SUMÁRIO


Por em 10 de novembro de 2020

5 formas para trabalhar melhor com os produtos sazonais no varejo

Saber trabalhar de forma inteligente com os produtos sazonais no varejo pode fazer toda a diferença no seu faturamento. Entretanto, é comum que surjam dúvidas sobre as melhores maneiras de lidar com as mercadorias “de época”.

Afinal, como identificar os períodos ideais para comercializar certos produtos? E, mais do que isso, como garantir que o seu estoque seja o ideal – ou seja, que não faltem e nem sobrem produtos?

O primeiro exemplo que podemos citar é o panetone. Qual a quantidade ideal deste produto que você precisa garantir no seu varejo? E quando é a época ideal para começar a comercializá-lo na sua loja?

Outros produtos específicos do Natal, assim como os ovos de Páscoa, presentes de Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, e muito mais, também passam por este processo.

Porém, além das datas comemorativas, existem outros fatores que regem os produtos sazonais. E é isso e muito mais que você vai descobrir no nosso texto. Acompanhe! 

Afinal, o que são os produtos sazonais? 

Explicando de maneira didática, a palavra “sazonal” está relacionada com a periodicidade de algo que acontece conforme as quatro estações do ano. Porém, trazendo para o universo do varejo, a sazonalidade diz respeito ao períodos em que certas mercadorias específicas costumam ser mais procurada pelos clientes.

E essa busca não está necessariamente ligada apenas às estações, mas também às datas comemorativas, fatores econômicos, climáticos e sociais. E é importante conhecer esses fatores para que você saiba como usar os produtos sazonais em busca de ter um fluxo de caixa saudável e aumento nas suas vendas.

Também, vale ressaltar que o varejista, ciente dessa flutuação do comércio – ou seja, sabendo que a busca por certos produtos varia de acordo com o passar do ano – deve saber boas formas de trabalhar com ela.

Afinal: não adianta lutar contra a sazonalidade, ela irá acontecer caso você queira ou não. O que adianta é: compreendê-la, aprender com ela e levar esse aprendizado para o seu negócio.

Qual a melhor forma para lidar com os produtos sazonais no varejo?

Existem varejos que são muito prejudicados com a sazonalidade. Uma sorveteria, por exemplo, tem um apelo muito maior no verão, certo?

Porém, o supermercado não passa por esse problema. Então… Aproveite que a sua loja tem um apelo que dura o ano todo! Basta saber como aproveitá-lo. Para isso, separamos 5 dicas que podem te ajudar. Confira!

1. Conheça os seus clientes

Sem dúvidas, o primeiro passo para você ter sucesso na hora de vender os seus produtos sazonais é conhecer bem os seus clientes. Afinal, com esse conhecimento você poderá ofertar exatamente aquilo que eles querem e que, muitas vezes, eles não encontram em outros lugares.

Para isso, aposte em um software de Gestão de Clientes eficiente, que armazene todos os dados do comportamento de compra dos seus consumidores. Tendo esse conhecimento em mãos, além de você vender “Panetones no Natal” ou “Ovos de Páscoa da Páscoa”, você poderá desenvolver ações mais assertivas e ter mais sucesso na compra dos produtos. 

Você não pode discutir com os seus dados, mas pode analisá-los. E esse software completo permite que você tenha insights poderosos sobre o perfil e as preferências do seu cliente. Com isso, você poderá buscar boas parcerias com fornecedores e trazer diferenciais para o seu supermercado. 

Ou seja: conhecer o seu cliente é a base de toda e qualquer estratégia para o seu negócio. Inclusive, na hora de alavancar as suas vendas com os produtos sazonais. Com isso feito, podemos partir para os próximos tópicos.

2. Planeje-se com antecedência e prepare o seu estoque 

Conhecendo muito bem o seu cliente buscando por parceiros e fornecedores valiosos, é hora de se planejar e preparar o seu estoque. Novamente, tendo os dados do histórico de compras dos seus consumidores, isso se torna muito mais fácil.

