SUMÁRIO


Por em 4 de abril de 2023

Como bombar o Instagram do meu supermercado? Veja 6 dicas imperdíveis

Você já se perguntou sobre “o que fazer para melhorar o Instagram do meu supermercado”? Você sabe se tem usado essa poderosa rede social ao seu máximo desempenho? É para te ajudar nessa missão de ter um perfil com mais engajamento e alcance que preparamos este material.

Aliás, você já deve estar cansado de saber da importância de ter redes sociais que engajam, certo? Elas funcionam como uma vitrine da sua marca e são excelentes canais para você:

  • Aproximar o relacionamento com seus seguidores – sejam eles clientes ou (ainda) não;
  • Educar o público sobre assuntos variados, seja sugerindo uma receita, postando dicas para facilitar o dia a dia das pessoas, entre outros;
  • Mostrar que a sua marca está atenta às novidades;
  • Publicar campanhas e promoções imperdíveis;
  • Divulgar o seu Clube de Descontos e os principais benefícios em fazer parte dele…

E muito mais! 

Com isso, você passa a ter uma breve noção da importância de ter um bom Instagram do seu supermercado. E apesar de ele exigir um planejamento e cuidado com as postagens, o essencial é: tirar a ideia do papel.

Mas não se preocupe, vamos te ajudar a fazer isso e te mostrar quais são as principais tendências para você tornar o Instagram do seu supermercado um excelente canal de comunicação com os seus seguidores. Confira! 

Compreendendo as mudanças e tendências do Instagram

De acordo com Camila Renaux, consultora, professora e palestrante eleita duas vezes como a “Melhor Profissional de Marketing do Brasil”, o maior segredo para você ter sucesso no Instagram do seu supermercado é sempre lembrar-se de que: o seu cliente é o maior especialista.

Ou seja: de nada adianta você ter um conteúdo incrível se ele não estiver de acordo com o perfil e o gosto do seu cliente. 

Assim sendo, é fundamental você saber quem é o seu público, fazer uma boa gestão de clientes e, mais do que isso, compreender o que o consumidor busca encontrar ao entrar no seu Instagram.

Será que ele busca apenas por ofertas – ou seja, os encartes da sua loja, – ou também quer receber conteúdos mais humanizados e relevantes?

Acreditamos piamente que a segunda opção é a mais interessante.

Aqui, vale a pena levantar uma questão:

Pois bem, digamos que um seguidor está em busca de um novo amaciante para as suas roupas e está pesquisando preços e opções. Assim sendo, ele entra no perfil do seu supermercado e encontra ali um encarte com vários preços. Dentre eles, o preço de alguns amaciantes.

Não satisfeito, o cliente continua “rolando” o Instagram e encontra o perfil de um concorrente seu.

O seu concorrente, além de expor o preço de alguns amaciantes, também faz uma breve resenha falando do aroma do produto, dos diferenciais dele e dá dicas de como usar o produto.

Em qual loja o cliente vai escolher comprar esta mercadoria? As chances de ele optar pelo seu concorrente é maior. E por que isso acontece? Porque o seu concorrente ofereceu mais credibilidade no conteúdo. Ele educou o cliente, ele mostrou a sua cara e deu opinião sobre o amaciante. 

E essa é uma máxima válida para basicamente qualquer produto.

Por isso: tem alguma novidade no seu mix? Conhece alguma receita gostosa e que pode ser de gosto do seu cliente? Tem dicas para compartilhar sobre o dia a dia do seu supermercado? Quer participar de alguma campanha “viral” que está em alta no momento? Pois bem: não hesite em mostrar esse conteúdo extra no seu Instagram!

– Veja também: Como funciona o marketing digital? Conheça as principais estratégias

Conhecendo as principais ferramentas e funcionalidades do Instagram

Primeiramente, antes de você conhecer as melhores dicas para o Instagram do seu supermercado, vale conhecer as principais ferramentas e funcionalidades atuais da rede social – lembrando que elas são atualizadas frequentemente. Confira-as:

Feed

O feed o local em que o usuário vê as postagens dos usuários que segue e, também algumas postagens patrocinadas/anúncios.

Stories

Os stories são postagens temporárias que duram apenas 24 horas. Elas geralmente consistem em fotos ou vídeos curtos que você pode adicionar ao seu perfil e que desaparecem após um dia.

