SUMÁRIO


Por em 28 de março de 2019

6 Dicas para impulsionar o cadastro de consumidores no seu supermercado

O cadastro de consumidores precisa fazer parte da sua estratégia se você deseja melhorar seus ganhos.

Isso acontece, pois graças aos dados de quem se cadastra no seu programa de fidelização é possível criar ações de gestão de clientes, que tendem a ter melhores resultados.

Porém, isso só será possível se você tiver dados o suficiente para analisar. Caso contrário, você não conseguirá impactar realmente os seus clientes, para aumentar a fidelização, o ticket médio e o faturamento.

Entenda no post de hoje algumas dicas para aumentar o número de clientes cadastrados no seu supermercado.

Captação de dados com o cadastro de consumidores

Criar um programa de fidelização tem o objetivo claro de entregar um benefício para o cliente, em troca de algumas informações dele.

Com isso, o cliente terá mais um benefício, que é o de receber ofertas segmentadas de acordo com os hábitos de compra dele.

Porém, em um primeiro momento pode não ser uma tarefa das mais fáceis convencer o cliente desses benefícios.

Por conta disso, você precisa encontrar maneiras de mostrar para seus clientes que o cadastro é vantajoso. Somente dessa forma será possível impulsionar o cadastro de consumidores e consequentemente seus resultados.

Os dados são fundamentais para que a sua estratégia de gestão de clientes funcione na prática, por isso você precisa deles. Confira nossas dicas que podem te ajudar a cadastrar mais clientes.

Criação de um clube de descontos

Existem vários programas que tem o objetivo de fidelizar clientes e obter dados dos clientes como premissa.

A Mercafácil, empresa especializada em gestão de clientes, entende que o clube de descontos traz um benefício imediato que pode contribuir para o cadastramento.

Alguns supermercados preferem trabalhar com outras estratégias como os cartões da loja. Mesmo que elas também tragam resultados, dificilmente ganham escala.

Criar o seu clube é apenas o primeiro passo da estratégia. O que você realmente precisa é dos dados dos consumidores para colocar a tática em prática, que é a gestão de clientes.

Lembre-se que criar um programa como esse vai muito além dele simplesmente existir. Existe toda uma estratégia de precificação, já que serão utilizados dois preços na loja.

Além disso, você precisa selecionar produtos que sejam relevantes para os clientes, caso contrário eles não irão se cadastrar.

E isso faz com que você volte a questão do imediatismo. O cliente quer comprar os produtos que já está acostumado e observar ao fim do cupom o valor que ele economizou por fazer parte do clube de vantagens.

Então isso nos leva a pensar que você precisa criar o clube com o foco no cliente e o que será bom para ele.

Dessa forma, você também terá os dados que deseja e poderá entregar uma experiência de compra ainda melhor para os consumidores.

Facilidade de cadastro

Para fazer parte do clube o cliente obviamente vai precisar se cadastrar com seus dados. Que depois poderão ser analisados e usados para tomada de decisão pela equipe do seu supermercado.

Como falamos na dica anterior o cliente precisa sentir que realmente vai ganhar um benefício ao se cadastrar.

Além disso, esse cadastro precisa prático, pois se ele for complicado dificilmente o seu número de cadastrados será alto.

O que você precisa são de informações básicas sobre os clientes, então busque pedir para eles o mínimo possível.

É claro que você precisa das informações mais importantes, confira quais são em nosso post sobre cadastro de clientes. O ideal é você criar uma ficha de cadastro de clientes com os dados necessários e essenciais.

Outra questão importante é a maneira que será feito o cadastro. Alguns supermercados optam pelo preenchimento da ficha no momento da compra.

Outros optam por colocá-la no encarte da loja e depois os clientes a entregam no caixa preenchida.

Também existem opções mais tecnológicas como criar um site para o cadastro de consumidores. E, até mesmo um totem de cadastramento na loja.

A ideia principal é tornar o preenchimento dos dados o mais prático, rápido e fácil possível, para não afastar o cliente logo no cadastro.

