SUMÁRIO


Por em 18 de outubro de 2018

Aumente suas vendas com as informações de uma plataforma de gestão de clientes

A relação entre consumidor e marca tem mudado consideravelmente no mercado atual. Isso acontece, pois agora o produto deixou de estar no centro das atenções para dar lugar ao foco nas necessidades dos clientes.

A partir disso, para que você aumente suas vendas será necessário fazer algumas mudanças no planejamento.

Para isso, uma série de estratégias e tecnologias têm surgido para ajudar as empresas a se comunicarem melhor com os clientes. O foco dessas práticas é entregar uma melhor experiência de compra para os consumidores e a aproximar a marca dos compradores.

Uma pesquisa de 2017, feita pela Accenture Strategy identificou que 49% dos brasileiros entrevistados valorizam serviços que antecipam suas necessidades.

Essa é só uma mostra do quanto é importante investir nessa questão. Entenda melhor como você pode usar a tecnologia para melhorar os resultados da sua empresa.

Aumente suas vendas com um software de gestão de clientes

Uma das estratégias que tem ganhado importância neste novo cenário de mercado é a gestão de clientes. E para que seja bem planejada e efetiva, também existem os softwares de gestão de clientes, que atuam a partir do entendimento e análise de dados dos consumidores.

Esse tipo de sistema tem diversas funcionalidades para a empresa, tanto na questão de vendas quanto nos dados dos clientes.

Por meio dele é possível fazer uma análise de desempenho do faturamento, ticket médio, número de cupons. Além disso, analisar dados de retenção e fidelização dos clientes, produtos mais consumidos, entre outros.

Aqui neste post vamos detalhar algumas páginas da plataforma de gestão de clientes da Mercafácil. Veja como os dados podem te ajudar a melhorar seus resultados.

Melhores clientes

Uma das páginas da plataforma que merece destaque é a de melhores clientes. Nela, é possível acessar uma lista dos 200 melhores clientes da sua loja. Esse dado se baseia em faturamento, ou seja, nas pessoas que mais gastaram em compras.

Mas, e como isso pode te ajudar? Esse dado pode ser muito útil na hora de disparar campanhas para os consumidores ou trabalhar com ações especiais para valorizar seus clientes fiéis. Os clientes que fazem parte dessa lista podem ganhar algum benefício a mais ou ofertas que só eles terão acesso.

Se você optar por enviar um SMS para esses clientes com o link de um encarte você pode fazer algo como:

Olá (nome do cliente), você é um dos nossos 100 melhores clientes! Confira esse encarte com ofertas secretas para você (link do encarte)

Se o cliente está nessa lista, significa que ele já costuma comprar na sua loja. Porém, você deve fazer ações como essa para mantê-lo ativo e estimular o aumento do seu ticket médio, por exemplo. Além disso, você demonstra se importar com ele e aumenta a fidelização – e as chances de ele te indicar para outras pessoas.

Segmentação

Apostar em segmentações talvez seja o melhor caminho para sua empresa, pois ela pode contribuir em várias questões. Pode por exemplo, ser usada para aproximar o relacionamento com os clientes, mas também servir para estimular as vendas.

Criar segmentações é a melhor opção para que você tenha sucesso nas suas campanhas, pois lida com um público específico.

Na plataforma Mercafácil há algumas segmentações prontas, mas também é possível criar as suas próprias de acordo com suas estratégias. Além disso, é possível disparar a sua campanha na própria plataforma, via SMS.

Alguns clientes, criam as segmentações e exportam esses dados para divulgar suas campanhas por outros canais de comunicação, como Whatsapp e email.

Segmentar os clientes permite que você tenha mais chances de aumentar as vendas, principalmente por lidar com um grupo específico de clientes. Dessa forma, é possível oferecer para aquele nicho o que ele realmente quer e precisa.

É muito importante lembrar que as campanhas segmentadas precisam ser bem planejadas. Somente dessa forma elas terão os esperados. Isso parte desde o momento da criação da segmentação, do canal de comunicação utilizado até a mensuração de resultados.

Confira como um de nossos clientes têm melhorado seus resultados com segmentações.

Mapa de geolocalização

Usar tecnologias como a geolocalização pode trazer vários benefícios para a sua empresa.

O seu uso pode variar desde estratégias de atração de clientes até expansão de mercado com a abertura de novas lojas. Ela pode contribuir também para mensurar ações em regiões específicas.

