SUMÁRIO


Por em 22 de julho de 2021

Investir em tecnologia é a solução para aumentar o lucro do seu varejo

Se investir em tecnologia já se mostrava algo importante, com as mudanças na sociedade acontecidas no último ano isso se tornou ainda mais fundamental. Principalmente para as empresas que desejam destacar-se da concorrência e garantir o seu lugar no mercado.

De acordo com pesquisa feita pela Accenture, empresas que investiram fortemente em tecnologia em 2020, durante a pandemia, aumentaram de forma significativa as suas vantagens frente à concorrência.

Por meio do infográfico “Make the Leap, Take the Lead” é possível observar o papel fundamental que a tecnologia exerceu no sucesso dos negócios. Ela permitiu a sobrevivência e auxiliou no crescimento das empresas em um momento altamente turbulento. 

Marcas que apostaram na inovação tecnológica tiveram um aumento de receita cinco vezes mais rápido do que concorrentes. Também, observaram maior crescimento registrados por elas mesmas há anos atrás. 

Outro estudo, feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, revelou que houve um aumento de 87% no investimento em transformação digital.

De acordo com os varejistas que participaram da pesquisa, os investimentos em ferramentas utilizadas para a contribuição da digitalização do varejo resultam em uma melhora na experiência do consumidor, ajudam na tomada de decisão e, também, impactam no aumento do faturamento.

Esses dados, informações e insights só nos ajudam a corroborar algo que você já deve ter entendido: investir em tecnologia é a solução para aumentar o lucro do seu varejo.

Porém, para ter sucesso nessa missão, é importante saber como trazer essa digitalização para dentro do seu varejo.

Como investir em tecnologia no supermercado e deixá-lo mais atraente para os consumidores? 

Antes de dar boas dicas para você acertar em cheio na hora de investir em tecnologia no seu varejo, é essencial entender o motivo que está fazendo com que você modernize o seu negócio. E esse motivo é: o cliente espera isso de você

Assim, como o objetivo do seu supermercado sempre deve ser o de oferecer uma boa experiência para o seu consumidor, lembre-se que é isso o que você garantirá a ele quando trazer novidades ao seu varejo. 

Ademais, caso você não se adapte a essa nova realidade, tenha a certeza de que ficará para trás. Com isso, perderá clientes. Também, deixará de atrair novos consumidores em potencial para o seu varejo.

Não queremos isso, não é mesmo?

Assim sendo, para investir em tecnologia de forma certeira…

1. Aposte nas ferramentas corretas 

Existem milhares de ferramentas tecnológicas disponíveis para você utilizar no seu varejo. Por isso, é muito importante fazer uma boa pesquisa antes de trazer as novidades para o seu negócio. Faça um estudo de mercado e verifique quais ferramentas podem ser implementadas.

Estamos falando de:

Também, destaque para o bom uso de ferramentas gratuitas, como as redes sociais e o WhatsApp.

Quando bem geridos, esses canais podem trazer bons resultados para aproximar o contato da sua marca com os clientes e, também, aumentar as suas vendas. 

2. Estude a concorrência e fique atento às tendências de mercado

Ademais, para ter sucesso na hora de investir em tecnologia, outros dois pontos importantes são:

  • Desenvolver o hábito de estudar seus concorrentes;
  • Manter-se antenado às novidades. 

Essas ações farão com que você possa avaliar o que está funcionando em outros varejos. Aliás, mais do que isso, poderão te ajudar a pensar em formas de trazer essas ações para o seu negócio de forma aprimorada.

Entenda que a tecnologia está em constante evolução. Assim, para acompanhá-la, você também deve acompanhar o seu nicho de mercado como um todo. 

3. Entenda que investir em tecnologia deve fazer parte da cultura do seu negócio

Conforme citamos no tópico acima, a tecnologia está sempre em evolução. Por isso, de nada adianta fazer uma “revolução” e levar muitas novidades para o seu varejo de uma só vez e achar que, assim, você “resolveu um problema”. Nada disso!

Investir em tecnologia é um processo contínuo.

Por isso, é essencial que a busca pela digitalização esteja enraizada no seu varejo. Todos do seu time devem se engajar e compreender a importância de trabalhar em um local que está sempre levando novidades para facilitar a vida do cliente.

Investir em tecnologia é só o começo!

Resumindo: deixar de investir em tecnologia é algo que trará prejuízo para o seu varejo.

Afinal, se você não for atrás de novidades, seus concorrentes irão. Com isso, eles terão mais chances de “roubar” os seus clientes e, também, de conquistar novos consumidores que poderiam ser seus. 

Para evitar essa situação e, ao mesmo tempo, mostrar que a sua marca entende a importância da digitalização do varejo, tenha o suporte de bons parceiros. Eles poderão te ajudar a acertar em cheio no seu investimento em tecnologia.

Por fim, já conhece a Mercafacil? Somos a empresa líder em gestão de comportamentos de cliente no Brasil!

Dessa forma, se você está em busca de investir em tecnologia de forma certeira, podemos te ajudar. Tenha mais sucesso na hora de atrair, conquistar, fidelizar e reativar clientes. Para saber mais, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções personalizadas para o varejo.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]