SUMÁRIO


Por em 8 de abril de 2021

Aplicativo para supermercado: 9 motivos para ter o seu próprio app

Você já tem o seu próprio aplicativo para supermercado? Ideal para conectar a marca ao cliente e facilitar a vida do consumidor, o app oferece inúmeros benefícios tanto para os varejistas quanto para os shoppers. Não à toa, eles conquistam cada vez mais adeptos – e, de acordo com pesquisas, esse número só tende a crescer.

De acordo com a pesquisa “O futuro do consumo num cenário pós-covid-19”, realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box:

  • 62,7% dos entrevistados vão fazer compras de mercado/feira tanto online quanto em lojas físicas. Ainda, 10,9% estão decididos a consumir só online.
  • Além disso, dentre os canais preferidos pelo consumidor para finalizar uma compra, os sites continuam no topo da lista, com 72,2%, seguidos por aplicativos de e-commerce, 61,9%.
  • Também, o estudo mostra que 65,4% pretendem continuar comprando em e-commerces se o preço for interessante, e 59% se o preço do frete for mais barato, grátis ou considerado justo. 

Como se não bastasse, outro estudo, publicado pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil em abril de 2020, foi constatado que:

  • A proporção de brasileiros que já realizaram compras de mercadorias físicas através de apps ou sites móveis é de 85%.

Com esses números podemos notar que o brasileiro é um grande entusiasta dos aplicativos e está em constante busca para deixar a sua rotina mais prática.

Dessa forma, cabe a você, supermercadista, adaptar-se às novidades e desenvolver um aplicativo para supermercado. Abaixo, mostraremos boas razões que podem te animar a começar a pensar nisso hoje mesmo. Confira!

9 motivos para ter um aplicativo para supermercado

1. Os consumidores querem – e os seus concorrentes sabem disso!

Os dados que trouxemos acima apenas corroboram esse fato: os brasileiros usam muito os apps. Esse, por si só, já é um motivo mais do que suficiente para te motivar a criar o seu próprio aplicativo para supermercado.

Tenha sempre em mente que os apps favorecem a experiência do seu cliente, tornando-a mais positiva. E, se você não seguir por este caminho, pode ter a certeza de que os seus concorrentes irão. Você não quer perder clientes para eles, certo? 

2. Sua marca estará sempre na palma da mão (e na cabeça) do cliente

Ter o próprio aplicativo para supermercado significa que a sua marca será sempre lembrada pelos consumidores. Afinal, eles recebem, com frequência, informações importantes, pushs, ofertas, notícias sobre campanhas entre outros conteúdos que manterão a sua marca sempre sendo lembrada por eles. Isso tudo sem sair de casa, apenas na “palma da mão”.

3. O aplicativo para supermercado é excelente tanto para a retenção de clientes quanto para a conquista de novos consumidores 

É bem possível que a sua clientela fique muito satisfeita quando você implantar um aplicativo para supermercado. Afinal, eles já são fiéis à sua marca e costumam comprar na sua loja. Assim, o app acaba sendo mais uma forma de você conquistar e fidelizar essas pessoas, mostrando que você se importa com elas e busca facilitar as suas vidas.

Você pode oferecer condições especiais para os seus frequentadores mais fiéis, fazer campanhas por acúmulo de pontos, descontos exclusivos, entre outros.

Porém, além disso, o aplicativo para supermercado pode ser uma nova forma de atrair e conquistar consumidores que nunca compraram na sua loja física. Pense da seguinte forma:

Uma pessoa precisa fazer uma compra mas, por algum motivo, não tem como ir até a loja que ela costuma ir – e essa loja não tem um app. Ainda assim, ela não deixará de fazer a compra e, provavelmente, procurará uma solução. Neste cenário, o seu varejo, tendo um app, se torna uma alternativa valiosa para essa pessoa. Se ela fizer a compra e gostar do seu serviço, as chances de ela repetir essa ação aumentam. 

4. O aplicativo para supermercado vai ter ajudar a aproximar o relacionamento com o seu consumidor

O app é um grande aliado para estreitar o relacionamento da sua marca com o público. Criando um contato muito próximo com o consumidor, o aplicativo permite que o cliente, ao abrir o app, fale diretamente com a sua marca, sem mediadores.

Ademais, essa comunicação personalizada é o que faz com que muitas pessoas se encantem pelo seu varejo e prefiram a sua marca em frente à outras. Isso porque essa forma de se relacionar aumenta a confiança, a credibilidade e a sensação de “conforto” para o cliente. Ou seja: reforçam experiências positivas do consumidor com o seu varejo.

