Relacionamento

Conheça o CBM, a evolução do CRM

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Você já colocou o seu cliente no foco da estratégia do seu supermercado? Acredite, essa ação é fundamental para fazer a sua marca crescer, aumentar as suas vendas e fidelizar seus consumidores. E é neste cenário que conhecer e passar a utilizar o CBM no seu negócio pode fazer toda a diferença.

Aqui no nosso blog já falamos muito sobre o CBM e como ele pode ser uma ferramenta ideal para o crescimento do seu supermercado. Mas afinal, o que efetivamente é o CBM e como ele chegou para revolucionar a forma a qual os varejos se relacionam com o seu cliente? É isso – e muito mais – que você vai compreender hoje. Acompanhe!

O que é o CBM?

CBM é a sigla para Consumer Behavior Management, que é traduzida como “Gestão de Comportamento do Consumidor”. Criado pela Mercafacil, o CBM é a verdadeira evolução do já conhecido CRM.

Mas qual a diferença entre eles? Olha só:

CRM: Customer Relationship Management, traduzido como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

CBM: Consumer Behavior Management, traduzido como “Gestão de Comportamento do Consumidor”.

Ou seja, enquanto o CRM faz “apenas” a gestão de relacionamento com o cliente, o CBM realiza a gestão do comportamento do consumidor, oferecendo dados mais completos, detalhados e assertivos para o seu varejo.

Inclusive, o CBM une diversas ferramentas e tecnologias para trazer resultados tão assertivos. E, dentre as “peças” que o compõem, está o CRM. Isso mesmo!

Para chegar aos tão dados precisos sobre os consumidores do seu varejo, o CBM une Big Data, Analytics e CRM. Por isso, ele é uma solução mais completa, tecnológica e assertiva para o seu varejo.

Usando o CBM para compreender de vez o comportamento do seu consumidor

O CBM é a ferramenta ideal para fazer a gestão de clientes do seu supermercado. Isso porque, dentre suas formas de atuação, ele traz dados precisos que te mostram de forma detalhada o comportamento de compras do seu consumidor. 

Oferecendo diversos filtros e segmentações, o CBM ajuda o varejista a compreender quais produtos saem mais e em quais épocas. Além disso, o software oferece todo o histórico de compras dos seus shoppers, assim como o valor de ticket médio, número de cupons, e dados pessoais, como idade, sexo, endereço, entre outros.

Dessa forma, você passa a ter todas as informações que precisa para criar ações vencedoras e assertivas para atrair, conquistar e, principalmente, fidelizar os seus clientes. 

Colocando em prática os dados fornecidos pelo CBM 

É essencial ressaltar que o CBM é, sim, altamente completo e traz todas as informações que você, varejista, precisa para aumentar suas vendas e compreender o seu consumidor.

Dito isso, é fundamental que a sua equipe se debruce em cima destes dados e, a partir deles, crie ações diferenciadas para o seu varejo. Pense que os dados fornecidos pelo CBM permitem que você:

  • Compre para o seu supermercado produtos que realmente são desejados pelos clientes, evitando desperdício ou ruptura de estoque. 
  • Faça uma melhor negociação com a indústria, parceiros e fornecedores. Afinal, você pode mostrar para eles de maneira clara quais são os produtos que os seus clientes se interessam, dando insights valiosos para seus parceiros;
  • Descubra novas oportunidades para o seu negócio e saiba quais são seus pontos mais fortes e fracos; 
  • Faça ações de marketing e comunicação assertivas, entregando a oferta certa, para o cliente certo, na hora certa, pelo canal ideal;
  • Tenha um maior controle do seu supermercado, vendo, por meio de dados, quais ações estão funcionando, – assim como o que precisa ser melhorado, e muito mais.

Além disso, a ferramenta, quando bem utilizada, permite que você:

  • Aumente em 30% a retenção dos seus clientes;
  • Identifique até 95% dos seus clientes;
  • Garanta um ticket médio até 150% maior dos seus clientes fidelizados.

Incrível, não é mesmo? 

Clientes: os grandes beneficiados 

Você já deve saber que toda e qualquer estratégia do seu supermercado deve ser pensada para o cliente. Ele é o foco principal do seu negócio e o bem mais precioso da sua empresa.

E é por isso que o CBM acaba sendo uma ferramenta tão valiosa para as marcas. Afinal, ele coloca o cliente no centro de tudo e, a partir das informações adquiridas por ele, as empresas passam a desenvolver suas ações.

O resultado da sua utilização são:

  • Ações mais assertivas, que trazem maior taxa de fidelização e conversão para os supermercados. 
  • Clientes mais satisfeitos e com a sensação de serem valorizados pelas lojas em que fazem suas compras. 

Ou seja, o CBM é um ingrediente especial para um relacionamento duradouro e lucrativo entre empresa e cliente. E, mais do que isso, é essencial ressaltar que ele traz resultados quase que imediatos aos varejistas.

Hoje, mais de 1400 lojas ao redor do país já contam com o CBM da Mercafacil para fazer uma gestão de clientes mais completa e assertiva. Então, que tal passar a ter essa plataforma trabalhando a seu favor?

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Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

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