SUMÁRIO


Por em 28 de novembro de 2017

Cliente bom é cliente fiel? Entenda melhor!

Já que o varejo é tão competitivo, é fundamental buscar formas de se destacar e de conseguir a melhor atuação possível. Além de pensar em produtos e preços, você deve considerar o público. Nesse sentido, poucas coisas são tão importantes quanto um cliente fiel.

Um cliente fidelizado é aquele que já comprou no estabelecimento e que se mantém por perto, por isso, ele tem grande importância para os resultados do empreendimento. Saber como lidar com ele, portanto, é indispensável.

Afinal, cliente bom é cliente fiel? Entenda neste artigo como é esse perfil e veja o que fazer para aproveitar a fidelização.

Qual é o perfil do cliente fiel?

Antes de tudo, é interessante entender como é o perfil do cliente que é considerado fidelizado. Ele tem uma forma própria de interagir com a marca e esse contato, inclusive, acontece mais vezes e com maior intensidade.

Ou seja, o consumidor já conhece a marca, já comprou os produtos na sua loja e entende exatamente como é a mecânica de consumo.

Quanto à forma de relacionamento, três pontos merecem destaque:

Retorno

Uma das características mais relevantes do cliente fiel é que ele retorna outras vezes para realizar novas compras. Isso ocorre porque ele fica tão encantado com a experiência inicial de aquisição que sente que pode retornar.

Em geral, isso acontece tanto pelo atendimento e pela estrutura de qualidade quanto pelos produtos adequados e preços atrativos. Esse conjunto de elementos cria uma boa experiência que atrai a mesma pessoa novamente.

Promoção

Contudo, um consumidor desse tipo não fica satisfeito apenas em consumir e em ter bons resultados. Ele, normalmente, expressa esse contentamento para outros indivíduos no seu círculo de contatos.

Com isso, há aumento do alcance da marca e a captação de novos compradores graças a essa indicação.

Por causa do marketing boca a boca, um cliente bom consegue atrair outras pessoas de perfil semelhante e que, potencialmente, também podem ser fidelizadas.

Feedback

Ninguém conhece mais o seu negócio, do ponto de vista dos consumidores, do que a pessoa que está sempre em contato com a marca. Alguém que faz compras frequentes no seu negócio terá uma ideia muito melhor dos impactos que as alterações poderão causar.

Além disso, esse indivíduo tem um olhar sobre as possibilidades de otimização e de conquista de novos resultados, como alguma mudança simples que pode fazer a diferença.

Isso origina a oferta de feedback qualificado, pois o cliente fiel deseja que o negócio seja cada vez mais condizente com as próprias expectativas e necessidades.

Qual é o seu valor para a empresa?

Ter um cliente fiel é de valor importantíssimo para o estabelecimento, e isso vai além da sua capacidade de gastar mais e de aumentar a rentabilidade dos investimentos.

A existência de consumidores fidelizados prova que o negócio está seguindo pelo caminho certo, criando experiências positivas e conquistando interessados. Portanto, demonstra que diversas ações da gestão de varejo estão corretas e otimizadas.

Além disso, esse comprador é capaz de atrair mais pessoas para o negócio. Isso diminui o custo com aquisição de clientes (CAC), aumenta a rentabilidade e é uma maneira de ampliar o reconhecimento de marca e de criar uma imagem positiva para o estabelecimento.

Com uma base fiel, também há maior previsibilidade de receitas, o que ajuda na administração financeira.

Como ele deve ser trabalhado pela marca?

Em primeiro lugar, o consumidor precisa ser fidelizado e, para isso, é necessário investir em máxima satisfação. Aproveite-se da análise de dados para encontrar padrões de consumo e crie experiências condizentes.

Uma vez que ele seja fidelizado, é importante ter em mente que essa condição não é definitiva. Uma pessoa pode abandonar a sua empresa se houver oportunidades melhores ou se sentir que não entrega a mesma qualidade.

Por isso, realize ações para fortalecer o relacionamento e manter a aproximação. Com a chegada de novas pessoas, trabalhe para criar uma base continuamente fortalecida e fiel.

O cliente bom, que se torna um cliente fiel, traz muitos benefícios para o seu negócio e, portanto, precisa ser trabalhado corretamente. Assim, o seu valor para o estabelecimento fica ainda maior, melhorando os efeitos.

Se quiser saber mais sobre esse tema, veja o nosso artigo sobre por que a fidelização é tão importante na crise.

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Jesielly Fernandes