Gestão

Veja 8 erros que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos e evite-os!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Você sabe quais são os principais erros que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos e fazem com que ele não decole de vez? É isso o que vamos te mostrar hoje! Acompanhe e saiba como tirar o máximo proveito do seu Clube desde o início da sua implantação.

8 ações que atrasam, impedem e/ou atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos

Erro 01: não nomear um líder de projeto

Dentre os erros que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos, destaque para esse. Afinal, é muito importante que alguém da sua equipe responsabilize-se pelo bom desempenho do Clube.

É essa pessoa que irá fazer reuniões semanais com todos os colaboradores do supermercado para explicar sobre a importância do Clube e garantir que todos estejam no mesmo barco. É essencial que todo o time esteja engajado e entenda o seu papel para o sucesso do projeto.

Por isso, cabe ao líder tomar essa frente e, é claro, cobrar os resultados.

Dica para o líder de projeto 

Uma dica para o líder de projeto é fazer uma campanha interna que bonifique os operadores de caixa que mais registrarem clientes no Clube de Descontos, por exemplo. Essa ação pode aumentar o engajamento dos profissionais e gerar uma competição saudável entre eles.

Erro 02: não contar com uma equipe engajada

O sucesso de um Clube de Descontos está inteiramente ligado com o engajamento da equipe no projeto. Afinal, são essas pessoas que têm contato direto com os clientes e irão fazer o cadastro deles no Clube.

Por isso, conforme citamos brevemente no tópico anterior, é fundamental que todos estejam no mesmo barco, comprem a ideia do Clube, acreditem nela e façam a sua parte para o projeto funcionar.

– Veja também: Engajamento da equipe e clube: como otimizar essa relação

Erro 03: não oferecer descontos atrativos para o clientes

Outro dos erros que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos é oferecer descontos muito pequenos. Pense que os clientes estão dando todos os seus dados pessoais para a sua loja. Em troca disso, eles esperam receber bons benefícios.

Por isso, na hora de escolher os produtos que farão parte do seu Clube de Desconto, acrescente itens relevantes e com um valor atrativo.

Caso esteja inseguro por causa da margem de valores, lembre-se de que apenas uma porcentagem dos seus clientes irá pagar esse valor mais baixo no produto.

Inclusive, caso você ainda esteja no início da implantação do Clube – ou seja, tenha uma pequena porcentagem de clientes cadastrados, – aproveite para usar e abusar dos descontos chamativos.

Caso você tenha 10% de consumidores cadastrados, por exemplo, apenas eles irão pagar esse valor mais baixo. Entretanto, são essas ofertas de grande valor que irão aumentar o número de cadastros no Clube e permitirão que você tenha um maior conhecimento da sua base de clientes.

Erro 04: não tornar o Clube de Descontos parte da cultura da sua loja

Pense que o Clube de Descontos não é apenas uma ação da sua loja. Ele faz parte da cultura dela.

Por isso, conforme já falamos, é essencial que todos os colaboradores engajem-se no projeto e que os operadores de caixa sempre mencionem o Clube para os clientes.

Entretanto, além disso, é importante que os informes sobre o Clube estejam nos encartes impressos, carro de som, rádio interna, entre outros. Também, ele deve ser sempre mencionado em suas redes sociais e outros canais de comunicação, como SMS, WhatsApp, aplicativo, site, etc.

A sua comunicação relacionada ao Clube de Descontos deve sempre convidar o cliente a fazer o seu cadastro e, também, destacar os benefícios que ele receberá ao fazer parte deste programa.

– Confira: 3 dicas para acertar na hora de divulgar seu clube de descontos

Erro 05: colocar poucos produtos / produtos “irrelevantes” em promoção exclusiva no Clube de Descontos 

Outro dos fatores que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos é colocar produtos “aleatórios” com descontos mínimos e achar que isso trará resultado. Pode ter certeza que não funciona bem assim.

Por isso, uma boa dica para dar um pontapé inicial no seu Clube e garantir uma alta taxa de cadastramento logo no início dele é acrescentar itens que são consumidos pela grande massa do público. Por exemplo: papel higiênico, sabão em pó, detergente, arroz e feijão. 

Ainda, nos dias em que você fizer promoções direcionadas para cada setor, como a “terça verde” ou a “quinta do açougue”, lembre-se de acrescentar produtos relevantes desses departamentos no seu Clube. Sempre, é claro, com um bom desconto.

Erro 06: enganar o seu cliente dando descontos “mentirosos” é um dos pontos que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos

Já ouviu falar da “Black Fraude”? Quando as empresas sobem os preços dos produtos na Black Friday para depois baixá-los e dizer que está fazendo promoções imperdíveis?

Essa é uma estratégia que não deve ser utilizada nunca. Seja na Black Friday ou em demais épocas do ano. Acredite, essa ação é uma daquelas que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos.