Para você desenvolver uma estratégia para o Natal deste ano, por exemplo, você pode verificar o que foi feito no Natal do ano passado. O que funcionou e o que não funcionou? Como melhorar?

Some a isso as novas tendências de consumo e a parceria com os bons fornecedores, que estejam cientes que a demanda de “X” produto é maior neste período e que saibam como supri-la de maneira rápida e eficiente.

Estar atento ao mercado sazonal e saber qual é o momento certo para o seu comércio garantir um bom estoque de produtos é essencial. Por isso, mantenha-se sempre ligado, seja nos períodos de pico ou não. 

3. Estenda as datas o quanto julgar necessário

Vamos dar dois exemplos: 

  • O Natal acontece no final de dezembro, mas o que impede o seu varejo de começar a se preparar para a data em outubro? 
  • A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro… Mas o que impede você de estender um pouco mais as ofertas durante o fim de semana completo?

Existem pessoas que gostam de comprar os produtos sazonais com antecedência, pois acreditam que assim irão economizar… E existem aquelas que preferem deixar a “muvuca” passar, buscando pelas promoções após a data.

4. Crie a sua própria sazonalidade!

É claro que as vendas serão mais aquecidas em alguns momentos do ano. Entretanto, o ideal é você não depender desses períodos para ter sucesso no seu varejo.

Assim sendo, uma boa dica para você tirar de letra e manter um faturamento estável durante os 12 meses é planejar ações que serão feitas durante aqueles períodos que não são de pico. 

Novamente, aqui entra a importância de ter um sistema de Gestão de Clientes que possa te guiar nessas ações. Com esse software, você terá maior conhecimento para criar ações assertivas e que ajudem a manter as suas vendas em alta – assim como o relacionamento com o seu consumidor. 

Você pode… 

  • Comemorar o aniversário do seu supermercado oferecendo boas ofertas para os seus melhores clientes;
  • Fazer campanhas segmentadas, comunicando-se diretamente com os consumidores que costumam comprar certos produtos;
  • Utilizar datas comemorativas que não sejam tão estimadas, mas que possam atrair novos clientes e aumentar o seu fluxo de caixa. Ps: você pode ter várias sugestões de datas comemorativas baixando o nosso Calendário do Varejo Gratuito;
  • Criar ações nas suas redes sociais que estimulem o engajamento frequente e contínuo dos seus seguidores e clientes, não somente durante as datas comemorativas… Entre outros!

Ou seja, são muitas as possibilidades para você ter sucesso com os produtos sazonais que vão além das datas tradicionais.

5. Tenha uma equipe bem treinada, engajada e pró-ativa

Você só vai ter sucesso na venda dos produtos sazonais se contar com uma equipe que saiba como fazer isso. Afinal, são os colaboradores que estão diariamente, cara a cara com o seu consumidor.

Por isso, é muito importante fazer uma boa gestão e garantir que você tem um time engajado com as suas ações. Em períodos em que as festas estão chegando e há um aumento nas vendas, pode ser necessário, inclusive, reforçar o treinamento. É essencial que todos os colaboradores saibam lidar com o aumento da demanda e busquem facilitar a vida dos clientes.

Apostando nos produtos sazonais com mais inteligência!

Acreditamos que essas nossas dicas podem te ajudar a ter mais sucesso na venda dos produtos sazonais. Lembre-se sempre de usar a criatividade para diferenciar-se dos demais e de utilizar dados para embasar suas estratégias e ações. Nada de achismos!

Ademais, aproveite as facilidades que a tecnologia traz para o varejo e não deixe-a de lado. A utilização de canais de venda remotos, assim como a atualização constante das suas redes sociais podem ajudar a manter o seu negócio em alta durante o ano todo, e não somente durante as principais datas sazonais.

Inclusive, para saber mais sobre como utilizar melhor as suas redes sociais nesse processo e potencializar suas ações de marketing, confira: Como funciona o marketing digital? Conheça as principais estratégias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]