Parcerias com outras empresas

Essa é uma ação que certamente pode contribuir para aumentar o número de clientes cadastrados.

Ela pode variar bastante de acordo com o tamanho da sua loja, mas a ideia que pode ser seguida é a mesma.

Quando o cliente se cadastrar no seu clube de descontos, além de ter os benefícios na sua loja, poderá ter em outros estabelecimentos.

Para que isso funcione, você também vai precisar de um cartão para identificar os clientes cadastrados. E, assim eles também poderão se identificar nesses estabelecimentos parceiros.

Você pode firmar parcerias com postos de gasolina e restaurantes, por exemplo, e estabelecer algum descontos para seus clientes.

Outra ideia é se relacionar diretamente com uma empresa, para que os funcionários já se cadastrem com você e recebem ofertas exclusivas, por exemplo.

Independentemente de qual for o  acordo, o que importa é entregar um valor maior para os seus consumidores.

Criações de ações relacionadas

Às vezes você pode fazer tudo certo, mas ainda assim encontra algumas dificuldades para identificar seus clientes.

Em alguns casos pode ser a falta de algo extra para estimular os clientes a se cadastrarem. Por isso, pode ser uma boa ideia criar algumas ações que ajudem a aumentar o número de cadastrados.

Uma das opções que já foram usadas por nossos clientes, foi a criação de sorteios. Você pode divulgar na loja, publicar nas suas redes sociais, entre outras divulgações.

Geralmente em sorteios de supermercados é estipulado um valor para ganhar um cupom e você pode seguir nessa linha.

Porém, para contribuir com o aumento no número de cadastros você precisa colocar a participação no seu clube de descontos como um requisito.

Dessa forma, você certamente pode atrair aqueles clientes que ainda tinham receio ou dúvidas sobre os benefícios.

Investir em comunicação

Para que o cliente se cadastre no seu programa de fidelização ele precisa saber da sua existência e quais os seus benefícios.

A sua comunicação é essencial para que os cadastramentos aconteçam e a estratégia tenha o sucesso esperado.

Existem diversas formas para que você torne o seu clube visível e relevante para os clientes, além de colocar produtos relevantes, é claro.

Quem compra na sua loja precisa estar cercado pelos benefícios em ser cadastrado e também em como se cadastrar.

Para isso, você pode usar as redes sociais, por exemplo. Junto com a divulgação dos seus encartes digitais, é possível criar uma chamada convidando os clientes a fazerem parte do clube.

As estratégias mais tradicionais são os cartazes e as etiquetas na loja. Os cartazes podem estar na entrada, nos corredores, entre outros locais da sua loja.

As etiquetas com o preço com desconto, ou seja para os cadastrados, precisam estar em maior evidência. No seu encarte esse preço também merece um espaço que chame mais a atenção dos clientes.

Enfim, todos os meios de comunicação que o seu supermercado utiliza precisam evidenciar as vantagens de ser cadastrado.

Dessa forma, certamente você vai conseguir identificar mais clientes.

Treinamento de equipe

O treinamento da sua equipe de loja é um dos pontos mais importantes para elevar o número de clientes cadastrados.

Antes de tudo seus colaboradores precisam entender o que é um clube de descontos. Como funciona o uso de dois preços na loja, forma como será feita feita o cadastro e a identificação no momento da compra.

Isso é necessário para além da execução do trabalho, mas também para o contato com os clientes. Provavelmente eles tenham dúvidas sobre o assunto, e sua equipe precisa estar pronto para respondê-las.

Além disso, você precisa capacitá-los para que desempenhem corretamente suas funções. Que depois terão impacto direto no funcionamento da sua estratégia.

Já que se você não identificar as compras dos clientes, depois não terá dados para criar suas campanhas segmentadas.

Vale lembrar que os operadores de caixa são quem tem o contato direto com os clientes. Então eles também tem o papel de “vender” o cadastro para os clientes.

Se você conseguir aplicar essas dicas no seu supermercado certamente você terá um aumento considerável no aumento de cadastro de consumidores.

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Daniela Hendler