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Aumente as vendas do seu supermercado nos feriados

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Você acredita que é possível tomar uma ação que aumente as vendas do seu supermercado nos feriados?

A Fecomércio de São Paulo estima que o varejo nacional deve deixar de faturar R$ 11,8 bilhões em 2020 por causa de feriados nacionais e pontes ao longo do ano.

Esta pesquisa tem como referência segmentos do varejo onde o cliente costuma comprar por impulso, geralmente no horário de almoço ou após o expediente.

Apesar dos supermercados serem menos sensíveis a esta questão, outros fatores podem impactar na decisão de compra aos feriados, como: pessoas que viajam para outras cidades, clientes que trabalham perto do seu varejo e só compram em dias úteis e falta de antecipação na realização de ofertas pela sua loja.

Assim, para que você aumente as vendas do seu supermercado nos feriados, confira algumas dicas para estimular o consumo dos seus clientes também nos feriados. 

Feriados comerciais X Feriados históricos

É muito comum pensarmos em feriados como datas comemorativas. Na maioria dos casos são mesmo.

Mas existe uma grande diferença entre datas tidas como comerciais e outras que apenas marcam um momento histórico.

Certamente, em datas famosas como o Dia das Mães, Dias dos Pais, Páscoa, Natal e outros, sua loja conta com grande movimento e o aumento do faturamento neste períodos já se tornou inclusive algo natural.

Por outro lado, feriados como o Dia do Trabalho e Independência do Brasil não possuem um apelo comercial e dificilmente estimulam vendas no seu setor.

Assim, é justamente para este segundo tipo de feriado que queremos chamar sua atenção e mostrar como estas datas – apesar de não serem comerciais – podem sim estimular os clientes a comprarem mais na sua loja.

Como fazer uma ação que aumente as vendas do seu supermercado no feriado

Uma ação para o feriado não acontece necessariamente no feriado

Independente se a data é comercial ou não, um bom planejamento de ações é sempre importante.

Aumentar suas vendas no feriado, não significa necessariamente vender somente naquela data. 

Por isso, desenvolva ações e estimule seu cliente a adquirir produtos nos dias anteriores ao feriado também.

Uma dica é realizar uma semana de ofertas que acontece até o dia do feriado. 

Assim, você consegue atrair dois públicos: o que irá comprar no recesso e aquele que não compraria neste dia, mas por você ter feito uma campanha em outros dias, se interessou e se sentiu estimulado a adquirir algum produto.

Incentive o ticket médio e aumente as vendas do seu supermercado

Prevendo uma possível queda nas vendas, nesta data, sua loja deve estimular o consumo do ticket médio pelos clientes que consumirem no período.

Assim, você pode realizar ações de upselling (estimular a compra de um produto igual, mas de maior valor, por conter mais benefícios) e cross selling (estimular a compra de produtos relacionados como queijo e vinho, por exemplo).

Outra forma, é promover sorteios e promoções no período. Se o cliente adquirir R$100,00 em produtos, nos dias pré-definidos, ele tem direito a receber um cupom para concorrer ao prêmio.

Uma ação mais simples, mas que traz muito resultado aos varejistas são as promoções de “pack”. Na compra de três unidades de determinado produto, por exemplo, ele paga mais barato nas mercadorias. Assim, você usa a sua margem, mas consegue estimular mais vendas.

Realize uma precificação eficiente de seus SKUs

Muitos varejistas acreditam que a precificação é a alma do varejo. E eles não estão errados, afinal, realizar uma precificação que seja atrativa é algo que com certeza te ajudará a aumentar suas vendas nos feriados.

Porém, a precificação é algo que exige muita habilidade em análise de dados e de concorrentes.

Além disso, é preciso também escolher as metodologias corretas e, além de tudo, medir seus resultados e realizar correções, quando necessárias.

Uma precificação bem feita, permite que você entenda bem o seu público e saiba quanto ele está disposto a investir e por qual motivo ele compra o seu produto, se é pela qualidade, pelos benefícios, pela utilização dele ou somente pelo preço.

E, em feriados, é preciso analisar a data e ver, com o auxílio de uma ferramenta de B.I., quais são os itens que você normalmente vende mais nestes dias. Por isso, você deve se preparar para estas datas com antecedência.

Dessa forma, você negocia melhores preços com seus fornecedores e consegue criar ofertas mais atrativas para o seu consumidor, estando sempre com o estoque preparado.

Assim, os clientes não se frustram com as rupturas e conseguem fazer a propaganda boca a boca dos preços de suas lojas.

Aposte na segmentação da sua base de clientes

Como estas datas não possuem exatamente um nicho de produtos a serem consumidos, você possui ampla liberdade para promover ações junto aos clientes.

De qualquer forma, esta é uma boa oportunidade para você conhecer melhor seu consumidor, entender o que ele costuma consumir com mais frequência e oferecer produtos segmentados.

Um software para gestão do comportamento de clientes pode auxiliar você nestas ações.

O Dia do Trabalho, neste ano, cai numa sexta-feira, por exemplo. Geralmente as pessoas costumam confraternizar, fazer churrascos e gastar mais com produtos melhores.

Uma ideia é segmentar o grupo de pessoas que adquiriu determinada carne com frequência nas últimas semanas. Você pode disparar SMS, mensagens via WhatsApp, push no aplicativo e utilizar sua Assistente Virtual para informar a estes clientes que este produto está em oferta no período.

Também há a possibilidade de vincular produtos relacionados para estimular o aumento do ticket médio, como: cervejas, amendoim, farofa, pão, entre outros.

Sempre há formas de usar datas específicas para promover uma campanha que aumente as vendas do seu supermercado. Afinal, você poderá vender mais, o cliente também sairá ganhando neste processo e o relacionamento sai ainda mais fortalecido.

Caso sua loja ainda não possua uma plataforma para conhecer os hábitos de consumo do seu cliente e promover campanhas segmentadas, conheça esta solução e faça uma consultoria gratuita com um especialista. Aproveite!

Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico. Graduada em Marketing pela UNICURITIBA. Meu objetivo é levar informação relevante e transparente para o público do Gestão de Clientes.

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