Para estreitar ainda mais o relacionamento entre marca e cliente, lembre-se que o aplicativo para supermercado também pode funcionar como mais um canal de comunicação para o seu público dar sugestões e críticas sobre a sua empresa, produtos ou serviços. Ou seja, é mais uma forma de mostrar para os seus clientes que você os conhece e os escuta.

5. Possibilidade de personalizar o app como desejar, deixando-o com a cara da sua loja

Ao criar o seu próprio aplicativo, você tem toda a liberdade para personalizá-lo da maneira que desejar. Além de escolher as principais funcionalidades que você oferecerá por este canal, é possível mexer em cores, logos e campanhas exclusivas. Essa é mais uma maneira de a “imagem” da sua marca estar sempre presente na vida dos clientes.

Pense no app como uma extensão da sua loja. Então, invista em um design atrativo, fácil de usar e que aproxime ainda mais você do seu consumidor.

6. Ter todas as informações do seu cliente em um só lugar

O aplicativo é um ótimo lugar para centralizar todas as informações e dados dos seus clientes. Com ele, você compreenderá melhor os hábitos de compra dos consumidores e terá dados valiosos sobre ele. Basta saber como usar essas informações para desenvolver campanhas futuras.

Aqui, falamos desde os dados mais básicos até aqueles que são muito importantes para você conhecer um pouco mais o seu público. Por exemplo:

  • Endereço
  • Idade
  • Estado civil
  • Produtos preferidos
  • Pesquisas que ele faz
  • Quais os dias da semana e horários em que ele costuma acessar o aplicativo
  • Em que momento da jornada da compra ele está
  • Quais produtos estão no carrinho/lista de compras/preferidos, mas (ainda) não foram adquiridos
  • Se ele já realiza compras pelo app, qual o ticket médio que ele costuma gastar
  • Ele é um cliente que só compra via aplicativo, ou também frequenta a sua loja física?

Sim: você terá todas essas – e muitas outras! – informações em um só lugar. Com isso, a possibilidade de criar ações assertivas e personalizadas de acordo com o CPF deste cliente é muito maior. O que nos leva ao próximo tópico…

7. Segmentar as informações de acordo com o perfil de cada cliente

Com todas as informações adquiridas, você pode utilizar o aplicativo para supermercado para criar ofertas segmentadas, oferecendo listas personalizadas conforme o gosto e o perfil de cada consumidor.

Ou seja, é possível criar ações segmentadas de muito valor, que gerem maior conversão em vendas e sensação de satisfação para os seus clientes. Eles ficarão atentos e saberão que, quando receberem alguma notificação do seu app, será algo relevante. 

8. As notificações push geram interesse, curiosidade, aproximação com o cliente – e possíveis vendas! 

As “push notifications” são aquelas notificações que aparecem na tela do celular, enviadas pelos próprios aplicativos. Elas são uma ótima ferramenta de engajamento e não só podem, como devem, ser usadas no seu aplicativo para supermercado.

Elas aparecem na tela do smartphone e trazem uma chamada sugestiva, que cria o interesse do cliente. Diretas e altamente pessoais, podem trazer uma alta taxa de conversão de forma prática e inteligente.

Dentre suas funcionalidades, elas relembram o usuário que ele deixou itens no carrinho, mas não finalizou a compra. Também, são ótimas para enviar promoções e cupons exclusivos, informar alguma novidade relevante, entre outros. 

– Vem saber mais sobre o que são e como usar as notificações push no varejo de forma eficaz!

9. Tendo o seu aplicativo para supermercado, você sai na frente da concorrência!

Já citamos brevemente anteriormente, mas é sempre bom ressaltar que, ao ter o aplicativo para supermercado, você sai na frente dos concorrentes que ainda não investiram nessa tecnologia. Ou seja: é uma chance de conquistar os clientes de outras lojas que não oferecem essas facilidades.

Aplicativo para supermercado: chegou a hora de ter o seu! 

Por fim, já deu para entender o quanto é importante ter um aplicativo para supermercado, certo? Além de melhorar o seu relacionamento com o público, isso fará com que você se destaque da concorrência e aumente sua visibilidade.

Ademais, os smartphones já viraram, definitivamente, um instrumento de compra. E é esperado que, daqui pra frente, a maioria dos supermercados tenha aplicativos próprios. Então, seu varejo está pronto para fazer parte desta nova era de consumo e tecnologia?

Caso você não saiba por onde começar, agende agora mesmo uma consultoria gratuita com os nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções personalizadas que a Mercafacil tem para o seu negócio.

Comentários

  1. Como faço para ter meu aplicativo próprio ??

  2. Daniela Hendler disse:

    Oi, Lucas. Tudo bem? Que legal que você quer desenvolver o seu aplicativo!

    Pode me enviar um e-mail para [email protected] para que eu possa te dar um melhor direcionamento?
    Obrigada!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]