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5 dicas para escolher o melhor mix de produtos para sua loja

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Ter um bom mix de produtos no seu supermercado é um dos fatores essenciais para atrair, conquistar e, é claro, fidelizar os seus clientes.

Isso acontece porque, quando o consumidor vai às compras, ele espera encontrar tudo o que precisa no mesmo lugar. Esse desejo já existia anteriormente e, agora, com a pandemia, foi ainda mais potencializado.

Neste cenário atual, as pessoas estão saindo menos de casa e, quando saem, querem encontrar tudo o que buscam de maneira prática e segura. Assim, é importante que você, varejista, busque desenvolver ações que façam com que o seu supermercado seja “o grande escolhido” pelos clientes.

Mas como fazer isso? Investindo em diversas frentes diferentes, dentre elas: o mix de produtos ideal.

Ps: sim, existem inúmeros fatores que fazem com que o seu estabelecimento seja o escolhido pelos clientes. Desde a localização, passando pelo bom atendimento, preço competitivo, organização, segurança, higienização, campanhas promocionais diferenciadas, entre outros. Porém, aqui, nesse texto, o nosso foco é o mix de produtos, ok? 

O que é o mix de produtos do supermercado? 

De forma resumida e objetiva, o mix de produtos do seu supermercado é o catálogo de itens que você comercializa para os seus clientes. 

Assim sendo, o seu objetivo, como varejista, deve ser apostar em mercadorias que sejam atraentes para os consumidores. Além disso, os produtos escolhidos por você devem destacar o seu estabelecimento e ajudar a promover uma experiência de compras mais positiva e completa para o seu consumidor.

Quando bem escolhido, o mix de produtos da sua loja – utilizado em conjunto com outras estratégias de atração e fidelização de clientes, – pode contribuir para:

  • Aumentar o ticket médio das compras;
  • Trazer uma vantagem competitiva frente aos concorrentes;
  • Promover um crescimento no fluxo da sua loja;
  • Garantir uma experiência de compra mais positiva para o cliente, gerando satisfação e a vontade de ir até a sua loja. 

Pois bem, como você pode ver, são vários os benefícios de ter um bom mix de produtos na sua loja. E, para te ajudar a alcançar esse objetivo, nós preparamos um guia com boas dicas que você pode seguir. Confira! 

5 dicas para acertar em cheio no mix de produtos para o seu varejo 

1. Conheça (muito bem!) o seu cliente

O mix de produtos ideal é diferente para cada estabelecimento. Afinal, cada loja é uma loja e cada cliente é um cliente. Por isso, não existe uma fórmula exata que mostre quais são os produtos que você deve ter em seu ponto de venda.

Questões que vão desde a localização do supermercado, passando pela idade dos consumidores, classe e status social, profissão, preferências de marcas, entre tantos outros fatores de segmentação, fazem com que o mix de produtos a ser comercializado por cada loja tenha que ser diferente, de acordo com o gosto do seu consumidor.

Sabendo de todos esses fatores, o que você pode fazer para chegar o mais próximo do “mix de produtos perfeito” é: saber muito bem quem são os seus consumidores. E, para fazer isso, nada melhor do que contar com uma plataforma de Gestão de Clientes completa, como é o nosso, da Mercafacil.

O nosso CBM te ajuda conhecer melhor cada um dos seus clientes de acordo com suas singularidades. Dessa forma, você passa a oferecer o mix de produtos certo, para as pessoas certas, na hora certa. A assertividade da sua loja aumenta, a experiência de compras do seu cliente é mais positiva e a fidelização dos seus consumidores mais certa.

2. Busque por bons fornecedores e parcerias relevantes

Agora que você já sabe quais são os produtos “queridinhos” dos seus clientes, é hora de buscar as melhores formas de comprar essas mercadorias e garantir que elas sempre estejam no seu mix.

Assim sendo, pode ser importante encontrar fornecedores e parceiros que ofereçam boas condições para a sua loja. Negocie de forma justa, mostrando o quanto o produto deles é relevante para a sua marca e procure fazer parcerias relevantes tanto para eles, quanto para você.

