SUMÁRIO


Por em 31 de janeiro de 2023

Ações de carnaval para supermercados venderem mais

As ações de carnaval para supermercados são essenciais para garantir um aumento das vendas durante o período da folia. O ideal é se antecipar, criar estratégias eficientes e aproveitar essa data para aumentar suas vendas.

O Carnaval de 2024 vai de 9 de fevereiro (sexta-feira) até 14 de fevereiro (quarta-feira de cinzas). A tradicional terça-feira de carnaval é no dia 13/02. 

Dessa forma, os seis dias de festa podem gerar diversas oportunidades positivas para o seu varejo. Para isso, é importante escolher bem em quais setores investir e os tipos de ações adequadas que vão garantir melhores resultados durante a folia.

Não sabe por onde começar? Então acompanhe algumas ideias de ações de carnaval para supermercados para você colocar em prática na sua loja, saiba quais são as expectativas para a data e aproveite o máximo potencial da festa na sua loja

Expectativas para o carnaval 2024

O Brasil é um país imenso, então, é importante lembrar que a folia gera resultados diferentes em cada parte do território nacional. 

Ainda assim, a festa traz inúmeras possibilidades para todas as regiões. Afinal, assim como existem pessoas que gostam de viajar para aproveitar a festa, existem aquelas que gostam de viajar para “fugir” do carnaval.

Dessa forma, é importante preparar a sua loja conforme a sua localidade e, é claro, conhecer o perfil de público que costuma visitar o seu varejo nessa época. 

Abaixo, vamos citar algumas das cidades em que o carnaval costuma ser comemorado em grande estilo no nosso país.

– Veja também: Dados do varejo: como se comporta o público brasileiro?

Cidades brasileiras em que o carnaval é destaque

O carnaval Rio de Janeiro, por exemplo, vai receber o maior investimento de sua história. Somente para escolas de samba, serão destinados R$ 40,5 milhões. Esse investimento não está diretamente relacionado com o varejo, entretanto, é uma maneira de compreender o quanto a cidade vai estar agitada durante a folia.

Aliás, de acordo com dados, “a expectativa é que o Rio, principalmente a capital, supere os números do Carnaval de 2023, quando a expectativa era receber na Cidade Maravilhosa mais de 5 milhões de foliões, gerando uma movimentação financeira da ordem de R$ 4,5 bilhões na economia da cidade.” 

E não é só o Rio de Janeiro que se destaca. Mais de 90% dos turistas que curtiram o Carnaval em Belo Horizonte, por exemplo, pretendem voltar à cidade em 2024. Além disso, 95% dos moradores garantem que vão permanecer na capital durante a festa. 

Salvador e Porto Seguro–BA, Olinda e Recife–PE, Florianópolis–SC, Ouro Preto–MG, São Paulo–SP, Maceió–RN e muitas outras cidades também devem ter um grande aumento de turistas durante essa época. 

Então, que tal preparar o seu varejo para receber os foliões da melhor maneira possível e criar boas ações de carnaval para supermercados?

4 ações de carnaval para supermercados para aumentar suas vendas

Durante o período da festa, você pode alternar entre ações de vendas abertas para todo o público, campanhas segmentadas e, também, ações de relacionamento com os clientes. 

Além disso, lembre-se de estender ao máximo a festividade. Assim sendo, é possível começar as ações de carnaval logo no início do mês e aproveitar uma “ressaca de carnaval” durante alguns dias após a folia.

Confira algumas sugestões de ações de carnaval para supermercados venderem mais nessa época tão importante!

1. Negocie com fornecedores

Para colocar em prática as ações de carnaval para supermercados é importante que você faça uma boa negociação com os fornecedores e a indústria. Afinal, essa é a melhor forma de conseguir repassar melhores descontos para os clientes.

