Vendas

Comportamento do consumidor: entenda como conhecê-lo pode aumentar suas vendas

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Divulgação massiva, produtos de qualidade e uma boa imagem de marca não são os únicos fatores de peso para alavancar as vendas de uma empresa, especialmente um supermercado. Além deles, o comportamento do consumidor também influencia muito essa questão.

Hoje em dia, as informações são espalhadas cada vez mais rapidamente e o consumidor muda de opinião a todo o momento. Por isso, acompanhar essa movimentação é fundamental para não se perder em um mercado que oferece tantas opções aos compradores em potencial.

Mas como é possível conhecer bem as condutas e hábitos de consumo? Como isso pode ser feito de uma maneira que cause impacto nos números do negócio? É o que vamos explicar no artigo de hoje. Confira!

Quais as vantagens de conhecer o comportamento do consumidor?

Saber como o seu consumidor se comporta faz com que você possa atender corretamente à demanda. Porém, ter uma visão mais ampla sobre isso traz muitas outras vantagens que impactam diretamente nas vendas. Acompanhe!

Fideliza mais clientes

Entender seu público-alvo faz com que ele confie em você e sempre procure o seu negócio quando precisar, sem mesmo considerar outros locais. Além disso, quando alguém se torna um consumidor fiel da sua empresa, passa a indicar os produtos e serviços que você oferece para outras pessoas.

A partir daí, cria-se um laço de aproximação que permitirá que você tenha um feedback adequado sobre seu trabalho. E você poderá melhorá-lo cada vez mais.

Consumidor satisfeito, vendas garantidas!

Define corretamente o seu público-alvo

Ao ter a certeza do que o seu cliente procura, fica mais fácil oferecer as mercadorias certas ou trabalhar com segmentação de mercado. Conhecer o comportamento do consumidor permite que você elabore ações de marketing certeiras e trace estratégias de venda mais eficazes.

Dessa forma, a comunicação será bem elaborada. Você não terá problemas para definir o perfil do público com exatidão. Seu espaço no mercado será conquistado com sucesso e as chances de se destacar da concorrência serão muitas.

Prevê ações de compra do consumidor

Conhecer o comportamento do consumidor permite que você estude seus hábitos de compra: quantas vezes ele vai até seu supermercado, quais são os tipos de produto que mais adquire e quais são as variáveis apresentadas em cada compra realizada, por exemplo.

Assim, suas atitudes tornam-se previsíveis e é mais fácil determinar como seus recursos serão investidos e em quais ações de marketing, a fim de conquistar novos compradores e reter os antigos clientes satisfeitos. Rupturas de gôndola e estoque? Esqueça!

Como aplicar esse conhecimento na prática?

Há algumas dicas para buscar esse conhecimento e colocá-lo em prática, a fim de aumentar as vendas. Basta ter atenção e muita dedicação para não deixar nenhum detalhe de lado.

Veja só!

Mostre que você está interessado no consumidor

Se o consumidor perceber que você está interessado no que ele deseja e precisa, com certeza começará a procurar a sua marca com mais frequência.

Coloque-se no lugar dele, mas também estude suas percepções e os motivos da decisão de compra. Com isso, definir os preços ideais e a melhor forma de atingi-lo serão tarefas muito mais fáceis.

Acompanhe o crescimento do consumidor

Parte da necessidade de mudança do comportamento do consumidor está também ligada ao seu crescimento. Para cada fase da vida, ele precisará comprar diferentes serviços e produtos.

Estar disposto a se envolver nesse desenvolvimento é encontrar a resposta certa sobre o que vender em cada etapa de sua relação com o cliente. Acompanhar e identificar as mudanças do público permite que você adapte suas ofertas de acordo com suas novas necessidades.

O mercadista pode vender carne para quem compra carne, por exemplo. Mas terá também a chance de oferecer produtos relacionados ou opções para compra associada àqueles itens de maior saída. Investir nesse tipo de estratégia pode ser uma excelente ideia.

Entender o comportamento do consumidor não é uma tarefa fácil e exige muita dedicação e estudos. Mas com certeza é crucial para um aumento significativo das vendas. Agora que você sabe como fazer isso, mãos à obra e boa sorte!

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Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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