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Dicas para supermercado: oportunidades de março

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Março é um mês recheado de oportunidades para investir em ações promocionais, ofertas diferenciadas e relacionamento com o cliente. Se você quer saber como vender mais durante o mês, continue lendo esse post com dicas dos nossos especialistas e garanta o faturamento esperado!

Como vender mais em março aproveitando a sazonalidade

Ação de início de mês

É fato que no começo do mês o supermercado tende a ser mais cheio, isso porque é o período em que as pessoas receberam o pagamento e vale refeição ou alimentação. Com mais dinheiro no bolso é hora de investir em campanhas para levar essas pessoas ao seu supermercado e não deixá-las ir à concorrência. Para saber como vender mais, pense nos produtos de reposição e invista em campanhas estimulando o consumo de mercadorias de rancho.

Bônus: Utilize a plataforma Mercafácil para filtrar por clientes que compraram nos últimos 45 dias e envie seu encarte via SMS para cada um deles.

Balanço de fim de mês

Se o início de mês é mais agitado, o fim de mês pode ser um desafio para o supermercadista. Por isso, é importante manter os clientes ativos (comprando) durante todo o mês. E para vender mais e melhor no final do período você pode investir em um saldão: um dia com promoções diversas para liberar produtos parados e estimular o consumo com ofertas.

Bônus: aproveite o período de baixo movimento para aumentar sua base de clientes. Utilize a plataforma Mercafácil para criar ofertas específicas para o clube de descontos e combine com ações de atração de clientes com o intuito de incentivar cadastros. Converse com seu consultor para saber o planejamento desse mês para sua loja.

Páscoa

Essa grande data também merece uma preparação antecipada. Saber como vender mais, então, não é difícil: invista em negociações com seus fornecedores para conseguir fazer ofertas diferenciadas para os produtos mais procurados.

Além de investir em promoções no setor de peixes, bebidas quentes e frias, você pode estreitar o relacionamento com seu consumidor investindo em uma comunicação diferenciada. Enviar dicas de receitas doces e salgadas para a páscoa, por exemplo, pode agradar o cliente e ainda fazê-lo comprar com você.

Bônus: você pode estudar o comportamento de compra dos clientes na plataforma Mercafácil e enviar receitas personalizadas junto com ofertas de produtos a serem utilizados na preparação. Uma ótima ideia para aproximar o consumidor e vender sem ser invasivo.

Como vender mais aproveitando as datas comemorativas de março

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08/03 Dia Internacional da Mulher

Um dia tão movimentado e comentado em todo o país não pode ficar de fora das ações do seu supermercado. E os preparativos podem começar uma semana antes. Você pode preparar campanhas segmentadas com ofertas exclusivas para mulheres. Ou ainda criar promoções específicas para homens presentearem as mulheres, desde flores até itens de bomboniere por exemplo.

15/03 Dia Mundial do Consumidor 

Nada melhor para estreitar o relacionamento com o consumidor que investir em um agrado no dia de quem mais importa para sua empresa, o consumidor. É interessante usar os canais de comunicação da sua loja para mandar uma mensagem especial aos clientes e agradecer.

Você também pode pensar em uma ação aproveitando o final da semana com ofertas para chamar o cliente à loja. Assim, você pode começar na quarta e estender até o fim de semana com ofertas exclusivas em diversos setores. Essa também pode ser uma boa oportunidade para movimentar estoque parado.

20/03 Início do Outono

Aproveitar a mudança de estações para vender mais com ofertas personalizadas é uma boa estratégia. Para comemorar o início do outono, você pode oferecer promoções nos setores de bebidas quentes, mercearia e bomboniere, por exemplo, que são aqueles que costumam acompanhar o clima mais fresco.

Bônus: Você também pode aproveitar a oportunidade para planejar compras casadas analisando na plataforma Mercafácil os produtos que as pessoas costumam comprar junto com determinado produto.

22/03 Dia Mundial da Água

Mostrar as causas que sua marca defende é um bom jeito de aproximar as pessoas e gerar simpatia dos clientes. Para aproveitar a data, você pode pensar em uma ação diferenciada de ajuda ao próximo. Por exemplo: pode estimular a compra de garrafas de água com o intuito de doar a instituições que necessitem. Isso pode ser estimulado nos clientes ou o próprio supermercado pode recolher as doações e distribuir depois.

Outra ideia pode ser destinar parte do valor arrecadado pelo supermercado com a venda de garrafas d’água a alguma instituição necessitada. Não importa qual seja a ação, o importante é mostrar que sua marca se preocupa e conscientizar os consumidores.

26/03 Dia do Cacau

Está é uma ótima oportunidade para investir em promoções do setor de bomboniere e também em vendas casadas, como bebidas e mercearia. Aproveitar para fazer promoções em doces da panificadora é bem inteligente. Se quiser ir além, você pode aproveitar o gancho para fazer uma superpromoção de páscoa e fazer com que os clientes gastem mais. Uma ideia para vender mais é fazer ofertas leve 3 e pague 2 ou ainda bolar kits de produtos.

Bônus: você pode filtrar clientes que consumiram algum item de bomboniere nos últimos 60 dias pela plataforma Mercafácil e então disparar campanhas segmentadas com ofertas exclusivas para esses clientes.

27/03 Dia do Circo

A data pode ser interessante para levar clientes até a loja se você investir em alguma ação especial. Palhaços para alegrar a criançada e brinquedos podem ser uma boa ideia. Como a data cai em uma terça, você pode fazer alguma ação pontual nos horários de maior movimento ou então deixar para o fim de semana seguinte. Nesse caso, você pode aproveitar para vender produtos de páscoa, já que o sábado antecede a data.

Bônus: utilize a plataforma Mercafácil para criar uma campanha segmentada e enviar apenas para clientes com filhos.

30/03 Sexta-feira Santa 

É hora de fortalecer os itens do almoço de domingo. Crie um encarte especial de páscoa focado nos setores de peixes, bebidas quentes e frias, bomboniere e itens que podem compor as sobremesas. Esse também pode ser o momento de pegar pesado nas vendas de ovos de páscoa, já que a data está bem próxima.

31/03 Dia da Saúde e Nutrição

A data antecede a páscoa, mas pode ser uma boa oportunidade para focar em ofertas de hortifruti e aproveitar os clientes que ainda não finalizaram as compras de páscoa. Se quiser ir além, pode investir em promoções de produtos fit, sem glúten e sem lactose.

Bônus: você pode filtrar por usuários que consumiram esses produtos fit nos últimos 60 dias e enviar via SMS um encarte especial para esse consumidores com a ajuda da Mercafácil.

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Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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