SUMÁRIO


Por em 21 de agosto de 2018

Saiba como elaborar um planejamento estratégico de vendas

Elaborar um planejamento estratégico de vendas é essencial para quem quer vender mais! Sabemos que esse é um desejo de muitos empreendedores, mas é preciso ter calma e segurar um pouco a ansiedade.

Para quem não sabe, um planejamento estratégico de vendas funciona como um guia destinado à área de vendas de uma empresa. Ele define quais são seus objetivos, metas, bem como os recursos e as estratégias que serão utilizados para que essa atividade seja feita da melhor maneira possível.

Preparamos este conteúdo para que você possa entender melhor sobre o assunto. Continue acompanhando para saber mais sobre como elaborar um bom planejamento estratégico de vendas!

Quais são as vantagens de elaborar um planejamento estratégico de vendas?

Para começar, vamos conhecer as vantagens em elaborar um planejamento estratégico de vendas. Veja só:

  • possibilidade de elaborar planos de ação alinhados com os objetivos da empresa;
  • ajuda para conhecer melhor os pontos fortes e fracos do negócio;
  • possibilidade de uma maior integração entre diferentes áreas da empresa;
  • auxílio no direcionamento das ações para que seja possível vender mais.

É evidente que há outras vantagens, mas podemos considerar as que listamos acima como as principais. Elas já são suficientes para que você tenha motivos para priorizar a realização de um planejamento estratégico focado em suas vendas.

Como elaborar um planejamento estratégico de vendas?

Agora que você conhece as principais vantagens do planejamento estratégico de vendas, preparamos quatro dicas para que essa prática seja adotada de maneira eficiente:

Estabeleça objetivos e metas

O primeiro passo para criar um bom planejamento de vendas é ter em mente que ele precisará mirar algo maior — algo que a empresa precisa alcançar. Ou seja, é preciso criar objetivos que sejam os grandes guias de todas as ações comerciais. Por exemplo: reformar e ampliar uma loja atual ou abrir novas lojas.

Junto aos objetivos é preciso contar com ferramentas para que seja mensurado o desempenho das ações estabelecidas para esse desafio. Não deixe de estabelecer metas que tenham esse papel e que ajudem na correção e na otimização das ações comerciais.

Faça o cálculo de custos fixos e variáveis

Um componente importante para o planejamento estratégico de vendas está nos seus custos. Nessa linha, é interessante dividi-los em dois: custos fixos e variáveis. Aliás, como normalmente a empresa depende exclusivamente das vendas para sobreviver, é interessante levar em consideração os gastos do negócio como um todo.

Saiba que os custos fixos são aqueles que não sofrem aumento conforme a operação do negócio. Se tomarmos um supermercado como exemplo, podemos dizer que o valor gasto com limpeza, aluguel, e funcionários tende a ser o mesmo independente se recebeu a visita de um ou mil clientes no mês.

Já os custos variáveis são aqueles que mudam conforme a demanda do negócio. Por exemplo, se o supermercado vende um produto mais do que o normal, provavelmente terá um custo a mais para repor o estoque. É importante entender como as vendas podem e devem influenciar nessa questão!

Saiba definir o valor dos produtos

Entenda que a definição dos valores dos produtos pode interferir diretamente no seu planejamento estratégico de vendas, visto que valores acima do mercado acabam limitando o consumidor que quer atingir, bem como posicionando o negócio para atender a um nicho específico.

Então estude bem os preços praticados pelo resto do seu mercado e defina qual é a melhor estratégia nesse sentido. É certo que mudanças podem acontecer no meio do caminho, visto que todos os mercados exigem uma certa adaptação. E cuide, também, para não perder sua margem na venda dos produtos.

Estabeleça os recursos necessários

A nossa última dica é que sejam definidos todos os recursos necessários para a sua estratégia de vendas funcionar bem, pensando sempre em sua previsibilidade e escalabilidade. Defina o tamanho da equipe, os materiais, os treinamentos, as ações de marketing necessárias ao longo do ano, entre outros detalhes.

Solicitar o envolvimento do departamento de marketing pode ser interessante, visto que ambas as áreas trabalham com os mesmos interesses: gerar mais vendas e faturamento.

Deu para entender que um planejamento estratégico de vendas é essencial para definir o direcionamento correto para as suas ações? Então não perca tempo, arregace as mangas e comece agora mesmo!

Para continuar a adquirir conhecimento, confira agora o nosso guia sobre como fazer encartes de supermercado que vendem!

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Jesielly Fernandes