Gestão

Gestão de estoque para supermercados: tudo que você precisa saber

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Você tem dado atenção necessária para a gestão de estoque no seu supermercado? Acredite, esse cuidado é essencial para manter a padronização e o profissionalismo no seu varejo.

Isso acontece porque o mercado vive um cenário cada vez mais competitivo. Dessa forma,  é preciso buscar novas formas de se destacar da concorrência e adaptar-se às demandas dos clientes. Atualmente, uma dessas demandas que mais cresce é a do ambiente online. 

Assim sendo, é importante que o seu supermercado esteja neste universo, seja nas redes sociais, nos aplicativos, sites – ou em todos eles. E a gestão de estoque da sua loja precisa acompanhar esse processo. Dessa forma, preparamos algumas informações importantes que podem te ajudar a otimizar o gerenciamento do seu estoque. Confira! 

A importância da boa gestão de estoque

Cuidar da gestão de estoque é ação crucial para o sucesso de toda a operação varejista. Afinal, ela é a base para os demais processos do supermercado. Assim, quando a gestão é bem feita, verificam-se inúmeros benefícios para o seu negócio. Por exemplo:

  • Redução da necessidade de capital de giro;
  • Melhor abastecimento com redução de falta de produtos;
  • Equilíbrio de fluxo de caixa;
  • Maior controle físico das mercadorias;
  • Proximidade entre gerência e produtos.

Porém, para garantir essa boa gestão, é necessário determinar qual é o nível adequado do investimento em estoque. A partir disso, pode ser definida a quantidade de produtos a serem adquiridos a fim de manter esse nível. 

Ademais, ressalta-se que a rentabilidade de um empreendimento é sustentada pelo giro de seus produtos. Mas, e se o estoque for mal administrado?

Pois bem, uma má gestão do estoque pode impactar diretamente na experiência do cliente. Além disso, há uma maior taxa de desperdício de mercadorias que passam do prazo de validade ou estragam. E esse desperdício pode gerar grandes prejuízos o supermercado em termos financeiros.

Ações necessárias para gerir o estoque do supermercado

Neste cenário, existem algumas ações para você manter o controle e a gestão do estoque sempre em dia. Esse cuidado é essencial para a empresa apurar o movimento de entrada e saída das mercadorias. 

Ainda mais, auxilia a ter informações precisas sobre as demandas necessárias para o bom funcionamento e maior aproveitamento dos seus produtos e, também, sobre o lucro líquido obtido no final do mês. Confira nossas dicas.

Invista em funcionários qualificados

São muitas as empresas que investem e usam inúmeros controles e ferramentas. Porém, mesmo com tantos recursos, não conseguem gerenciar o estoque de forma eficaz. Assim sendo, quando isso acontece, pode ter certeza de que o problema está na mão de obra.

Dessa forma, para solucionar esse problema, existem alguns pontos que podem ser trabalhados. Como exemplo, podemos citar dois: 

  • Realizar um  processo seletivo;
  • Investir em treinamentos para os funcionários diretamente envolvidos no processo. 

Ademais, seja qual for a sua escolha, é essencial que o seu colaborador esteja apto para exercer a função designada a ele.

Crie uma automatização para a gestão de estoque

A melhor maneira de equilibrar e organizar o estoque é contar com um sistema de gestão. Afinal, o software irá lhe ajudar a acompanhar as modificações no estoque e prazos de validades.

Além do mais, essa tecnologia também pode comunicar com antecedência quando os itens estocados têm pouca saída ou se está na hora de comprá-los novamente. A tecnologia é sua aliada e você deve utilizá-la sem medo.

Tenha controle dos fluxos de mercadorias

Controle bem todas as operações realizadas com os produtos. Isso envolve registrar as entradas, saídas, movimentações dentro do estoque, trocas e devoluções.

Assim sendo, é importante separar bem cada uma dessas situações. Esse cuidado evita que aconteçam os chamados “furos” e colabora para um acompanhamento mais preciso do fluxo dos seus produtos.

Faça balanço de mercadorias

Fazer a gestão de estoque também pede pelo balanço de mercadorias. Essa atividade deve ser realizada de tempos em tempos e irá lhe mostrar um panorama da composição do estoque. Mantendo essa ação na sua rotina, você irá compreender melhor a causa de possíveis rupturas e problemas no seu negócio.

Como o cuidado com o estoque influencia na experiência do cliente

Diversos fatores influenciam na experiência do cliente na hora de realizar suas compras, como o bom atendimento, a praticidade e facilidade na hora de adquirir os produtos e, também, a variedade de itens disponíveis na loja.

É nesse ponto que a gestão de estoque se torna ainda mais importante. Afinal, somente com um bom controle de estoque será possível garantir que o cliente sempre encontre os produtos que ele precisa. Isso impacta diretamente na sensação de satisfação ao final da compra.

Atenda às expectativas do cliente

Quando um cliente não encontra o que procura mais de uma vez, isso causa uma pequena frustração na sua experiência de compra. Com isso, ele pode optar pela concorrência em uma próxima vez.

Ou seja, a disponibilidade de produtos também é um fator importante na fidelização de clientes. Por isso, é essencial saber quais são os produtos com maior fluxo de saída para que eles estejam sempre à  disposição no supermercado.

O supermercado precisa, sim, contar com uma grande quantidade e variedade de produtos. Contudo, ele não pode ter um estoque exagerado, uma vez que isso pode levar a perda dos itens.

Assim, como citado anteriormente, o ideal é realizar esse controle de estoque por meio de um software de gestão. Esse sistema ajuda o estabelecimento a manter o acompanhamento em dia, contribuindo para que a logística do supermercado siga sem falhas.

Um armazenamento de qualidade

Outro ponto importante da gestão de estoque envolve o cuidado com o armazenamento dos seus produtos.

O supermercado deve ter um espaço físico apropriado, com capacidade suficiente para atender às condições adequadas para o armazenamento de diversos tipos alimentos. Afinal, existem àqueles que necessitam de cuidados específicos devidos às suas propriedades.

Alguns itens que podemos citar são os frios, alguns tipos de embutidos e carnes, por exemplo. Esses alimentos precisam ser armazenados em freezers ou câmaras frias, pois são altamente perecíveis.

Além deles, os hortifrútis também precisam de cuidados especiais. Eles devem estar sempre frescos e, por isso, o ideal é que seja acordado com os fornecedores para que sejam entregues várias vezes durante a semana.

Sistema de gestão de estoque

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das empresas, deixando de ser um capricho ou tendência passageira. O mundo digital chegou e ficou para transformar o varejo.

Neste cenário, ganha espaço o software de gestão para o seu supermercado. Quando bem aplicado, esse sistema pode:

  • Diminuir falhas humanas;
  • Agilizar processos logísticos;
  • Otimizar o controle do estoque;
  • Registrar movimentação de mercadoria;
  • Gerar relatórios sobre a operação, dando suporte à tomada de decisões, entre outras.

Tornando a gestão de estoque do supermercado mais eficiente, o software permite uma melhor posição competitiva do seu supermercado em seu segmento de atuação.

Além do mais, um sistema de gestão de estoque eficaz também é extremamente positivo para auxiliar o seu negócio para migrar para o ambiente online sem muitas complicações e erros.

Esse conteúdo fez sentido pra você? Agora que você já conhece as melhores práticas sobre como fazer o controle de estoque do supermercado, continue acompanhando outros conteúdos para o varejo no nosso blog.

Esse artigo foi escrito por Letícia Lima, Assessora de Marketing da Mercadapp

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

Write A Comment