Aliás, lembre-se de negociar não apenas preços mais baixos, mas também:

  • Possibilidade de vender combos de produtos da marca por um preço diferenciado e oferecer brindes exclusivos para os seus clientes – é claro, com o suporte do fornecedor/indústria; 
  • Encontrar melhores formas, prazos e datas de pagamento;
  • Ter a certeza de que você terá um atendimento agilizado caso haja a necessidade de repor produtos durante a folia;
  • Definir condições de entrega e logística facilitados;
  • Acrescentar produtos destes fornecedores em seu clube de descontos e aumentar a visibilidade deles na sua loja e encarte, mostrando que a negociação é uma via de duas mãos, entre outros. 

2. Capriche nos mix de produtos para a festa 

Além da cerveja e demais bebidas alcoólicas, o carnaval também costuma aumentar a venda de outros itens variados. Por isso, fique atento ao seu mix de produtos e esteja pronto para a demanda. Demais setores e itens que podem fazer sucesso no período são:

  • Produtos do bazar: confete, serpentina, acessórios, fantasias e itens de decoração variados;
  • Setor de perfumaria, higiene pessoal e cuidados com a saúde: protetor solar, shampoos e condicionadores de verão, preservativo, repelente, entre outros;
  • Comidas e bebidas variadas: água de coco, isotônicos, frutas, petiscos, lanches rápidos, gelo, itens para churrasco – além, é claro, da cerveja e demais alcoólicos.

3. Dentre as ações de carnaval para supermercados, crie campanhas segmentadas para vender mais 

Certamente, você já sabe que as campanhas segmentadas podem trazer os melhores resultados para a sua loja. E no período de carnaval não é diferente. 

Dessa forma, investir nesse tipo de ação pode ser ótimo para aumentar suas vendas na folia.

Para essa campanha, você vai escolher alguns produtos da sua loja e criar segmentações. Um bom exemplo de setor para explorar nesse período é o de bebidas frias, especialmente as cervejas.

Então, você pode criar uma segmentação de clientes que consumiram cervejas nos últimos 60 dias, por exemplo. Após isso, basta enviar a oferta para esses seus clientes via SMS.

Se você desejar uma campanha um pouco mais abrangente, você pode usar esse mesmo segmento. Porém, ao invés de enviar apenas alguns produtos em oferta, pode criar um encarte para todo o setor.

Outra ideia de setor que você pode aproveitar é o de açougue, já que também costuma ter boa saída no período de carnaval.

4. Para ter sucesso nas ações de carnaval para supermercados, invista na comunicação personalizada para a data

Para a data, aposte em uma comunicação visual temática. Então, mude a sua foto de perfil nas redes sociais por uma imagem decorada com confetes e serpentinas, por exemplo. Na própria loja, siga essa mesma ideia e decore o espaço com serpentinas, adesivos e outros adereços de festa.

Outra ideia é criar um tema para os seus encartes de ofertas. Algumas sugestões que você pode seguir são:

  • Folia do preço baixo;
  • Carnaval de ofertas;
  • Bloquinho dos descontos.

A combinação dessas ações pode gerar o aumento de vendas e, também, aproximar o seu relacionamento com o cliente.

Para finalizar, lembre-se de destacar na sua loja os itens que fazem parte da sua ação de carnaval.

Use a identidade visual criada para a festa em suas etiquetas de preço e cartazes, fazendo com que seja fácil para o cliente visualizar que ali estão produtos que fazem parte da sua ação de carnaval.

É hora de colocar em prática as ações de carnaval para supermercados!

Mas, além do carnaval, como está a sua preparação para todas as outras datas comemorativas do ano? Já sabe quais são as principais festividades que vão acontecer em 2024 e, mais do que isso, as ações que você vai fazer em cada uma delas?

Para não deixar nenhuma celebração passar batida, baixe agora mesmo, gratuitamente, o nosso Calendário do Varejo 2024 e crie campanhas e estratégias eficientes para o seu varejo em cada data festiva.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]