O mapa da plataforma mercafácil mostra: regiões com maior ou menor concentração de clientes, quantidade de clientes cadastrados em cada local, identificação de clientes ativos e inativos, etc.

Com esses dados, você pode criar ações para alguns grupos de clientes, de acordo com a região em que moram. Você pode apostar na distribuição de encartes, ou talvez em uma publicação patrocinada nas redes sociais que permite usar um filtro de localização.

Se você está em busca de uma ideia que aumente suas vendas pode utilizar o mapa para atrair mais clientes. Tentar atrair consumidores de regiões com uma pequena concentração de clientes pode ser uma boa opção para sua loja vender mais.

O acesso a essa página é principalmente estratégico e pode te auxiliar na criação de um planejamento de ações para aumentar as vendas.

Mensuração de encarte

Mensurar os resultados das ações que você promove é extremamente importante para a sua empresa. Principalmente para identificar se elas foram efetivas ou não.

A distribuição de encartes é uma prática muito comum para os supermercados, mas a sua efetividade nem sempre pode ser comprovada.

Um software de gestão de clientes como a Mercafácil permite que você identifique quantos clientes foram até a loja comprar aqueles produtos anunciados no encarte.

Outra forma de observar isso é por meio do mapa de clientes. Você pode fazer uma análise do mapa antes da distribuição dos encartes, e outra depois. Com isso, pode observar se a ação foi efetiva e se realmente trouxe os clientes da região em que foi entregue o encarte para a loja.

Conferir os resultados das suas ações, contribui para que você planeje as próximas, crie uma estratégia de atração e identifique os meios mais efetivos para aumentar as vendas.

Ticket médio

O ticket médio é um dos indicadores mais importantes para o varejo e merece a sua atenção constante.

Lembre-se que esse indicador está diretamente ligado ao faturamento, mas não necessariamente ao aumento de clientes.

O ticket médio tende a aumentar por meio de ações que buscam reter e fidelizar os clientes. São boas opções realizar ofertas que estimulem as vendas casadas de produtos, leve 3 e pague 2, entre outras.

Ter acesso a esse dado pode te mostrar como está o desempenho da sua loja, se ela tem aumentado os ganhos e se as ações têm sido efetivas.

Produtos mais consumidos

Essa página segue a mesma lógica dos melhores clientes. No entanto, ela exibe uma lista dos 100 SKUs mais vendidos na sua loja. Entender quais são os produtos mais vendidos te permite criar campanhas que tendem a ser mais efetivas.

Se você identificar os produtos mais consumidos pelos clientes, tem tudo em suas mãos para atraí-los para a loja. Basta criar a sua campanha e disparar para a sua base de clientes.

Não existe um momento certo para que você a utilize, pois pode ser importante durante todo o mês para atrair os clientes. Ou ainda pode te ajudar no controle de estoque e para evitar rupturas de gôndola.

Uma boa ideia é utilizá-la na última semana do mês para atuar no resgate dos clientes com risco de ficarem inativos ou até mesmo os inativos.

Clientes inativos

Se os clientes deixam de ir com frequência na sua loja, você precisa ligar o alerta o quanto antes. Caso demore para muito para perceber essa situação eles podem deixar de comprar.

Se sua loja perder clientes, consequentemente vai vender menos e o seu faturamento irá cair. Certamente não é isso que você quer para o seu negócio.

Por esse e também outros motivos é tão importante resgatar os clientes inativos, mas para resgatá-los é preciso identificá-los. Nessa questão um software de gerenciamento de clientes pode te auxiliar por meio de uma segmentação. Você pode, por exemplo, criar uma segmentação com os cadastrados que estão há mais de 30 dias sem comprar.

O resgate dos inativos deve ser feito constantemente para que os clientes não cheguem ao status de perdido.

Vale lembrar que é muito importante que você trabalhe ações também com os clientes ativos para evitar que eles se tornem inativos.

Acredita que um software de gestão de clientes pode ajudar sua loja? Faça uma demonstração do software da Mercafácil e aumente suas vendas!

Tudo pronto para começar a usar os dados da sua plataforma e melhorar os resultados? Se ainda tiver com dúvidas entre em contato com o seu consultor, que certamente ele te ajudará no caminho do sucesso.

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Daniela Hendler