SUMÁRIO


Por em 6 de março de 2018

Crescimento empresarial: o que acompanhar nesse processo? Saiba aqui!

Quando o supermercado dá um salto de crescimento, o momento é crucial. Tanto quanto aumentar as vendas e atingir o recorde de faturamento ou de clientes, por exemplo, é preciso consolidar esse resultado. Afinal, não basta abrir uma nova filial se o crescimento empresarial não se sustenta ao longo do tempo.

Nesse sentido, é indispensável acompanhar alguns fatores de forma a evitar a perda de oportunidades. Assim você terá visibilidade sobre a etapa e poderá obter o melhor desempenho.

A seguir, veja o que observar no processo de crescimento empresarial e saiba a importância de cada ponto!

Entrega média de cada colaborador em relação à meta

As pessoas são a força motriz de um negócio. E, quando o supermercado está em crescimento, o papel do capital humano é ainda mais importante.

Portanto, para consolidar os resultados e conseguir atingir um novo patamar, é fundamental contar com um time integrado e engajado. E uma das questões que deve ser observada é a relação entre metas e entregas.

Imagine, por exemplo, uma equipe de RH que precisa contratar 50 funcionários para a nova filial dentro de 3 meses, no máximo. Nesse caso, analisar o desempenho mensalmente ajuda a identificar se todos têm alcançando os valores necessários.

Ainda que o supermercado não tenha uma equipe de vendas diretas, é possível estabelecer esse acompanhamento em várias outras áreas.

Preparação dos funcionários

Com uma mudança no tamanho do estabelecimento, será preciso contar cada vez mais com as pessoas. Afinal, como já não é possível ter as mãos sobre todos os processos, delegar tarefas é indispensável.

Para que tudo seja feito com segurança, é válido pensar em criar lideranças locais. Mesmo abaixo dos gerentes é possível ter pessoas com espírito de gestão, que estão preparadas para lidar com a tarefa.

Mas, para isso, é essencial acompanhar a capacidade dos seus colaboradores de executar a gestão e, se necessário, fornecer treinamentos. Quanto maior ela for essa capacidade, mais protegido o negócio estará.

Compartilhamento de cultura entre funcionários

Quando há um processo de crescimento empresarial, normalmente significa que a empresa terá novos desafios e possibilidades.

Além de contar com novas pessoas em sua estrutura, possivelmente haverá uma base diferente de clientes — ou, no mínimo, expandida. Nesse processo, se a cultura não for bem definida e conhecida, o resultado pode romper com a identidade do negócio.

É necessário, então, verificar se todos os colaboradores estão alinhados à visão, à missão e aos valores do supermercado. Quanto melhor for o resultado de alinhamento, mais fácil é consolidar o espaço no novo caminho e, até mesmo, integrar novas pessoas à equipe.

Alinhamento dos processos

Diante do desenvolvimento no mercado, a empresa terá que lidar com um volume maior de solicitações, em vários sentidos.

Se o supermercado começa a atrair mais clientes ou se abre uma nova filial, provavelmente precisará ter um número maior de fornecedores e controlar melhor o estoque. Lembre-se: desorganização é a receita para o fracasso.

O ideal é que os processos sejam especialmente estratégicos, planejados e elaborados. A partir do acompanhamento dessas etapas, será preciso verificar a especialização das áreas, os resultados obtidos, e assim por diante.

Assim, com processos robustos, o crescimento empresarial pode se sustentar.

Indicadores de desempenho

Naturalmente, é indispensável contar com os indicadores de desempenho, os chamados KPIs. Eles dão indícios de como anda a performance do supermercado e quais são os pontos que ainda precisam ser otimizados.

Cada estabelecimento terá suas próprias métricas, mas algumas das mais relevantes incluem:

  • valor do ticket médio;
  • custo de aquisição do cliente (CAC);
  • taxa de conversão de clientes a partir do marketing;
  • crescimento do faturamento;
  • número de compras recorrentes;
  • Net Promoter Score (NPS) ou satisfação do cliente.

Com esses números, é possível saber se a empresa tem seguido na direção certa e continuar otimizando o caminho, diminuindo riscos e melhorando o aproveitamento de oportunidades. Ao final, o seu supermercado ficará muito robusto e pronto para encarar novos desafios!

Por fim, vale lembrar que, como parte do crescimento empresarial, ganhar mais também é importante. Então, se gostou deste post, aproveite para ver estas 7 dicas para aumentar o faturamento e descubra o que fazer!

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Jesielly Fernandes