Ainda, ela pode ser prejudicial para a imagem da sua empresa como um geral, fazendo-a passar por “mentirosa”.

Lembre-se de que o cliente frequenta a sua loja com certa frequência e acompanha a variação de preços. Se você subir o valor apenas para abaixar depois e colocar esse produto no seu Clube de Descontos, o cliente saberá e se sentirá enganado.

Erro 07: não ter paciência com os resultados e querer que eles aconteçam de uma hora para outra

Outro dos erros que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos é implantar o Clube e, logo em seguida, esperar que milagres aconteçam. Não é bem assim!

Temos um case de sucesso exemplar da Mercafacil, a rede de supermercados Tio Léo. Atualmente, eles têm mais de 95% do seu faturamento identificado – ou seja, mais de 95% da sua base de clientes cadastrados no Clube de Descontos.

E quanto tempo demorou para isso acontecer? Mais de um ano.

Seguindo as orientações da Mercafacil e evitando os problemas que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos que já citamos acima, é esperado que:

  • No primeiro mês, você tenha cerca de 10% dos seus clientes cadastrados;
  • No segundo mês, esse número suba para cerca de 20%;
  • Seguindo essa linha, é esperado que você tenha entre 50% e 60% de clientes cadastrados nos primeiros seis meses de projeto;
  • Subir dos 60% para os 70% talvez não demore tanto, entretanto, para chegar aos 80%, pode demorar cerca de um ano;
  • E para ultrapassar a marca dos 90% de clientes cadastrados no seu Clube, é esperado que você leve pelo menos um ano e meio. 

Por isso, entenda que esse é um resultado que acontece com o tempo e após muita dedicação da sua equipe.

Lembre-se que quanto maior a porcentagem de clientes cadastrados no seu Clube, mais você compreenderá o comportamento de compras de cada um dos seus consumidores. 

Erro 08: esperar que a plataforma tome decisões por você é mais um dos erros que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos

Por fim, mas não menos importante, um dos erros que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos é você contratar a plataforma de Gestão de Clientes, criar o seu Clube e esperar que a plataforma tome decisões por você. Negativo!

A ferramenta traz todas as informações que você precisa para ter sucesso com o seu projeto. Ainda, no nosso caso, a Mercafacil oferece todo o suporte para que você seja bem sucedido nas suas ações estratégicas. Entretanto, quem interpreta os dados coletados pela ferramenta e toma as decisões é a equipe do supermercado.

Por isso, reforçamos novamente a importância de ter uma equipe que entenda bem o funcionamento do Clube e saiba como tirar o máximo proveito dele. 

BÔNUS: Acertos para o seu Clube de Descontos 

Acima falamos dos erros, mas existem estratégias que você pode seguir para ter mais sucesso com o seu Clube. Duas boas dicas são:

Migrar as ofertas “gerais” do supermercado para ofertas exclusivas do Clube de forma gradual

Sabe o encarte de ofertas que você costuma fazer? Então, com o passar do tempo, de forma gradual, você mantém essas ofertas, mas joga-as somente para os clientes cadastrados no seu Clube de Descontos.

Essa estratégia deve ser feita aos poucos para o cliente não se sentir lesado. Afinal, pense na seguinte situação: o consumidor comprou ontem um produto em promoção. Aí, hoje, ele vai novamente no mercado para adquirir este mesmo produto e é informado que a promoção é válida apenas para quem é cadastrado no Clube.

Mas espera… Se ontem ele pagou esse valor sem ser cadastrado e hoje ele precisa fazer parte do Clube, tem algo errado, não é mesmo? Por isso, para evitar esse tipo de problema, o ideal é migrar as ofertas aos poucos.

Com isso você não perderá a sua margem de lucro, afinal, manterá as ofertas que já eram feitas antes e, ainda, terá mais clientes cadastrados no seu Clube. 

Começar com descontos mais agressivos

Mesmo que você quase fira a sua margem de lucro, no início é possível fazer descontos mais agressivos. Afinal, apenas uma pequena parcela dos clientes estará cadastrada no Clube e aproveitarão esse preço.

Esse investimento ajuda a atrair mais clientes para o seu Clube de Descontos e permite que você avance de maneira mais agilizada para o aumento de consumidores cadastrados.

BÔNUS 02: Dicas práticas para o sucesso

Gostou de saber mais sobre as atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos? Então confira as dicas valiosas dadas pelo Emmanuel Agnes, Analista de Marketing do Tio Léo Supermercados, para quem quer ter sucesso logo no início da implantação do Clube de Descontos da Mercafacil:

*Trecho retirado da nossa live “Como atingir mais de 90% das suas vendas identificadas”, feita em 17/06/2021

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre os erros que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos. E você, já tem o seu Clube? Caso esteja procurando essa solução para o seu varejo entre em contato conosco agora mesmo e saiba como a Mercafacil pode te ajudar nessa missão.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]

Write A Comment