Reels

Os Reels são vídeos curtos que duram até 60 segundos. Eles geralmente incluem música, transições, efeitos especiais e legendas. Além disso, podem ser compartilhados no feed, nos stories no Explorar.

Explorar (Explore)

O Explorar é uma seção onde os usuários podem descobrir novas contas e conteúdos relevantes com base em seus interesses e atividades no Instagram.

IGTV (Instagram TV)

O IGTV é uma plataforma de vídeo independente que permite aos usuários postar vídeos mais longos que não caberiam em uma postagem normal do Instagram. Os vídeos do IGTV podem ter até 60 minutos de duração.

Ao vivo (Live)

O Instagram Live é uma ferramenta de transmissão ao vivo que permite que você se conecte com seus seguidores em tempo real. Durante uma transmissão ao vivo, os espectadores podem comentar e interagir com o apresentador.

Shopping

A ferramenta de compras do Instagram permite que os usuários marquem produtos em suas postagens e stories, tornando mais fácil para os seguidores encontrar e comprar os itens que gostam diretamente no aplicativo.

Mensagens (Direct Messages)

As mensagens diretas do Instagram são uma maneira de se comunicar com outros usuários da plataforma. As mensagens podem ser enviadas para indivíduos ou grupos e podem incluir fotos, vídeos, emojis e GIFs.

Essas são apenas algumas das principais ferramentas do Instagram, e, conforme já citamos acima, a plataforma continua a evoluir e adicionar novos recursos regularmente. Por isso, vale a pena acompanhar as novidades e tendências da rede social.

6 dicas para bombar o Instagram do meu supermercado

1. Saiba que qualquer hora é hora

Ainda de acordo com Camila Renaux, não existe melhor horário para postar no Instagram do meu supermercado. Desde o início da pandemia, os acessos à plataforma aumentaram cerca de cinco vezes e eles são feitos de forma uniforme ao longo do dia.

Ademais, a especialista ressalta que houve um aumento de 75% de interação no Instagram desde a chegada do coronavírus. É possível que esses dados mudem conforme o passar do tempo? Sim. Afinal, as redes sociais são extremamente ágeis e mutáveis. Porém, no momento, o que sabe-se é isso.

Dessa forma, para você compreender melhor qual é o melhor horário de postagem para a sua marca, a dica é uma só: teste, monitore e analise. Dessa forma você compreenderá quais são os posts com mais engajamento, em que dia da semana foram feitos e etc. 

2. Explore os multiformatos

O Instagram é uma plataforma que aceita vários formatos de conteúdo.

Desde uma foto estática, passando por vídeos no IGTV, stories e Reels, carrossel de imagem, ou carrossel de vídeos… Além dos diversos filtros e da própria plataforma de vendas do aplicativo.

Como os Reels são a sensação do momento, é claro que o Instagram vai dar mais visibilidade para as marcas que testarem e utilizarem essa novidade. Afinal, essa é uma própria forma do Instagram estimular a adesão à nova funcionalidade, “medir a febre” e saber como está sendo a aceitação do público.

Por isso, não hesite em explorar as novidades quando elas aparecerem. E não tenha medo se não ficar bom na primeira tentativa. Lembre-se de que a prática leva à perfeição e de que o feito é melhor do que o perfeito.

3. Sugira a interação 

Outro ponto importante a se pensar na hora de “ter sucesso do Instagram do meu supermercado” é apostar na interação.

E, falando nisso, a interação mais poderosa para o Instagram é quando uma pessoa salva a sua postagem. Por isso, um ótimo hack para você saber na hora de fazer as suas postagens é sugerir que as pessoas tomem certa ação ao ver o post. 

Além dos clássicos “curta e compartilhe”, você pode sugerir que as pessoas salvem ou encaminhem a postagem. Sempre, é claro, de acordo com o objetivo do post.

Fez um vídeo de uma receita? Então que tal sugerir para a pessoa “salve a receita e tente fazer mais tarde”?

Além disso, aproveite o canal para pedir opiniões e recomendações e estimule a gameficação e o entretenimento, com uma chamada do tipo “Responda com um emoji”. 

4. Cause o “efeito parada”

Um Instagram de sucesso é aquele que você permanece na tela e fica olhando. Assim, ao pensar em “como ter sucesso no meu Instagram?”, lembre-se do efeito parada.

