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Dia Internacional da Mulher: 7 ideias para a sua loja

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Varejistas que desejam alavancar seus negócios aproveitam datas comemorativas como o Dia Internacional da Mulher para realizar ações diferenciadas na sua loja e engajar seus clientes. 

Mas, diferente de outras celebrações, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, não foi criado pelo comércio.

A data contém raízes históricas mais profundas, ligadas aos direitos das mulheres e à luta por igualdade e inclusão. 

Por isso, esta é uma excelente oportunidade para você se conectar com seu público de mulheres e promover ações que sejam realmente relevante para elas. 

Assim, separamos sete dicas para você aproveitar esta data na sua loja. Confira!

Fuja dos clichês no Dia Internacional da Mulher

Muitas lojas realizam apenas ações ligadas à beleza, saúde e bem-estar.

Mas, como se trata de uma data sobre lutas e conquistas diárias das mulheres, porque não aproveitar para sair do comum?

Ao invés de entregar cosméticos como brindes, você pode consultar o perfil de consumo da sua base de clientes e descobrir outros hábitos de compra das mulheres.

Dessa forma, surpreenda seu público com homenagens que ele não espera.

Se você comercializa livros ou itens de papelaria, por exemplo, pode ficar surpreso ao descobrir que muitas mulheres adorariam receber mini kits de conhecimento.

Invista nas redes sociais

Estamos numa era em que a necessidade de conexão está cada vez maior.

Parte das suas clientes (e outras potenciais consumidoras) com certeza acompanha sua loja nas redes sociais. 

Você já parou para pensar como elas adorariam conhecer melhor as mulheres que trabalham no seu varejo?

Assim, durante as semanas de março, você pode publicar imagens das suas colaboradoras com breves depoimentos sobre suas histórias, lutas e conquistas.

Seus stakeholders são sua maior fonte de confiança e credibilidade.

Por isso, ao valorizar suas colaboradoras, você contribui para que elas se tornem promotoras e defensoras da sua marca.

Ao realizar este tipo de ação, o relacionamento com suas clientes fica mais próximo e a tendência de fidelização desse público é muito maior. 

Faça campanhas para diferentes públicos (de mulheres)

As campanhas segmentadas podem dar muito retorno nesta data.

Primeiramente, consulte sua base de clientes e confira os hábitos do seu público feminino. 

Muitas mulheres terão o hábito de compra de cervejas, outras de hortifruti, e algumas também de eletroeletrônicos. Veja que são muitos nichos.

Dessa forma, você pode criar uma semana onde cada dia será dedicado a ofertas em um setor específico. Valorize setores diferentes da sua loja.

Faça a segunda do conhecimento e mande ofertas de papelaria/livros. Crie a sexta do Happy Hour e envie ofertas de bebidas e petiscos.  

Assim, você oferece o que seu público quer comprar, num período de extrema relevância para reforçar a liberdade e as conquistas das mulheres pelo seu espaço. 

Promova bate-papos sobre o Dia Internacional da Mulher

Esta é uma ótima oportunidade para gerar ações de valor para o seu público.

Você pode realizar bate-papos com temas relacionados à assuntos que estão em alta nas discussões ligadas às mulheres.

Algumas sugestões são: mercado de trabalho, igualdade de gênero, mulheres na liderança, combate ao assédio e empreendedorismo. 

Divulgue os bate-papos nas redes sociais, espalhe cartazes pela sua loja e incentive suas colaboradoras a participarem também.

Faça elas se sentirem especiais

Não é porque incentivamos você a fugir dos clichês que não possa promover ações com presentes ou práticas gerais.

Afinal, tudo depende de como você transmite a mensagem sobre este dia. 

As terapias alternativas estão muito em alta. Assim, promover ações de aromaterapia, massagem relaxante e meditação pode atrair muito a atenção do seu público.

Uma ideia, é entregar um voucher ao final da compra, para que sua cliente possa escolher uma terapia que deseja realizar. 

Fuja do estereótipo de fragilidade muito promovido nestas campanhas.

Reforce a força da mulher, a luta diária dela por respeito e valorização. 

Realize sorteios

Certamente você conta com muitos parceiros e stakeholders que forneceriam produtos para sorteios na sua loja.

Esta é uma forma de eles promoverem suas marcas e você realizar uma ação interessante para suas clientes.

Após escolher o prêmio, você pode criar uma ação apenas para mulheres, onde a cada X reais em compras, sua cliente ganha um formulário para concorrer.

Esta também é uma boa oportunidade para você realizar parcerias com outras empresas, como universidades e empresas que oferecem cursos profissionalizantes.

Desta forma, uma ideia de prêmio pode ser um curso gratuito ou um desconto na mensalidade.

Faça workshops e oficinas no Dia Internacional da Mulher

Um campo pouco explorado pelas lojas no Dia Internacional da Mulher é o de workshops e oficinas.

Dessa maneira, pense em nichos em que sua loja pode ser reconhecida como especialista e oferecer cursos para suas clientes.

Um exemplo são lojas com produtos de jardinagem que podem realizar workshops ligados ao assunto.

Ao mesmo tempo, outra oportunidade são áreas relacionadas à serviços que antes não eram vistos como ligados às mulheres, como pintura, manutenção, mecânica automotiva e outros. 

Neste Dia Internacional da Mulher faça com que suas clientes sejam surpreendidas.

Você tem a oportunidade de ressaltar a importância deste dia e oferecer ao seu público muito mais do que ele espera. 

A atração, conquista, retenção e fidelização de clientes fica muito mais fácil quando você conecta seu cliente a experiências encantadoras que possuam significado para ele.

Aproveitamos para deixar aqui nosso Calendário Promocional 2020 com outras datas relevantes para este ano. Compartilhe aqui nos comentários suas ideias para esta data.

Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico. Graduada em Marketing pela UNICURITIBA. Meu objetivo é levar informação relevante e transparente para o público do Gestão de Clientes.

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