Oportunidades

Dicas de vendas para supermercado: oportunidades de abril

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Receber dicas de vendas é sempre bom, especialmente porque é possível ter algumas ideias diferentes das que você já utiliza normalmente. Além de aproveitar as datas comuns do varejo para vender mais também é importante pensar em ações que ajudam a estreitar o relacionamento com o consumidor e a definir o posicionamento de marca. Afinal, o preço pode até chamar clientes, mas não é só isso que vai segurá-lo. Confira as dicas de vendas e ações dos nossos especialistas!

Dicas de vendas para aproveitar datas comemorativas de abril

07/04 Dia Mundial da Saúde
A data reconhecida mundialmente é uma excelente oportunidade para engajar ainda mais os clientes e fortalecer o posicionamento de marca.

Alguns dos nossos clientes promoveram aulões no pátio do estacionamento em parceria com academias, outros apostaram na degustação de produtos mais saudáveis.

Nesta data, você pode pensar em ações associadas a bem-estar para levar os clientes até a loja. Se quiser ir além, pode oferecer serviços como medição de diabetes e pressão, além de conversa com especialistas em saúde.

Outra ideia, caso sua loja tenha estrutura, é convidar algum chefe para uma grande aula de receitas saudáveis. Você pode combinar alguns horários e definir o número máximo de participantes por turma, além de incentivar a compra de produtos do próprio supermercado para a execução das receitas.

14/04 Dia Mundial do Café ☕️
O dia é propício para promover ofertas no setor com campanhas segmentadas, direcionadas àqueles clientes que costumam consumir o produto. Além disso, você pode tentar uma parceria com fornecedores para alguma promoção exclusiva ou sorteio relacionado ao produto.

Outra ideia é aproveitar as parcerias para investir em degustações na loja ou mesmo promover um grande café da manhã destinado aos clientes que visitarem a loja. Nos seus canais de comunicação, como redes sociais, você pode estreitar o relacionamento mostrando algumas receitas caseiras para incrementar o café, por exemplo.

Bônus: aproveite a data para atrair mais clientes melhorando o relacionamento e fortalecendo sua marca. Utilize a plataforma Mercafácil para criar ofertas específicas para o clube de descontos e combine com ações na loja para incentivar cadastros.

Dicas de vendas para aproveitar os feriados de abril

21/04 Tiradentes
Além da páscoa, no dia 1º, em 2018 abril não tem um grande feriado comercial. Apesar disso, feriados de modo geral são uma boa oportunidade para estimular o consumo. E a dica de venda para esse feriado é apostar em ingredientes para churrasco, além de bebidas, especialmente porque a data cai em um final de semana. Assim, você pode estimular a venda desses produtos já na sexta-feira aproveitando o gancho do feriado.

Bônus: use os filtros da plataforma Mercafácil para segmentar os clientes que consumiram esses itens nos 3 últimos meses e envie as ofertas para esses clientes.

Dicas de vendas para aproveitar a sazonalidade em abril

Ação de início de mês
Nem sempre a páscoa vende tudo o que se espera. Chocolates, azeite de oliva, peixes podem não ter a saída esperada. Então, aproveite o início de abril pós-páscoa e o recebimento do pagamento e vale alimentação para estimular a compra desses produtos.

Bônus: Filtre os clientes que compraram itens de bomboniere e peixes congelados após a páscoa do ano passado para enviar uma campanha segmentada. Você consegue fazer isso na plataforma Mercafácil.

Fechamento de mês
Para alguns supermercadistas, enquanto o início de mês tem maior fluxo de vendas, o fim de mês se torna um desafio. Nesse cenário, o ideal é fazer com que o clientes continuem comprando durante todo o mês.

Para chamar o público no final de abril você pode criar um saldão com produtos de diferentes setores. Um alternativa é escolher produtos que estejam parados e algumas ofertas de alta percepção para estimular o fluxo de clientes.

Converse com seu consultor para alinhar o planejamento de ações para manter os clientes comprando.

 

Quer mais dicas de vendas? Cadastre seu e-mail em nossa newsletter para saber primeiro quando publicarmos novas dicas!

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

Write A Comment