Marketing

Já pensou em utilizar um encarte digital no seu supermercado?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Você já trabalha com encarte digital no seu supermercado? Essa é uma prática que tem crescido no varejo e certamente pode contribuir para o aumento das suas vendas.

A distribuição de encartes é uma prática bem comum em supermercados. Contudo, o investimento para a produção e distribuição desses materiais é alta. 

Certamente você já sabe que os investimento em marketing digital tem um custo bem abaixo dos canais tradicionais. Em meio a essa situação, novos canais de comunicação surgiram e outros foram se adaptando para não perder força, como é o caso dos encartes.

Confira em nosso post de hoje um pouco mais sobre os encartes digitais e como você pode fazer a distribuição deles no seu supermercado.

Por que investir na produção de um encarte digital?

Os investimentos em estratégias digitais tem crescido muito ao longo dos anos em diversos setores e no caso do varejo não é diferente.

É simples entender as razões para que isso aconteça. Um estudo feito em 2018 pelo IBGE registrou que o Brasil alcançou a marca 116 milhões de pessoas com acesso à internet.

Uma grande oportunidade para se comunicar com os clientes da sua loja, não é mesmo? É nesse cenário que o marketing digital pode ajudar o seu supermercado. 

É claro que é preciso desenvolver um plano consistente de comunicação para que os resultados esperados sejam atingidos.

Um dos principais problemas dos anúncios digitais é que eles se tornem invasivos na experiência do seu consumidor. Fato esse que pode gerar o desinteresse pela sua marca e certamente não é isso que você quer.

Diante disso, utilizar um material como os encartes que já é tão popular nos supermercados pode surtir o efeito esperado.

O aumento do uso de internet e dos celulares possibilitou que esses materiais sejam distribuídos de outras formas.

O que é ainda melhor é que você pode ter um controle sobre quem realmente recebeu seu material. No caso dos encarte físico essa mensuração não acontece.

Então na equação do investimento alto e a falta de mensuração o encarte físico tem perdido força. Alguns supermercados que utilizam a plataforma Mercafacil inclusive já migram todos os seus materiais para o ambiente digital.

O que é uma decisão acertada, já que o investimento é menor e existe a possibilidade de confirmar se o consumidor realmente recebeu e abriu o seu conteúdo.

A mudança do físico para o digital

As constantes inovações para o mercado varejista tem criado um desafio, que é essa transição do físico para o digital.

É claro que nem tudo vai passar 100% para o digital, como é o caso dos pontos de venda. Porém, alguns serviços certamente vão precisar migrar para o digital completamente ou no mínimo em algumas partes.

Isso acontece, pois o digital facilita a gestão principalmente em relação ao registro de dados e informações importantes.

Diante disso fica claro que o digital tende a ganhar cada vez mais espaço na gestão de supermercados.

É importante ressaltar que qualquer tipo de mudança precisa ser feito de maneira gradual. Não será do dia para a noite que você irá para de distribuir seus encartes físicos e apenas enviá-los digitalmente.

Primeiro porque você irá precisar de um cadastro dos seus clientes para entrar em contato com eles. Além disso, também é preciso testar canais que trazem resultados melhores nessa distribuição digital.

Entre as principais formas de divulgação estão as redes sociais, o email marketing e o envio de SMS. Nesses dois últimos canais citados é possível ter um controle maior sobre as taxas de recebimento e abertura do material.

Outra boa prática é utilizar seu site ou seus outros canais de comunicação para que o seus clientes possam fazer um cadastro e receber os encartes da preferência deles.

Afinal, do que adianta enviar um encarte com ofertas do açougue para alguém que não consome esse produtos?

Trabalhar a forma como você se comunica com os consumidores certamente vai melhorar a experiência na sua loja e impulsionar suas vendas.

Quer saber um pouco mais sobre outros canais de comunicação? Confira nosso post sobre o assunto, neste link.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

Write A Comment