Gestão

Confira 7 dicas para aumentar o faturamento da empresa

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Seja qual for o segmento de atuação ou porte da empresa, o fato é que todos os empreendedores têm uma característica em comum: o sonho de aumentar o faturamento e fazer os negócios prosperarem.

Para isso, é necessário aplicar diversas táticas administrativas, como a realização de ajustes nos preços, o investimento em novas tecnologias, a redução de custos, entre outras ações.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para te ajudar aumentar o faturamento da sua empresa. Continue lendo para conferir!

1. Conheça todas as despesas do negócio

As duas formas mais básicas de aumentar o faturamento são ganhando mais dinheiro e reduzindo custos. Neste tópico falaremos sobre a segunda opção.

Para reduzir custos, o primeiro e mais importante passo é conhecer todas as despesas do negócio como a palma de sua mão. A tecnologia oferece soluções eficazes nesse sentido, como os sistemas de CRM para gestão financeira.

Por meio de um sistema automatizado é possível registrar cada despesa da empresa, como:

  • contas de consumo (água, luz, internet, etc);
  • encargos e tributos;
  • despesas fixas (salários, aluguel, etc);
  • despesas com propaganda e ações de marketing;
  • infraestrutura e custos operacionais, entre outras.

Sabendo para onde a receita da empresa é direcionada, é muito mais fácil melhorar a tomada de decisões, reduzir gastos e, consequentemente, aumentar as margens de lucro.

2. Conheça o consumidor

Conhecer o perfil do consumidor é imprescindível para saber quais produtos ou serviços mais lhe agradam, o que é preciso para melhorar a qualidade e o atendimento e em quais pontos a empresa não está acertando.

Assim, o relacionamento com o cliente pode ser muito útil para aumentar o faturamento por meio de otimizações nos processos operacionais e na redução de custos da empresa. Além disso, é possível identificar se é o momento de mexer com a precificação de produtos ou se é melhor mantê-los estagnados.

3. Analise seus concorrentes

Nada melhor do que analisar as ações da concorrência para manter suas estratégias atualizadas de acordo com o mercado. Considere os preços praticados, ofertas e promoções, além de ações de marketing e relacionamento com o cliente.

Lembre-se de que um produto de qualidade e atendimento diferenciado justificam um preço que se destaca sobre os demais, pois há valor agregado à marca.

4. Use recursos tecnológicos a favor da empresa

Redes sociais, sites, blogs e sistemas de CRM cada vez mais eficientes: a tecnologia só tem a acrescentar ao meio empresarial.

O conceito de digitalização dos canais de atendimento tem aumentado o poder de divulgação das empresas e trazido grandes avanços ao setor de atendimento e relacionamento com o cliente. Assim, o uso da tecnologia torna a empresa mais competitiva, além de ajudar a aumentar o faturamento.

5. Explore seus diferenciais

A estratégia de investir em diversos setores do empreendimento é um tanto obsoleta e acaba gerando mais custos do que receita. Por isso, para aumentar o faturamento da empresa é importante explorar e investir em seus diferenciais de mercado.

Identifique em quais pontos seu negócio se destaca da concorrência e foque seus recursos e energias, sempre considerando as preferências do seu público-alvo.

6. Invista na qualificação de sua equipe

Uma equipe qualificada torna toda a operação mais consistente e competitiva. Portanto, reforce a linha de frente da empresa investindo na capacitação de seus profissionais, pois são eles que proporcionam os recursos e garantem a sobrevivência do negócio.

7. Cuidado com a precificação dos produtos

Tome cuidado com a alteração de preços com o intuito de tornar seus produtos e serviços mais atraentes aos olhos do consumidor. Por mais que essa seja uma estratégia muito praticada, é importante considerar alguns aspectos antes de oferecer promoções e preços exclusivos ao cliente.

Por exemplo, ao abaixar o preço repentinamente, sua empresa pode não estar preparada para os efeitos, o que pode comprometer o orçamento e colocá-la em sérios riscos. Além disso, o consumidor pode se acostumar aos preços baixos e depois rejeitar sua marca quando os preços voltarem ao normal.

Vale lembrar que trabalhar os preços pode até trazer retorno imediato ao fluxo de caixa, mas a concorrência pode aplicar a mesma tática, neutralizando a sua vantagem competitiva.

Quer saber mais sobre como aumentar o faturamento da empresa? Então entre em contato com a gente!

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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