Gestão

Cloud computing: o que é e as vantagens de usar no varejo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Uma coisa que vem ganhando grande destaque nas empresas, principalmente no ramo varejista, é a utilização de cloud computing, que significa computação em nuvem. A sua principal função é permitir acessibilidade de determinados dados por meio da internet, de qualquer lugar do planeta, mesmo que estejam a quilômetros de distância.

Há pouco tempo, essa prática era apenas uma tendência. Atualmente, o setor do varejo vem adotando cloud computing a fim de promover mais flexibilidade em várias áreas da empresa.

Para você entender melhor, preparamos este post sobre esse conceito e como ele é benéfico para seu negócio. Continue lendo!

Cloud computing

A computação em nuvem é uma tecnologia que já se tornou amplamente difundida. Ela permite utilizar as mais diversas aplicações via internet, em qualquer localidade e independentemente da plataforma, com as mesmas funcionalidades de tê-las instaladas em seu computador.

A característica marcante desse modelo é que seus aplicativos e recursos ficarão hospedados em outra empresa, permitindo a isenção de instalação de programas e compra de equipamentos. Ou seja, tudo fica sob responsabilidade do data center que proverá o serviço ao cliente.

Segurança de dados

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, armazenar dados na nuvem proporciona muita segurança. Arquivos que ficam em PCs, notebooks, tablets e smartphones estão sujeitos a furtos, extravios e incêndios, o que pode causar um dano irreparável. Um dos benefícios do armazenamento na nuvem é esse: a possibilidade de preservar seus arquivos, sem a necessidade de backups manuais.

Além disso, essa tecnologia permite o controle de acesso de usuários, domínio total da confidencialidade de quem tem acesso exclusivo, criptografia de dados, que requer login e senha, e recuperação de informações, caso ocorra algum desastre digital, já que é quase impossível perder arquivos armazenados na nuvem.

Rápida implementação

Para quem utiliza servidores locais, tudo se torna demorado. Ou seja, quando houver a necessidade de realizar melhoria nos seus equipamentos, será preciso especificar a alteração, realizar cotação de preços, comprar, negociar e aguardar recebimento, entre outros.

Assim, optando por um fornecedor de cloud computing, é preciso apenas solicitar ao seu parceiro e, em questão de pouco tempo, tudo estará funcionando de acordo com sua necessidade.

Aumento da colaboração

Essa é uma implicação da mobilidade que precisa ser mencionada. Como seus funcionários poderão ter acesso à nuvem, a revisão de documentos, relatórios, balanços comerciais e dados pode ser feita em conjunto.

Isso otimiza a comunicação interna da equipe e melhora as atividades do varejo. Ou seja, essa tecnologia permite uma maior interação entre os membros da empresa, melhorando a produtividade e aumentando a eficácia de todos os processos.

Redução de custos

Um dos maiores benefícios de cloud computing é a economia proporcionada às empresas. Ao usar a nuvem, não é preciso instalar programas nem licenças de softwares para cada máquina existente na sua loja.

Os conteúdos ficam disponíveis na nuvem e a preocupação com a atualização de sistemas em cada máquina, além da manutenção de datas centers, fica sob responsabilidade da empresa fornecedora. Dessa forma, em médio prazo, a computação em nuvem justifica o investimento inicial.

Mobilidade

Outra vantagem da cloud computing é a mobilidade. Caso alguma aplicação tenha que ser acessada, você pode fazer isso de qualquer lugar, de forma rápida e eficaz. Basta apenas ter acesso à internet. Com isso, um software de gestão na nuvem proporciona uma série de consultas e atividades em tempo real, como verificação de disponibilidade de mercadorias, comparação de preços com concorrentes, vendas e muito mais!

Além disso, o acesso do seu sistema pode ser feito pelo computador, mas também por meio de smartphones e tablets.

E aí, gostou do nosso post sobre as vantagens de usar a cloud computing no varejo? Então, que tal assinar nossa newsletter e receber conteúdos como este diretamente em sua caixa de entrada?

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

Write A Comment