SUMÁRIO


Por em 12 de fevereiro de 2019

Como a gestão de clientes contribui para o marketing de supermercados

Adotar uma estratégia de gestão de clientes traz benefícios para diversos setores da sua loja. O marketing de supermercado é um dos exemplos de áreas que contam com essa abordagem para melhorar seus resultados.

Essa estratégia, que tem como objetivo principal diminuir a perda de clientes, tem muitos pontos convergentes com o marketing.

Além disso, é importante lembrar que os dados gerados podem contribuir para a gestão de estoque, negociações, entre outras questões da sua loja.

Como a gestão de clientes contribui em várias áreas da sua loja

A gestão de clientes tem essa característica de ser multifunção porque lida diretamente com o consumidor.

O cliente pode apenas entrar na sua loja, escolher os produtos, pagar e ir embora, mas é isso o que você quer? Porque se for, o cliente pode fazer isso na sua loja, assim como faria em todas as outras da cidade.

Comprar produtos que ele deseja é o objetivo final do cliente e para isso grande parte das lojas pode atendê-lo nessa questão. Um dos papéis da gestão de clientes é fazer com que o cliente escolha especificamente a sua loja para essas compras.

Para isso, o cliente precisa ter uma boa experiência de compra no seu supermercado. Nessa questão, vários setores estão incluídos para que o cliente tenha uma experiência agradável. É nesse ponto que a gestão de clientes mostra sua multifuncionalidade.

Uma das áreas envolvidas é o estoque. Você conseguirá administrar principalmente a ruptura de gôndola, já que agora você terá acesso aos produtos mais consumidos da sua loja com maior facilidade.

Com essa mesma usabilidade, o comercial da sua loja pode melhorar as negociações com fornecedores. Além disso, outra opção é criar ações em parceria com a indústria.

A previsibilidade financeira é outra questão que uma solução de gestão de clientes pode te ajudar. Isso acontece porque você terá acesso rápido e fácil a dados do seu faturamento, ticket médio, entre outros indicadores financeiros.

Estar atento a essas questões garantem que você esteja preparado para sazonalidades, por exemplo.

Já para o marketing, uma estratégia de gestão de clientes pode contribuir em vários aspectos. Alguns exemplos são: comunicação com o cliente, criação de ações, personalização e relacionamento.

Gestão de clientes e marketing de supermercados

Certamente você já sabe que a gestão de clientes é uma solução de ponta a ponta. Isto é, criação de base e cadastro de clientes, análise dos dados, inteligência promocional e  criação de campanhas, além da mensuração de ações.

Para começar essa relação já temos o lançamento de um programa de fidelização que servirá para captar as informações dos clientes. Além disso, também é uma estratégia de marketing de relacionamento com os consumidores.

Já com um software de gestão de clientes você abre um leque de oportunidades para a sua loja explorar ações. Aí, novamente, o marketing da sua loja entra em cena e precisa criar as campanhas, mas agora com base nos dados de consumo dos seus clientes, coletados na plataforma.

Isso contribui para que os seus resultados sejam melhores e seus clientes se tornem mais fiéis a sua loja.

Quando se fala em criar ações para supermercados existe uma série de opções que podem ser exploradas. Sejam elas de vendas ou mesmo de relacionamento com os clientes.

Criação de ações de marketing para supermercados

O marketing é o setor responsável para criação dessas ações. Ou deveria ser, já que é um setor muito importante para todas as empresas.

Criar um encarte, por exemplo, é um dos métodos mais tradicionais de atrair clientes para supermercados.

Na hora de escolher os produtos que vão compô-lo você pode acessar a página de produtos mais consumidos no seu software de gestão de clientes. Dessa forma, você pode ter um direcionamento na hora da escolha de produtos.

Além disso, também é possível usar a funcionalidade de geolocalização para explorar melhor as oportunidades. O ideal é que essa estratégia de atração seja feita em regiões em que sua loja ainda tem poucos clientes.

A principal função e a que possivelmente gera os melhores resultados para você é criar segmentações. Certamente você já sabe que campanhas segmentadas têm resultados muito melhores do que campanhas genéricas, já que oferecem o produto certo para o cliente certo.

Aliado a isso, a personalização na comunicação e nas ofertas também é algo que traz benefícios para o seu relacionamento com os clientes.

Na verdade esse tipo de ação em si já contribui, pois mostra que você está atento às preferências do seu consumidor. Essas ações é que irão contribuir para a retenção e fidelização dos seus clientes.

Para ações no PDV você também gera oportunidades. Alguns exemplos são: ações para melhores clientes, como um café na loja,  estímulo de produtos com melhor margem, relacionamento, entre outros.

Otimização de investimentos em marketing

gestão de clientes tem papel muito importante na otimização de investimentos em marketing. Isso acontece porque ela contribui para melhorar a efetividade das ações da sua loja.

Na prática isso ocorre, pois você agora usa os dados coletados para planejar as suas campanhas. Como você conhece os seus clientes, se torna mais fácil oferecer os produtos certos para eles e também atraí-los para a loja.

As segmentações também contribuem para que os seus investimentos retornem mais ganhos para seu supermercado. Com isso, você pode criar campanhas para clientes com mais chances de  comprar e, consequentemente, garante melhores resultados para você.

Além disso, contribui com insights de oportunidades que sua loja pode aproveitar. Por exemplo, impulsionar aumento do ticket médio ou de um setor específico.

O marketing de supermercado está em constante atividade para que a loja se mantenha cheia durante todo o mês, de uma forma que seja vantajoso tanto para você, supermercadista, quanto para os clientes.

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Daniela Hendler