Por exemplo: vamos supor que existe uma marca de cápsulas de café que faz muito sucesso no seu supermercado. Que tal buscar o fornecedor e propor uma parceria com ele? Uma ideia é promover uma ação do tipo  “a cada X cápsulas compradas, o cliente ganha uma máquina de café”. Neste cenário:

  • A sua loja sai no lucro, pois o ticket médio da compra é aumentado;
  • O cliente tem uma sensação de satisfação, pois “ganhou” uma máquina de café;
  • O fornecedor passa a ter mais um consumidor que, com frequência, irá adquirir novas cápsulas. 

Esse é só um exemplo de como você pode buscar parcerias para o seu negócio que pode ser explorado pela sua marca.

3. Faça testes com o mix de produtos da sua loja – e, é claro, meça os resultados

Vamos lá: agora você já conhece o seu cliente e sabe muito bem o que ele quer. Também, tem bons fornecedores e parceiros para a sua marca. Então… é hora de testar!

E por testar, nós estamos falando de seguir os gostos e preferência do seu cliente, ao mesmo tempo em que você:

  • Traz marcas locais novas para a sua loja, que agregarão valor ao seu supermercado e irão mostrar que você reconhece os produtores locais;
  • Oferece variações de produtos daquelas marcas já conhecidas e consolidadas. Por exemplo, além de você vender a manteiga “tradicional” – com sal e sem sal, – você também pode trazer uma sem lactose e/ou vegana. Ps: os produtos para restrição alimentar podem ser um diferencial para o seu supermercado
  • Faz ações promocionais diferenciadas, que estimulem o seu consumidor a conhecer produtos novos que você trouxe para o mix;
  • Pode até mesmo criar uma marca própria do seu supermercado e verificar se ela faz sucesso com os seus consumidores.

Lembre-se de fazer um acompanhamento preciso desses testes. Verifique quais mercadorias estão caindo no gosto dos seus clientes e garanta que elas estejam no seu próximo planejamento de compras, para que não fiquem em falta. 

Já aqueles itens do seu mix de produtos que não estão fazendo muito sucesso podem ser repensados. É hora de analisar qual é a quantidade deles que você deve comprar para que eles não “encalhem” mas que, ao mesmo tempo, não estejam em falta.

4. Tenha um canal de comunicação aberto com os seus consumidores 

É claro que o objetivo da sua marca é sempre oferecer a melhor experiência de compra para os seus clientes e garantir um mix de produtos completo e qualificado. 

Porém, caso o consumidor vá até a sua loja e não encontre algo, ele deve ter um canal de comunicação no qual possa te informar isso. Além de usar as suas redes sociais, e-mail, telefone e demais meios de contato para isso, ter um chatbot – um assistente virtual – para o seu supermercado pode ser uma boa solução.

O chatbot traz respostas simultâneas e facilita o contato direto com o cliente. Além disso, o chatbot da Mercafacil permite que o consumidor veja o encarte da loja, dê um feedback sobre o seu estabelecimento e responda a uma pergunta extremamente importante para a sua marca, que é: “você não encontrou algo que procurava dentro do nosso supermercado?”.

Confira o case de sucesso do Super MiniBox e veja como a implementação do chatbot foi uma estratégia extremamente valiosa para eles.

5. Mantenha sempre o foco no seu cliente

Por último, mas não menos importante, é essencial destacar que: se você quer acertar no mix de produtos da sua loja, o seu foco deve ser SEMPRE no cliente. 

Por isso, não se apegue à mercadorias ou à marcas específicas apenas porque você gosta. O fundamental é que elas sejam queridas pelos seus consumidores, e não necessariamente por você. 

Assim sendo, mantenha o seu cliente no foco de toda e qualquer ação da sua loja. Não se acomode e continue buscando, de maneira constante, por novidades e demais soluções que garantam mais satisfação, praticidade, qualidade, conforto, segurança e variedade aos seus clientes.

Ademais, conte com a nossa parceria para desenvolver uma estratégia assertiva para conhecer e fidelizar de vez os seus consumidores. Agende agora mesmo uma reunião gratuita com um dos nossos especialistas do varejo e conheça nossas soluções.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

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