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Melhore o layout das gôndolas e alavanque suas vendas

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Fazer compras em um ambiente desorganizado e demorar para encontrar aquilo que você deseja é bastante desestimulante, não é mesmo? Por isso, investir em um bom layout das gôndolas pode ser um diferencial para o seu negócio.

Se uma pessoa nunca foi até a sua loja e, na sua primeira visita, dá de cara com um ambiente em que é difícil para achar o que deseja, pode até ser que ela conclua essa compra. Porém, as possibilidades de esse consumidor voltar até o seu estabelecimento é menor. 

Mesmo que o seu preço seja bom, algo que sempre reforçamos por aqui é: o preço dos itens varia, mas a experiência que você causa no seu cliente é algo que fica com ele. E por mais que pareça algo pequeno, o layout das gôndolas, quando bem pensado, pode ajudar a otimizar essa experiência. 

Ademais, esse cuidado também pode ser uma estratégia poderosíssima para aumentar as suas vendas! Quer saber como? Então continue acompanhando o nosso artigo!

Ah, em nosso blog já escrevemos um texto no qual falamos sobre a importância de um bom layout para a sua loja como um todo. Assim, fique a vontade para conferi-lo e tornar o seu aprendizado sobre o assunto mais completo. Clique aqui e acesse a matéria. 

Aqui, falaremos mais especificamente do cuidado e do layout das gôndolas e prateleiras do seu varejo.

Vantagens em apostar em um bom layout das gôndolas

Quem nunca falou que ia ao mercado comprar “só uma coisinha”, mas voltou cheio de produtos? O bom layout das gôndolas é um fator que pode ter sido decisivo na hora de aumentar o ticket dessa venda. Nenhum item do supermercado está posicionado naquela prateleira específica por acaso. É tudo muito bem pensado – ou, pelo menos, deveria ser.

Isso acontece porque, normalmente, quando um consumidor adentra ao seu estabelecimento, ele já tem uma ideia daquilo que ele deseja comprar. Por exemplo: se ele vai fazer macarrão ao sugo para a família, então já sabe que precisa achar a massa, o molho de tomate e demais temperos para enriquecer a receita. 

Porém, andando pela sua loja, ele dá de cara com pacotes de queijo ralado, que ele tinha esquecido de colocar na receita. Também, encontra facilmente um vinho com preço bom e já acrescenta na compra. 

Entende como ter os itens bem dispostos e organizados nas prateleiras pode ser fundamental para a sua loja? Cabe a você supermercadista, entender e fazer uma boa gestão das categorias do seu mix de produtos. 

Também, é fundamental que você conheça profundamente o hábito de compras do seu cliente. Isso porque, com esse conhecimento, é possível traçar um “percurso ideal” para o consumidor fazer dentro da sua loja. 

Como cada estabelecimento conta com um perfil de clientes diferente, não basta você “copiar” a ideia de outra marca. É preciso criar a sua própria forma de otimizar o layout das gôndolas e garantir mais vendas. 

Como fazer o layout das gôndolas de forma eficiente? 

Entendendo o comportamento do seu público, é hora de organizar a sua loja e expor os produtos de forma eficiente e atrativa.

O layout das gôndolas deve ser convidativo e estimular o cliente a fazer compras complementares, conforme o rápido exemplo que demos no tópico anterior. Dessa forma:

  • A sua loja sai no lucro, literalmente, porque vende mais; 
  • O cliente fica mais satisfeito, porque encontrou no seu estabelecimento tudo aquilo que ele queria – e até aquilo que ele nem sabia que queria, mas que tornou a experiência de compra ainda melhor e mais completa.

Mas… Como fazer isso? Confira nossas dicas:

1. Categorias e subcategorias

Seu objetivo é facilitar a vida do cliente! Por isso, use nomes simples e cores para sinalizar ao público sobre a divisão dos departamentos do seu estabelecimento. Assim, com estratégias pré-definidas, você pode expor, em alguns locais da loja, os produtos complementares de categorias diferentes. 

Ademais, essa técnica, chamada de “Cross merchandising”, estimula o cliente a fazer compras por impulso mas, também, garante que ele conquiste uma experiência mais completa. 

2. Altura e posicionamento

Ainda, os produtos que merecem mais atenção devem estar na altura da visão do cliente, com uma boa iluminação e facilmente ao alcance das mãos. 

Também, é importante que todos os produtos estejam posicionados com o rótulo para frente, sendo facilmente identificado pelos consumidores. Da mesma forma, deixe o preço bem visível, próximo do produto e com fácil leitura.

3. Locais estratégicos 

A fim de estimular mais vendas, você pode posicionar, perto do caixa, aqueles itens que são mais suscetíveis às compras por impulso. 

Também, seguindo esse pensamento, pode ser interessante deixar os produtos básicos mais ao fundo da loja. Isso porque esses itens são frutos de uma compra planejada e, assim, os clientes passarão por outros corredores até chegarem lá. 

Não obstante, esse posicionamento estratégico no layout das gôndolas também é positivo para facilitar a movimentação entre a área de vendas e o estoque da sua loja. Ou seja: tudo é muito bem pensado! 

4. Prateleiras especiais

Os produtos estão próximos do vencimento? Então… Que tal ter sempre uma gôndola especial para esses itens?

Ou ainda: o mês tem alguma data comemorativa especial? Você vai fazer alguma ação ou campanha para celebrar essa data? Pois bem… Que tal criar uma prateleira exclusiva para chamar a atenção para essa comemoração?

Todos os meses trazem consigo uma oportunidade a ser aproveitada. Quer saber quais são elas? Baixe o nosso calendário promocional e fique por dentro das principais festividades de cada mês e não deixe passar nenhuma data comemorativa! 

Aplicando o layout adequado!

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância de investir em um bom layout das gôndolas para o seu estabelecimento? Então comece a colocar em prática as nossas dicas e avalie o que está e o que não está funcionando para a sua marca. 

Caso tenha mais dúvidas sobre o assunto, aproveite e agende agora mesmo uma consultoria gratuita com os nossos especialistas e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a fidelizar os seus clientes e aumentar as suas vendas.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

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