocar no seu Clube de Descontos – e deixar isso muito claro na sua comunicação visual, seus encartes e redes sociais, entre outros.

Aproveite esse seu diferencial para colocar o seu cliente em foco e aproximar-se dele! 

Extra: o que fazer para a sua padaria no supermercado ter mais sucesso?

Agora que você já entendeu a importância de ter uma boa padaria no supermercado, é hora de fazê-la bombar! Para isso, algumas dicas são:

  • Divulgue-a: use suas redes sociais, encartes e demais meios de comunicação (WhatsApp, SMS, push de aplicativos, e-mail, entre outros) para divulgá-la e atrair mais clientes para o setor;
  • Use seu Clube de Descontos com maestria: coloque produtos estratégicos da padaria com descontos exclusivos para os clientes que fazem parte do seu programa de fidelidade;
  • “Dia do pão quentinho”: assim como existe a “segunda da limpeza” e a “terça verde”, que tal criar um dia da semana com descontos especiais no setor da padaria?
  • Padronização, organização e exposição: capriche na forma que você irá produzir, organizar e expor os seus produtos. Se o seu cliente foi até a sua loja, comprou pão e gostou, na próxima compra ele vai querer encontrar o mesmo padrão de qualidade no produto. Por isso, preste muita atenção nesse fator, garantindo uma excelente padronização nos seus produtos da padaria no supermercado.
  • Reforce que a sua padaria é única: é importante que os consumidores saibam que aquilo que encontram na sua padaria eles não encontrarão em outros supermercados. Crie a sua marca e faça com que ela seja sempre lembrada e valorizada pelos clientes.

E então, gostou de saber mais sobre a importância de ter uma padaria no supermercado? Esperamos que sim! Continue nos acompanhando por aqui para ficar sempre por dentro das novidades do mundo do varejo. E, é claro, se você está em busca de ter mais sucesso na hora de conquistar, fidelizar e reter os seus clientes, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar nessa missão.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]

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