O algoritmo do Instagram consegue identificar quando os seguidores passam mais tempo em uma postagem, mesmo que demorem para tomar uma ação – ou até mesmo nem tomem. Por isso, uma boa dica é tentar causar o “efeito parada” nos seus posts e/ou no seu feed. Como fazer isso?

  • Transformando conteúdo denso em imagem – como infográficos, por exemplo;
  • Fazendo carrosséis que intercalam imagens e vídeos;
  • Criando uma identidade visual atrativa para o seu perfil

Segundo Camila Renaux, um carrossel contendo de 8 a 10 slides apresenta 9% mais engajamento  e 100% mais exposição pelo algoritmo.

5. Entenda o poder dos stories – e use-os sabiamente

Ademais, Renaux ressalta que 43% dos usuários esperam que marcas façam stories. Também, ela explica que as pessoas apresentam uma maior tolerância à quantidade de stories. 75% dos usuários do Instagram tendem a permanecer acompanhando os stories quando há de 10 a 20 deles.

Mais do que isso, ela ressalta que o segundo story é o melhor para fazer o CTA (call to action), ou seja, a “chamada para uma ação”. Assim sendo, essa chamada pode ser variada. Por exemplo:

  • Saiba mais;
  • Compre;
  • Venha;
  • Arraste para cima;
  • Conheça;
  • Participe;
  • Responda, entre outros. 

Ah, e o uso de emojis apresentam 9,5% mais chances de efetivar o CTA sugerido!

6. Explore o Reels

O Reels veio para “bater de frente” com o Tiktok e é sabido que o algoritmo do Instagram favorece quem explora as novidades. Por isso, se o seu supermercado ainda não começou a utilizar o Reels, agora é hora.

Exitem 3 grandes formas que você pode usar essa nova ferramenta: 

  • Aumentar a autoridade: se for esse o caso, mostre o a sua cara e dê dicas.
  • Afim de aumentar o engajamento: faça coreografias, explore os memes e o humor.
  • Para aumentar as vendas: mostre os produtos e suas variantes. 

No Instagram do seu supermercado é possível explorar essas três formas de conteúdo. Sempre, é claro, conforme a aceitação, o engajamento e a resposta do seu público. 

Dicas finais para ter sucesso com o “Instagram do meu supermercado”

Por fim, outras dicas relevantes que podem te ajudar a ter mais sucesso no Instagram do seu supermercado são:

  • Apostar no uso das hashtags de maneira sábia. Normalmente, recomenda-se que sejam utilizadas entre 5 a 10 hashtags. 
  • Tenha um propósito nas suas postagens e fique atento ao “cancelamento”. As pessoas estão mais exigentes e, se virem algum conteúdo com o qual não compactuam, podem causar um movimento contra a sua marca.
  • A colaboração e a participação do cliente está em alta. Estimule-a por meio de ações de engajamento e solidárias.
  • É necessária a agilidade em todos os processos. Inclusive, nos conteúdos. Por isso, esteja sempre atento às novidades e tendências.
  • Tudo é questão de escolha. Se você sabe qual é o tema que deseja falar, é hora de escolher COMO transformar esse assunto em conteúdo relevante.
  • Pesquise sobre marketing de influência e confira se existem bons influenciadores digitais que podem ser parceiros da sua marca, trazendo mais alcance e engajamento para o seu negócio.
  • Por fim, lembre-se de que o foco do Instagram do seu supermercado são as pessoas. A humanização é essencial e, tanto os clientes, quanto os colaboradores, devem ser o foco da sua marca.

E então, está mais preparado para tornar o Instagram do seu supermercado um canal poderoso? Esperamos que sim! Para se inspirar sobre o assunto e saber mais sobre como utilizar de forma estratégica o Instagram e as outras redes sociais do seu supermercado, acesse os artigos a seguir:

*Os dados e informações referenciados à Camila Renaux foram retirados da palestra da profissional ministrada no RD Summit 2020

Comentários

  1. Vanuzia de Oliveira disse:

    Passando para agradecer pelo textos, pois me ajudou muito no meu trabalho

  2. Daniela Hendler disse:

    Que bom que você gostou dos nossos textos, Vanuzia!
    Um abraço,

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]